Yamaha Niken GT: conheça a moto de 3 rodas que já existe no Brasil
O modelo é o primeiro do tipo a ser importado e está nas mãos de um entusiasta belorizontino do segmento de duas rodas
O modelo é o primeiro do tipo a ser importado e está nas mãos de um entusiasta belorizontino do segmento de duas rodas
A Yamaha lançou no final de 2017, durante o Salão de Milão, sua primeira moto grande com três rodas. O modelo, chamado Niken, recebeu muita atenção no ano seguinte quando apareceu no mercado mundial. Infelizmente este “triciclo” não foi trazido para o Brasil, mas isso não impediu um entusiasta e influenciador brasileiro de ter uma.
O primeiro modelo da Yamaha Niken a ser trazido para o Brasil, veio por meio do influenciador e entusiasta Daniel Santos, que importou o modelo que ele mesmo destaca como o único do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Segundo dados divulgados pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – responsável pelo registro de emplacamentos de todo o Brasil, entre os anos de 2017 e 2023 não existe nenhum modelo da Yamaha Niken no país.
O que pode justificar a presença da moto de três rodas do entusiasta estar no Brasil é o fato dela ter sido trazida este ano, ou seja, ainda não foi noticiada no boletim de registros da associação. Ela também não aparece emplacada nos vídeos, o que pode ser por anonimidade ou simplesmente ainda não ter sido emplacada ainda.
De toda forma, Daniel, mais conhecido como Dan GS, se mostra muito orgulhoso de ter o primeiro modelo da Yamaha Niken por aqui.
Yamaha Niken GT
A moto de três rodas da Yamaha é um modelo sport touring, ou seja, feito para quem quer viajar sem perder a esportividade de uma carenada. A disposição de duas rodas na dianteira é feita sob um sistema de suspensões e deslocamentos de rodas que permite que ela curve normalmente como outras motocicletas. Além disso, as duas rodas frontais também são responsáveis por uma condução estável, afinal ela não não tomba com facilidade.
Em 2023, a Yamaha Niken GT passou por uma atualização que melhorou o modelo como um todo, ela passou a ser mais estável e com melhor performance, após sofrer mudanças no motor, chassi e eletrônica.
O propulsor desta moto de três rodas é um três cilindros de 890 cm³ capaz de 115 cv de potência a 10.000 rpm e 9,2 kgfm de torque a 7.000 rpm. Embora seja um modelo grande e para viagens, ela usa com a transmissão por correntes e conta também com câmbio de 6 velocidades.
Nos chassis, a Niken GT conta com um quadro diamante que garante que o modelo tenha 2150 mm de comprimento e 1430 mm de altura, o que resultam em 270 kg com ela cheia. Ela comporta até 18 l de combustível.
O destaque da moto de três rodas da Yamaha também está nas suspensões. Na dianteira os garfos telescópicos são quádruplos, ou seja cada uma das rodas conta com duas suspensões completas, dispostas nas laterais externas do modelo. O curso dela não é dos mais longos, provavelmente pela disposição das rodas frontais, sendo 110 mm na dianteira. Na traseira o esperado, 130 mm em um monoamortecedor.
Nas rodas e freios a sport touring calça um pneu 120/70R15M e disco de freio de 298 mm, na dianteira, além de 190/55R17M e 282 mm, na traseira.
A tecnologia também é bem presente no modelo. Além da conectividade com smartphones e uma série de controles de navegação e modos de pilotagem. A tela de exibição tem 7 polegadas.
No Japão, a Yamaha Niken GT tem o preço sugerido de 2.200.000 ienes, que na conversão direta da cotação atual está em torno de R$ 73.000, fora as taxas de importação e impostos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tentei importar uma em 2024, mas não tem nos estados unidos, somente europa.