Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para motocross
A herdeira da TY-E deve ser equipada com uma espécie de embreagem de última geração, fundamental para a finalidade da moto
A herdeira da TY-E deve ser equipada com uma espécie de embreagem de última geração, fundamental para a finalidade da moto
Em 2022 a Yamaha anunciou que desenvolvia uma moto elétrica focada no off-road, denominada TY-E 2.0. Agora, em 2024, a patente de uma versão atualizada foi registrada pela marca, como novidade está o câmbio que conta com embreagem.
VEJA TAMBÉM:
Em motos elétricas não é comum que se tenham marchas e embreagens, isso pois o motor naturalmente mais potente que de um modelo a combustão já consegue atingir as velocidades necessárias sem auxílios ou trocas de engrenagens.
Nas primeiras TY-E foram aplicados embreagens convencionais, que permitiam melhor equilíbrio em baixa velocidade e liberaram potência ao acionar a embreagem. Porém para essa moto elétrica de off-road essa solução não é a ideal, pois tudo isso adiciona peso e volume ao conjunto.
Com isso a Yamaha busca uma alternativa mais compacta e leve para amplificar o torque quando necessário e a resposta parece estar em um novo amortecedor de torção integrado à transmissão.
Esse amortecedor consiste em dois rotores montados no mesmo eixo e conectados por molas. A potência do motor elétrico vai para o primeiro rotor, e a saída para a transmissão vem do segundo. As molas funcionam como um isolante entre as mudanças de velocidade do motor e as da transmissão e roda traseira. Elas também atuam como armazenadoras de energia: ao abrir e fechar o acelerador rapidamente, as molas se comprimem e liberam a energia armazenada, fornecendo um pulso extra de potência na roda traseira.
Esse sistema é mais leve e compacto que o conjunto volante-embreagem da TY-E, mas oferece benefícios semelhantes.
Ainda não se sabe quando a novidade finalmente chegará a alguma moto elétrica da marca, mas quando a Yamaha anunciou que lançaria uma nova sessão em 2022, ela prometeu o funcionamento até o fim do ano. Assim espera-se que a nova embreagem para moto elétrica esteja pronta em cerca de seis meses.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |