10 carros que serão isentos do IPVA em 2026

Com a nova lei federal, os cinco estados que tinham limite de 30 anos ou não davam a isenção terão que beneficiar os carros com 20 anos ou mais

honda civic EXS 2006 cinza frente em movimento
Muitos nem aparentam ter 20 anos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/12/2025 às 19h00

Agora é oficial, carros com mais de 20 anos terão isenção de IPVA em todo o Brasil. Esse benefício já existia em muitos estados, com alguns isentando carros com 10 ou 15 anos também.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Efetivamente, essa lei só mudou o IPVA em cinco estados que não tinham a isenção ou só davam para carros com mais de 30 anos. Nos que já tinham prazo de 20 anos ou menor, nada mudou. Veja quais se beneficiaram:

  • Alagoas – todo o veículo fabricado até o ano de 2000 era isento do IPVA;
  • Minas Gerais – veículos com 30 anos ou mais eram isentos, desde que estivesse com placa preta;
  • Pernambuco – não oferecia isenção por tempo de fabricação;
  • Santa Catarina – veículos com 30 anos ou mais eram isentos;
  • Tocantins – veículos com 30 anos ou mais eram isentos.

Os carros produzidos em 2006 ou antes estão isentos do IPVA. Listamos aqui 10 modelos que foram lançados nesse ano que agora não pagam o tributo.

1. Honda Civic de oitava geração

2006 Honda Civic Sedan
Essa geração marcou pela beleza e modernidade (Foto: Honda | Divulgação)

Para muitos é difícil acostumar que a oitava do Honda Civic está completando 20 anos. Ele foi um marco para o segmento de sedãs médios, algo necessário após a Toyota promover uma revolução com o Corolla “Brad Pitt” em 2003.

O Honda Civic de oitava geração trazia um desenho bem esportivo, com faróis afilados e para-brisa bastante inclinado. O interior era diferente de tudo que existia no mercado, com o painel de instrumentos dividido em dois andares e o velocímetro digital ficando acima do volante.

Ele também era maior, com entre-eixos de 2,70 m. Pecava apenas no volume pequeno do porta-malas, mas os compradores ignoraram isso. Sob o capô estava um motor novo, o 1.8 R18 de 140 cv. A suspensão traseira era independente, como de costume no Civic, mas nessa geração foi a primeira do tipo multilink.

O Honda Civic de oitava geração estreou em abril de 2006 e foi um sucesso logo de cara. O motor flex veio no início de 2007, por enquanto apenas os carros movidos apenas a gasolina estão isentos do IPVA.

2. Renault Megane sedã e Grand Tour

renault megane grandtour azul frente parada
A francesa ofereceu seu sedã e sua perua médias em uma gama considerável de opções, tanto de motor quanto de acabamento (Foto: Renault | Divulgação)

Com a chegada da nova geração do Toyota Corolla em 2003 os sedãs médios viraram a categoria da moda, toda marca queria ter um. A Renault vendia um Megane defasado e importado da Argentina e queria ter mais protagonismo.

Um mês antes do Honda Civic citado anteriormente veio a nova geração do Megane, agora produzido no Brasil. Ele foi uma baita evolução, mas com tempero europeu e mais conservador que o rival japonês.

Os motores 1.6 flex e 2.0 a gasolina, ambos 16 válvulas, já eram conhecidos no Brasil e bastante atuais. O câmbio manual era de seis marchas, enquanto o automático seguia o padrão de quatro com o benefício das trocas sequenciais.

Como todo bom carro médio francês, o interior era caprichado, vinha bem equipado e trazia algumas bossas, como a chave em formato de cartão e o freio de mão que parecia um manete de acelerador aeronáutico. O porta-malas de 520 litros empatava com o do Chevrolet Vectra como o maior do segmento e repetia as dobradiças pantográficas do concorrente.

Ainda em 2006 a família Megane ganhou a perua Grand Tour, para concorrer com a nacional Toyota Fielder e a importada Peugeot 307 SW. A vantagem da Renault nesse segmento era ter uma gama maior de versões e um preço mais baixo.

3. Volkswagen SpaceFox

volkswagen spacefox 2006 prata traseira
O Fox já tinha espaço interno, a perua adicionava um grande porta-malas (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Outro tipo de carroceria que estava na moda em 2006 eram as minivan. O Fox era um hatch com inspirações nesses veículos, assim como o atual Citroën C3 tem elementos de SUV.

No caso do Fox isso significava um espaço interno mais bem aproveitado que o irmão Polo e banco traseiro corrediço. A perua SpaceFox chegou em abril de 2006 ampliando esse espaço interno com um enorme porta-malas de 527 litros.

A Volkswagen SpaceFox sempre usou apenas o motor 1.6 flex, quando foi lançada vinha apenas nas versões Trend e Comfortline. Ela tinha algumas melhorias sobre o hatch, como o porta-luvas com tampa e a dianteira do modelo de exportação.

Por ter uma mecânica conhecida, ser espaçosa e ter concepção simples, a SpaceFox é uma opção sensata de carro usado. Agora com a isenção do IPVA os custos de propriedade ficam ainda menores.

4. Ford Fusion

2006 Ford Fusion
Além de ser um carro isento do IPVA, o Fusion é confortável e está entre os mais simples de manter em seu segmento (Foto: Ford | Divulgação)

O acordo comercial entre o Brasil e o México abriu as portas para carros importados com preços competitivos. A Ford deixou de trazer o Mondeo da Europe para importar o Fusion mexicano, que estreou com preços similares ao das versões de topo dos sedãs nacionais.

O Fusion marcou por seu estilo, com a grade dianteira composta por três grandes barras cromadas. Ele também foi o carro do Presidente da República até sair de linha em 2019.

Agora usado ele está com o preço até convidativo, mas é preciso olhar com atenção para achar um que foi bem cuidado. Esses primeiros modelos vieram apenas com motor 2.3 16v Duratec, similar ao que equipava a picape Ranger.

5. Chevrolet Prisma

chevrolet prisma 2007 1 4 prata traseira em movimento
Inicialmente, o Prisma usava apenas o 1.4 flex para se diferenciar do Classic (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A Chevrolet já tinha o Classic como sedã de entrada e o Corsa Sedan acima, mas conseguiu achar espaço para mais um modelo nesse segmento com o Prisma. Ele chegou em 2006 como o três volumes do Celta, já com o face-lift e uma traseira inspirada no Vectra.

Seu visual era mais esportivo que o do Classic, mas o interior tinha aquela aparência simples do Celta. Nos primeiros anos ele se diferenciava por ter o motor 1.4 flex, que dava um desempenho esperto para o sedã de apenas 905 kg.

Ele é uma opção de carro familiar com baixo custo de manutenção e desempenho que permite rodar em estrada. A isenção do IPVA é um complemento a esses atributos.

6. Fiat Idea Adventure

fiat idea adventure prata frente parado
Segundo a legislação atual, a Idea Adventure seria considerado como SUV (Foto: Fiat | Divulgação)

Antes dos SUVs o brasileiro procurava os modelos aventureiros para ter uma altura de rodagem maior. A Fiat começou com isso criando a perua Palio Adventure e foi estendendo para o resto da linha.

A Idea Adventure foi a estrela da marca no Salão do Automóvel de 2006 e o grande lançamento da Fiat no ano. Ela evoluiu a fórmula dos aventureiros da marca com ainda mais apliques plástico, um rack de teto decorativo em “V”, estepe pendurado na traseira e conjunto de rodas e pneus maiores.

Ela também marcou a volta do engenheiro Claudio Demaria para a Fiat Brasileira. Esse italiano era craque em acertar suspensões e conseguiu fazer essa minivan com altura de rodagem elevada e pneus de uso misto ficar melhor de guiar que o modelo “civil”.

O modelo Adventure era o topo de linha da Fiat Idea e contava com motor 1.8 flex, CD-player com MP3, vidros laterais laminados, ar-condicionado, direção hidráulica e computador de bordo. Na lista de opcionais havia os quatro airbags, freios ABS, bancos em couro, retrovisor fotocrômico, sensor de ré, subwoofer, teto solar panorâmico e Bluetooth.

A Fiat Idea Adventure tem espaço interno que dá um banho na maioria dos SUVs compactos atuais, mas o porta-malas de 380 litros não se destaca tanto. O vão livre grande é útil para não raspar em rampas de garagem como também para rodar em estradas de terra.

7. Kia Picanto

kia picanto azul frente parado
O Picanto era um carro essencialmente urbano e tinha opção de câmbio automático (Foto: Kia | Divulgação)

Hoje o câmbio automático é oferecido em praticamente todos os carros compactos, apenas o Renault Kwid e o Fiat Mobi não têm essa opção. Há 20 anos só tinha o Honda Fit, até chegar o Kia Picanto.

A proposta desse coreano era de ser um carro estritamente urbano e mais descontraído. A combinação do motor 1.1 de 64 cv com o câmbio de quatro marchas reforçava isso. Uma proposta similar ao dos elétricos de entrada que temos hoje, como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini.

Com preço na faixa de R$ 25 mil, o Kia Picanto é um dos compactos automáticos mais acessíveis do mercado hoje. E agora terá isenção no IPVA, como já existia no Honda Fit.

8. Citroën C4 VTR

Citroën C4 Coupe VTR vermelho frente
Sem dúvidas o C4 VTR é o carro mais estiloso dessa lista dos isentos de pagar o IPVA (Foto: Citroën | Divulgação)

Agora vamos para uma opção mais passional com isenção de IPVA: o Citroën C4 VTR. Esse hatch médio é o sucessor do Xsara e estreou no Brasil com a versão de duas portas importada da França.

O motor do C4 VTR é o mesmo 2.0 16v de 143 cv da Xsara Picasso e o Peugeot 307. Algumas raras unidades do esportivo VTS, com 180 cv, chegaram a aportar no Brasil e são muito valorizadas.

O C4 VTR possui um desenho bem diferente, com sua traseira de corte reto e o vigia dividido em duas partes. O interior é comum ao do C4 Pallas argentino, com o inovador volante de cubo fixo e instrumentos digitais em posição central.

Ele veio apenas com câmbio manual e o comportamento dinâmico é bastante elogiado. O difícil é achar algum que não foi modificado.

9. Audi A3 Sportback

audi a3 sportback 2 0tfsi prata frente
Esses primeiros A3 importados tinham opção de câmbio manual junto do 2.0 TFSI e também oferecia o 1.6 EA111 (Foto: Audi | Divulgação)

A primeira geração do Audi A3 foi produzida no Brasil junto do Volkswagen Golf. A segunda, lançada em 2006, chegou importada da Alemanha e com a carroceria de 4 portas Sportback.

Na época eram oferecidas duas opções bem distintas de motorização: o 1.6 8 válvulas aspirado, o mesmo EA111 dos carros nacionais, e o 2.0 TFSI de 200 cv. O câmbio podia ser manual nos dois motores, mas apenas o mais forte tinha o S-Tronic de dupla embreagem.

Os motores turbinados de injeção direta do grupo Volkswagen foram melhorados com o tempo para ficarem mais robustos. Esses primeiros do A3 Sportback ainda utilizam correia dentada e são mais sensíveis. Pelo menos o câmbio S-Tronic dele é o banhado a óleo.

10. Peugeot 206 Escapade

Peugeot 206 Escapade em estrada de terra
A versão aventureira da 206 SW usava o motor mais robusto da marca e se vangloriava de ter o protetor de cárter mais espesso do segmento (Foto: Peugeot | Divulgação)

O Peugeot 206 ganhou a sua perua em 2005 e já no ano seguinte veio a versão aventureira Escapade. Ela não era tão alta quanto a linha Adventure da Fiat, passava mais uma imagem de carro de rali.

Essa versão aventureira era a topo de linha e já chegava bem equipada: direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS, ajuste elétrico dos faróis e vidros elétricos eram de série. A lista de opcionais tinha o airbag duplo, rádio, ar-condicionado automático e retrovisores elétricos.

A 206 Escapade contava com suspensão elevada em 25 mm, pneus de uso misto e o protetor de cárter mais grosso do mercado. O motor 1.6 16v é confiável, quem fez a fama ruim da Peugeot no Brasil foi o 1.4 8v.

Como a fama ruim ficou enraizada, a Peugeot 206 Escapade é bem desvalorizada no mercado. É possível encontrar unidades bem cuidadas por preços baixos e tem os benefícios de vir completa, fora a isenção do IPVA.

Carros isentos de IPVA em 2026

  1. Honda New Civic
  2. Renault Megane sedã e Grand Tour
  3. Volkswagen SpaceFox
  4. Ford Fusion
  5. Chevrolet Prisma
  6. Fiat Idea Adventure
  7. Kia Picanto
  8. Citroën C4 VTR
  9. Audi A3
  10. Peugeot 206 Escapade
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário