5 acessórios de carros que deveriam vir, obrigatoriamente, de fábrica
Alguns acessórios veiculares que vinham de fábrica estão ficando cada vez mais raros em modelos de entrada, apesar de serem igualmente úteis
Alguns acessórios veiculares que vinham de fábrica estão ficando cada vez mais raros em modelos de entrada, apesar de serem igualmente úteis
Atualmente os carros estão saindo de fábrica com cada vez mais acessórios e mais tecnologia. No entanto, para a maioria dos modelos que compõe a sua gama, as montadoras tentam deixá-lo com o preço mais competitivo possível.
Para isso acontecer, é preciso cortar alguns gastos no projeto do veículo e a melhor forma de fazer isso sem comprometer de forma considerável a performance e a segurança é tirando alguns acessórios que, anteriormente, estavam disponíveis assim que o modelo saía da linha de montagem.
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O AutoPapo listou cinco deles que são praticamente indispensáveis para qualquer motorista, e instalar ele nos carros não custaria muito caro para as montadoras. Veja a lista:
O primeiro item da lista não é apenas um conforto a mais para o condutor, como também é extremamente útil para segurança. Afinal, quem é que nunca teve a visão ofuscada enquanto dirigia a noite quando um motorista se aproximou da traseira do seu carro com o farol alto ligado?
O retrovisor eletrocrômico visa justamente ajustar o brilho do reflexo de maneira automática, seguindo a intensidade da luz projetada nele. Assim, quando ele recebe a luz intensa, a tecnologia aplicada no dispositivo escurece o espelho retrovisor automaticamente.
O retrovisor eletrocrômico usa um processo chamado de “eletrocromismo”, que conta com dois sensores de luz. Um detecta a luminosidade do ambiente e o outro ‘observa’ a luz emitida pelos faróis de outros carros.
Esses sensores convertem a luz em corrente elétrica e enviam sinais para um microprocessador que ajusta a opacidade de um gel eletrocrômico instalado entre os vidros do espelho.
Há algum tempo atrás esse dispositivo podia ser encontrado apenas em modelos de luxo até se popularizar e marcar presença em modelos mais simples.
Depois de se acostumar com esse dispositivo que facilita muito a vida do motorista na hora de estacionar. Afinal, manobrar em marcha-ré é sempre mais complicado, já que a visibilidade na traseira é ruim – principalmente em sedans, SUVs e picapes.
A câmera de ré e o sensor de estacionamento conseguem alertar o motorista da existência de objetos que, na maioria das vezes, estão fora do campo de visão dos espelhos retrovisores.
O alerta pode ser feito através de sinais sonoros ou luminosos à medida que o carro se aproxima de algum obstáculo. Quanto mais perto do objeto, maior é a frequência dos alertas.
Geralmente, os modelos saem de fábrica com esse acessório apenas na traseira. Mas modelos maiores, mais caros, costumam tê-los também na dianteira e nas laterais, para facilitar ainda mais as manobras.
Com o avanço da tecnologia e os smartphones estando cada vez mais presentes no cotidiano – inclusive em algumas ocasiões enquanto se dirige, como usar o GPS ou tocar uma música – esse é um acessório importantíssimo que deveria vir de fábrica nos carros novos.
Afinal, quem nunca precisou pegar uma rota nova para chegar a um destino e precisou utilizar o GPS, por exemplo. Na falta do suporte, o motorista se vê obrigado a dirigir usando apenas uma das mãos, pois na outra é preciso segurar o telefone de forma que consiga enxergar a tela e a via ao mesmo tempo.
Outra opção seria deixar o telefone no colo, ou em um console central. Mas isso, de qualquer forma, desvia o olhar do motorista da via, o que coloca a vida de todos no trânsito em risco.
E isso não aumentaria tanto os custos das montadoras, já que o suporte não exige nenhum componente ou tecnologia muito avançados. Inclusive, o suporte pode ser encontrado em algumas lojas automotivas, ou até sendo vendido nos sinais, por algo na casa dos R$ 20.
Esse item pode ser muito útil e cômodo para o condutor, apesar de parecer que beneficia apenas as pessoas que se acomodam no banco de trás.
O vidro traseiro elétrico pode ajudar a deixar as crianças mais protegidas, por exemplo. Com a tecnologia os pais podem travar os vidros traseiros, possibilitando a abertura apenas através do comando do motorista. Assim, se julgarem o momento propício, apenas os adultos seriam capazes de abrirem as janelas traseiras.
Além disso, quem nunca deu uma carona para alguém que sentou no banco traseiro e esqueceu os vidros abertos? Nesse caso, para fechar a janela é preciso parar o carro, abrir a porta traseira e depois girar a alavanca.
Por algum tempo a maioria das montadoras oferecia esse acessório como item de série, e os carros já vinham com ele de fábrica. No entanto, com uma estratégia de cortar custos para baratear a frota, modelos como o novo Volkswagen Polo de entrada, por exemplo, perdeu essa função.
Conhecido também como “PQP”, essa alça não é utilizada pelos motoristas – já que eles têm de ficar o tempo todo com as mão no volante – mas é muito útil para os passageiros.
O componente fica posicionado acima do vidro do carona e dos passageiros de trás e pode ser útil de diferentes formas.
Algumas especulações apontam que ela é uma espécie de evolução das alças das carruagens puxadas por cavalos, que permitia que os cocheiros subissem à bordo. Por isso, uma de suas utilidades é ajudar as pessoas a entrarem ou saírem do veículo.
Ademais, há quem use o apoio para se “equilibrar” na hora de mudar de posição no assento para ficar mais confortável durante uma viagem, e também para se segurarem durante uma situação de direção perigosa.
Fato é que, mesmo com tantas utilidades, a Alça de segurança também está desaparecendo dos carros, ao passo que, em alguns modelos, o equipamento é encontrado apenas no banco do passageiro da frente.
Com o aumento da tecnologia nos automóveis, esse acessório tem se tornado cada vez mais presente nos carros assim que eles saem de fábrica, mas ainda é possível encontrar alguns modelos sem o acendimento automático dos faróis.
O dispositivo é muito bom para aqueles condutores mas ‘voados’ que podem acabar se esquecendo de ligar os faróis durante a noite. Além disso, o habitáculo dos veículos está cada vez mais iluminado por causa da presença das telas e painéis multimídia. Essa iluminação, às vezes, confunde o motorista que acabou de sair de casa com o carro e, por isso, ele acaba se esquecendo de ligar a lanterna externa.
Os faróis automáticos funcionam a partir de um sensor crepuscular que ao perceber a diferença de luminosidade – seja por entrar em um túnel, um lugar escuro, ou ao anoitecer – e aciona as lanternas de maneira automática.
A presença desse acessório oferece mais praticidade no dia a dia e garante que o condutor não cometa infrações relacionadas ao uso do farol.
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Retrovisores com regulagem eletrica é que deveriam ser obrigatorios. Ficar se esticando para ajudar e fazer uma mabra de re ou quando alguemd e fora mudou a posição para se olhar, é osso!
Discordo do suporte para celular, pois tira a visão central do para-brisa e ainda tira a atenção do motorista.
Quanto ao vidro elétrico traseiro, não compro carro sem esse dispositivo, desde que o motorista também consiga controlá-lo.