Vai sair de bike? Veja 5 itens que você deve verificar antes!
Entenda o que é importante conferir na bicicleta antes de sair para todo e qualquer pedal e evitar qualquer surpresa desagradável
Entenda o que é importante conferir na bicicleta antes de sair para todo e qualquer pedal e evitar qualquer surpresa desagradável
Com o aumento no preço da gasolina estamos vendo nas principais cidades brasileiras muita gente introduzindo a bicicleta como meio de transporte ou também começando a pedalar por hobby aos finais de semana, com rotas pela cidade ou até mesmo em estradas de terra.
Mas para ambas as situações, é importante checar alguns itens antes de sair com a sua bike. Por isso, preparamos uma lista com o que você deve conferir para garantir mais segurança em todos os seus pedais.
VEJA TAMBÉM:
O primeiro passo para checar os freios da sua bicicleta é pressionar os manetes com as mãos e verificar se acionam o sistema. Confira também se as pastilhas estão alinhadas com o aro e, no caso de ter freio a disco, veja se o mesmo está torto ou a pastilha encostando nele.
Em todos os sistemas de freio, ao levantar a roda e girar um pouco, você consegue observar se há algo irregular na frenagem. Caso você perceba algo de errado, o ideal é levar a um serviço mecânico.
Lubrificar a sua transmissão é extremamente importante para aumentar a durabilidade e bom funcionamento da mesma.
Considere o terreno e a condição climática em que vai pedalar e escolha a melhor opção de lubrificante (hoje no mercado existem uma grande variedade de óleos específicos para dias com chuva, tempo seco e etc). Comece pela corrente, mas não exagere na quantidade aplicada, uma gota por elo já garante a lubrificação necessária. Depois de aplicar, troque as marchas para que o óleo seja distribuído pela transmissão.
O acúmulo de sujeira e contaminantes pode danificar o material do seu componente, portanto procure sempre o manter limpo. Observe a limpeza e a quantidade de lubrificante presente na sua corrente, coroas e engrenagens, bem como câmbio. Lembre-se que o aspecto viscoso do óleo não significa que seus componentes estão funcionando de maneira saudável.
Esse é um item muito importante para garantir mais conforto durante o seu pedal. A calibragem dos pneus varia muito de acordo com o terreno, peso e preferência do ciclista, mas todo pneu possui recomendações do fabricante, que geralmente estão informadas na lateral do pneu e é marcada como PSI ou BAR (unidades de pressão).
Pneus murchos podem gerar danos à roda, além piorar o rendimento do biker. Já os muito cheios podem furar com maior facilidade.
Os manômetros são pequenos aparelhos que auxiliam na verificação da pressão dos pneus e podem ajudar na calibragem.
É sempre recomendado verificar e encher os pneus antes de sair para pedalar, pois isso evita a ocorrência de furos e que o bico fique torto, com o risco de ser cortado pelo aro.
Antes de qualquer pedal é sempre adequado verificar os principais apertos da bike como por exemplo caixa de direção, aperto dos pedais, aperto das blocagens ou eixos e o encaixe da mesa no guidão. Isso garante que nada se solte durante o pedal e evita possíveis acidentes.
Constantemente é importante checar se o selim está alinhado corretamente, pois conforme a bicicleta é utilizada pode ser que ocorra pequenas variações de altura deste componente e pedalar com a altura errada do selim pode causar dores e incômodos principalmente nos joelhos, lombar, punhos e ombros.
Além de sempre checar os itens citados acima, também é recomendado fazer uma revisão preventiva com o seu mecânico aproximadamente a cada 4 meses, de acordo com a frequência de utilização da bicicleta.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Qual a altura correta do selim
Qual o óleo correto melhor óleo para lubrificação da corrente
Qual a altura correta do selim