50 anos do Volkswagen Polo: o ‘pequeno achado’ da alemã

O modelo nascido em 1975 já está em sua 7ª geração e passou por várias de opções de motorizações e variantes esportivas

50 anos VW Polo
Desde 1975 (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/01/2025 às 17h00

Não é de hoje que o atual modelo de entrada da Volkswagen no Brasil briga para ser um sucesso em todo o mundo. O modelo está no mercado desde 1975 e após 5 décadas completa 50 anos. São mais de 20 milhões de unidades vendidas em seis gerações, além de uma história consolidada no mercado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

VW Polo 1 geração

Como dito, o Volkswagen Polo foi lançado nos anos 1975, mas foi um pouco antes, em 1970, que sua história começou. Na busca por um substituto à altura do queridíssimo Fusca, a VW emplacou vários modelos na década, como o Passat em 1973, seguido um ano depois pelo Golf, mas foi no Polo que ela encontrou um compacto refinado para seguir na categoria. Posicionado em um segmento abaixo do Golf, o Polo completou perfeitamente a então nova família de modelos com tração dianteira.

Apresentado em março de 1975, o Polo foi baseado no Audi 50. Em forma ligeiramente modificada, ele entrou em produção em série em Wolfsburg, na Alemanha. O pequeno Volkswagen Polo chegou ao mercado como a marca afirma que desejou: eficiente, prático e acessível.

O pequeno de 2330 mm de entreeixos contava com uma motorização de 895 cm³ (0.9) e 40 cv, na versão de entrada e um 1.0 de 50 cv na topo de linha.

Em 1979 o primeiro Polo GT foi lançado, este com motor 1.3 de 60 cv.

VW Polo 2 geração

Em 1981 a segunda geração do compacto surgiu, com uma uma série de melhorias incluindo mais espaço e conforto, bem como motores modernizados. Ele ficou maior no comprimento, mas continuou portando o mesmo entreeixos.

Com a adição de uma versão perua, seu sedã passou a se chamar Volkswagen Polo Classic. O modelo passou também a contar com uma variante GT G40 1.3, equipada com um motor 1.3 e capaz de até 115 cv.

VW Polo 3 geração

Outro salto de tecnologia ocorreu na terceira geração do Volkswagen Polo, em 1994. O modelo foi um dos primeiros veículos de sua categoria com recursos de segurança até então inovadores, como airbags.

Em 1995, o Polo passou a ter opção de um novo motor a gasolina de 1.0 litro, que foi adicionado à linha. Outros motores disponíveis eram os: 1.3, 1.4, 1.6 (este a gasolina) e outro 1.9 diesel. A potência deles variou entre 44 cv e 99 cv para as versões Classic e Variant.

VW Polo 4 geração

No ano de 1997 o Volkswagen Polo chegou ao Brasil. Como uma versão importada ele vinha na motorização 1.8 de 90 cv.

Três anos depois o VW Polo estava disponível pela primeira vez na icônica versão GTI.

Com um aumento significativo no tamanho, a quarta geração ofereceu um novo nível de conforto e segurança, a partir de 2002, com airbags frontais e laterais, direção hidráulica e ABS como padrão.

  • Aliás, foi em 2002 que o Polo chegou oficialmente ao Brasil. Na época, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização para sustentar a produção do modelo que iniciou em 2003.
  • A chamada “Nova Anchieta” foi equipada com as mais avançadas tecnologias, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornou-se assim uma das mais modernas unidades do mundo para a produçaõ do Polo.
VW Polo 5 geração

O Polo 5ª geração foi aquele que chegou aproximando o modelo do queridinho Gol, em termos estéticos. Nele, uma série de inovações digitais começou. A partir de 2009, os sistemas de entretenimento e assistência tornaram a direção mais confortável. Na ocasião, com o Polo R WRC, a Volkswagen conquistou o título do Campeonato Mundial de Rally quatro vezes consecutivas a partir de 2013.

No período, o Volkswagen Polo era mais longo, mais largo e 7,5% mais leve que seu antecessor. Ele também aumentou a capacidade do porta-malas para e apresentou novos recursos de segurança que o ajudaram a obter uma classificação de impacto de colisão Euro NCAP de cinco estrelas.

Polo Highline 200 TSI
Volkswagen | Divulgação

Já na sexta geração, baseada na matriz transversal modular (MQB), o Volkswagen Polo estabeleceu novos padrões em termos de conectividade, segurança e dinâmica de direção, no ano de 2017.

Eram três suas variantes de motor, um 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm, uma variante 1.6 MSI com 117 cv e 16,5 kgfm, e o topo de linha 1.0 TSI (turbo) de 128 cv.

volkswagen polo track 2023 cinza platinum frente parado em estrada de interior com arvores ao fundo e folhas caidas na pista 2
Volkswagen Polo Track (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Atualmente o VW Polo recebeu um “downgrade”, ou seja perdeu o motor 200 TSI 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque e passou a contar com o 170 TSI de 116 cv e 17 kgfm. Em contrapartida ele passou a contar, pela primeira vez com um câmbio manual na sua versão turbo.

Ao longo de seus 50 anos o Volkswagen Polo já vendeu mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo. No Brasil, ele também bateu recorde de vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024 e se consagra atualmente como o carro de passeio mais vendido do país, tudo graças à substituição que fez ao falecido Gol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alvaro 16 de janeiro de 2025

Caramba 50 anos ein! Viu, a foto que está com a legenda de “5ª geração” é só o facelift do mk4, o mk5 nunca tivemos no Brasil, embora tenha servido de inspiração para reestilização do nosso Gol G5.

Avatar
Deixe um comentário