7 truques infalíveis para o motorista se safar de uma encrenca no carro
Alguns tiram o motorista de um aperto momentâneo. Outros são “quebra-galhos” emergenciais para rodar até a oficina
Alguns tiram o motorista de um aperto momentâneo. Outros são “quebra-galhos” emergenciais para rodar até a oficina
Você se deparou com uma situação inusitada com o seu carro? Calma! Com essas dicas infalíveis você consegue escapar daquele aperto momentâneo.
VEJA TAMBÉM:
Problema: carro com tração dianteira desliza as rodas e não consegue subir numa ladeira muito forte, principalmente com piso de terra ou pedra.
Solução: virar o carro e tentar subir de marcha-ré, pois o peso do carro passa para as rodas motrizes aumentando o atrito.
Problema: dois carros encostaram na frente e atrás do seu. Tão próximos que tornaram impossível manobrar para sair.
Solução: se o carro for tração dianteira, puxar o freio de mão, ligar o motor, virar o volante e acelerar. O carro gira sobre o eixo traseiro e sai.
Problema: dificuldade para andar num trecho de terra fofa ou areia. Ou subir uma ladeira no piso de terra.
Solução: reduzir significativamente a pressão dos pneus das rodas motrizes para aumentar a área de atrito. Depois deste trecho, rodar devagar até o primeiro posto para calibrá-los corretamente.
Problema: líquido vazando do radiador em pequeno ou pequenos furos.
Solução: jogar claras de dois ou três ovos. Que seguem junto com o líquido enquanto se solidificam com a elevada temperatura e vedam os furos.
Problema: temperatura do líquido de arrefecimento subiu demais e chegou no ponto de ferver.
Solução: ligar o ar quente, pois incorpora ao líquido um maior volume e que estava em baixa temperatura.
Problema: defeito no motor de arranque no carro com câmbio manual.
Solução: se for impossível pegar “no tranco” (por falta de uma ladeira para descer ou gente para empurrar), levantar uma roda motriz (com macaco), enrolar uma corda na circunferência do pneu e girá-lo em 3ª ( ou 4ª) marcha.
Problema: o vidro elétrico despencou por uma quebra em seu mecanismo. Sempre na época de chuva…
Solução: deslocar o forro da porta e levantar o vidro manualmente. Prendê-lo no alto com um pregador de roupa ou chave de fenda, fazendo uma cunha entre ele e a porta.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Nós Brasileiros ainda não estamos acostumados com carro automático, cultura nossa, normal, e pegar no tranco não tem como… então dica: comprou seu automático? zero ou não, tenha sempre um kit de emergência de recarga de bateria com cabos e chupetas e deixa no porta malas… ficar dependendo do socorro do motoqueiro da seguradora é arriscado em determinados horários da noite… Fiquem na paz.
Bem lembrado, ter um cabo para chupeta no carro é muito útil, inclusive para modelos com câmbio mecânico. Já aconteceu comigo de a bateria arriar e o carro não pegar no tranco, pois a bateria estava totalmente zerada e não conseguia pressurizar a linha de combustível. Só consegui fazer pegar com a chupeta.
Boris, interessante a dica da vaga apertada. A acelerada é com o freio de mão puxado?
Meu carro tem quebra mato e 4×4 com reduzida. Se alguém me travasse não vaga dessa forma, pode ter certeza que eu sairia abrindo espaço…
Boris, e para retirar o ovo do sistema de resfriamento?
Olá, Zé. Se o seu radiador está furado e precisou de uma solução de uma emergência, assim que possível você deve providenciar o reparo. Nesse caso, é só limpar o sistema de arrefecimento antes de colocar o novo fluido.
Abraço
Bom saber…
Espero nunca precisar.
Mas espero conseguir lembrar, caso precise.
.