Fato ou fake: carros da Abarth podem fazer revisão em concessionárias Fiat?
A linha mais divertida da marca italiana recebeu um tratamento diferenciado que inclui algumas revendas com espaço especial
A linha mais divertida da marca italiana recebeu um tratamento diferenciado que inclui algumas revendas com espaço especial
Quando a Fiat trouxe a Abarth de volta ao Brasil, com o Pulse em 2022, foi criado também um espaço para a divisão esportiva em algumas concessionárias. Essas revendas trazem o escudo com o escorpião junto da logo da matriz na fachada.
A identificação da Abarth na concessionária indica que há vendedores treinados para vender os modelos esportivos e também existe uma lojinha para roupas e acessórios. No total são 89 revendas com essa diferenciação.
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Isso parece ter causado confusão em alguns proprietários ou interessados na linha de esportivos. Encontramos nas redes sociais relatos dizendo que foram informados, até mesmo por vendedores, que as versões Abarth só poderiam ter as revisões feitas nessas concessionárias com o espaço dedicado e não eram aceitos nas oficinas Fiat.
Para esclarecer isso, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Abarth. Essa informação foi desmentida, tanto o Pulse quanto o Fastback em suas versões esportivas podem ter a manutenção feita em todas as 537 revendas da marca italiana. Confira a resposta oficial:
O cliente que possui um Abarth pode realizar as revisões em qualquer concessionária Fiat, em todo território nacional.”
As versões Abarth dos Fiat Pulse e Fastback utilizam componentes que são compartilhados com outros modelos da linha. O motor 1.3 turbo e o câmbio automático são compartilhados com a caminhonete Toro e com a versão Limited do Fastback.
Esses modelos esportivos trazem de exclusivo apenas componentes menores, como molas, amortecedores e detalhes de acabamento. Nada que envolve a manutenção periódica.
Além disso, as concessionárias que possuem o espaço dedicado a Abarth ainda são da Fiat. A área especial é apenas para as vendas, a oficina onde são feitas as revisões é a mesma que atende do Mobi aos utilitários.
Se você foi um dos que ouviu essa história do Fastback Abarth não poder ser revisado em qualquer concessionária, pode ficar tranquilo. Seu esportivo terá assistência por toda a rede da Fiat.
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Pois é, acontece sim e muito!
Seja por falha de comunicação entre montadora e concessionária, ou por negligência com a informação dentro da própria concessionária.
Infelizmente não são poucos os atendentes que não têm a humildade de procurar a informação correta para o cliente. Proferindo passarem a imagem de sabidos, e cravando respostas evasivas na base do “chute”.
Não é um caso isolado. Acontece com vários tipos de produtos de diferentes marcas.
Infelizmente não é a realidade que ocorre.
Tenho provas, pois sou proprietário de um Pulse Abarth, de uma concessionária que recusou a realização da revisão do meu veículo por se tratar de um Abarth.
A css em questão alegou que, como não tinham a bandeira Abarth, não poderiam realizar a revisão, sendo que a mecânica é idêntica a da Toro e do Fiat Fastback by Abarth.
Olá Felipe, consultamos a própria Fiat para essa matéria. A concessionária que recusou o serviço está indo contra diretrizes da própria marca.
Abraços
Pois é, Eduardo!
Mas não é uma situação única minha não. Há diversos relatos no nosso grupo de proprietários com o mesmo problema.
Seria muito importante saber o pq de não estarem querendo executar o serviço nos Abarths e qual medida a FIAT poderia tomar em relação a isso. A montadora poderia nos esclarecer.
E olha que maluquice: a css que recusou a revisão em meu veículo, já me atendeu para cobrir uma peça com defeito de fábrica, trocada em garantia. E mais, ainda executaram a verificação de um “recall branco” que a marca emitiu.
Talvez uma criança (bem) pequena não acredite que FIAT e Abarth são a mesma coisa …
Sério mesmo essa reportagem?