Fuja dos acessórios não homologados para não ficar sem garantia

Não é raro que vendedores de concessionárias, para não perder o negócio, empurrar acessórios não homologados pelo fabricante

homem regula radio do carro acessorios nao homologados
Aquele rádio baratinho pode ser uma grande roubada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/12/2022 às 18h03
Atualizado em 07/12/2022 às 18h38

Você comprou um automóvel 0 km, mas quando ele chegou, você decidiu equipá-lo com algum acessório que não veio de fábrica. Você manifesta para o vendedor da concessionária e ele imediatamente vai te oferecer, por exemplo, um sistema de som.

Aí ele te mostra dois: “esse aqui é homologado pela fábrica, custa R$ 3 mil. Esse aqui não é e custa apenas R$ 1,1 mil.” E você fala: “é claro que eu vou pegar o de R$1,1 mil, qual que é a diferença?” “Não, aquele é homologado pela fábrica, este não é.”

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Aí você fala novamente: “mas se eu compro um acessório não homologado eu perco a garantia.” Nessa hora, o vendedor vem com aquela famosa frase né “la garantía soy yo.”

Quer dizer, você está comprando aqui na concessionária, qualquer problema que o carro tiver nós estamos aqui para te atender, você não vai perder a garantia por causa disso.

Mentira, conversa para boi dormir. Porque quem disse que o dia que você tiver viajando, o carro der um problema e você levar em uma outra concessionária, de outra cidade, quando você entrar com carro na oficina o cara vai olhar a falar “sinto muito madame, esse som aí não foi homologado pela fábrica e a senhora perdeu a garantia do carro, e estamos conversados.”

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8 Comentários
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Paulinho 16 de maio de 2023

…*adjudicadas….

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Carlos 8 de dezembro de 2022

Se o sistema de som não homologado interferir no sistema elétrico, talvez (sim, talvez) perca-se a garantia sobre o sistema – pois há que se provar que o problema foi ocasionado pelo som. Agora, a instalação de um sistema de som não homologado não irá ocasionar problemas no câmbio ou nos pneus. As concessionárias via de regra rejeitam a garantia para coisas evidentes e até as que estão apresentando vício, como o câmbio powershift ou os que estão acontecendo com o Compass. Pois bem, o judiciário já não aceita mais a desculpa que colocar bancos de couro fora do concessionária tira a garantia sobre o motor. Os tempos mudaram e o código de defesa do consumidor está ao nosso lado para evitar estas desculpas estapafúrdias.

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Fabio Felix de Melo 8 de dezembro de 2022

Posso estar errado e os juristas que me corrijam.

O som foi vendido por uma autorizada e tem NF, já a concessionaria é uma assistência autorizada, logo é uma extensão da fabrica, logo a fabrica e sua rede autorizada é sim responsável.

O motor do carro não perde a garantia porque voce trocou uma lâmpada, ou colocou um som, no máximo vai perder a garantia do sistema de som, chicote e autofalantes do carro. Alias cada dia mais forte no mundo esta se aplicando o “direito de reparar”.

Pra se proteger e proteger o proprietário existe “especificação técnica”, o fabricante do automóvel deve fornecer parâmetros de até onde o som, não homologado, pode chegar, potencia sonora, consumo de potencia elétrica do veiculo, condições mecânicas e térmicas, não forneceu é considerado “fornecimento perigoso”, ainda sim a Volkswagen foi obrigada a colocar uma borracha na trava do banco traseiro, mesmo informando no manual ela sabia do risco de acidentes.

Por isso os manuais são grossos ainda que poucos leiam, eu nunca vi tais parâmetros resolvidos em um manual do proprietário de veiculo.

Vamos mudar o foco? Por que eu preciso colocar um sistema homologado no veiculo? Se só tem um, entendo ser venda casada, já deveria fazer parte do produto final. Quais são os parâmetros de homologação? Como fazer para homologar um sistema novo? Se não é venda casada a fabrica tem que permitir novas opções.

Como aprendi, onde estão escritas e datadas tais afirmações sobre a tal perda da garantia? Só no manual do proprietário não resolve, a lei tem que permitir tal procedimento.

Existem casos? Existem processos? Quais foram os resultados?

Enfim, achei a matéria fraca, sem argumentos razoáveis, curta, li um jornalista, conceituado sim, falando, mas não tenho dados concretos para mudar minha opinião.

Ps.: Assim como não mudei a opinião quanto a troca dos rolamentos guias e tensores junto com a respectiva correia, quando não troquei, logo perdi o sistema, a economia de 20 reais, me deu um prejuízo em pouco tempo de 220 só de peças, nem considerei riscos, retorno a oficina, tempo, etc., em outra ocasião mesmo trocando já perdi cabeçote, este 16v, porque um rolamento guia se rompeu com apenas 50% da sua vida, ninguém, nem a fabrica do rolamento nem o jornalista que defende que não é necessária a substituição me deu qualquer resposta até hoje e quem arcou com os prejuízos fui eu, portanto vou continuar a substituir o conjunto de correias, guias e tensores em um único serviço.

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Paulinho 13 de maio de 2023

Pelo visto o teu veículo já é uma verdadeira cópia de um veículo orginal.

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Fabio Felix de Melo 13 de maio de 2023

Traduza isso. Como eu poderia fazer uma copia do veiculo original, que é falsificação, crime e da cadeia, adicionando apenas um radio diferente do homologado proposto pela montadora? Ou trocando uma lâmpada queimada do farol fora da concessionaria? Quer dizer que nem Philips nem Osram são capazes de me fornecer lâmpadas?

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Paulinho 16 de maio de 2023

Vou “traduzir” então.
Mas antes quero deixar bem claro que transformar o teu carro em uma cópia não é crime o carro é teu e tu pode fazer dele o que tu bem entender.
Não estou te chamando de criminoso, lonje disso!!
Além do que eu não disse que as peças que tu substituiu não são peças originais, lâmpadas osran etc. o que eu disse é que tu vai trasformar ou já transformou o teu carro em uma cópia porque tu não está usando peças “GENUINAS” homologadas e adjucadas pelo fabricante do teu veículo, e que certamente se se o veículo tiver segurado isso vai comprometer até a garantia dada pela tua seguradora que vai se negar a pagar os danos causados pelo estrago causado pelas peças “originais”, elém do que tu ta ponde em risco a vida de terceiros em caso de falhas porque a peça é original, mas não é genuina, entendeu?
E novamente repito, falsificação (que é crime) e cópia são coisas bem diferentes.

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Paulinho 16 de maio de 2023

…*adjudicadas….

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Otto Frederico 8 de dezembro de 2022

Não é bem assim. Fiquei 2 anos sem colocar sensor de ré no meu carro por pensar que perderia a garantia. Nesse meio-tempo danifiquei meu para-choque traseiro em dois lugares por falta do sensor. Até que um funcionário de outra concessionária me explicou: você não perde a garantia DO CARRO, você perde a garantia do subsistema ao qual pertence o acessório não homologado, e mesmo assim se ficar provado que foi o acessório que provocou o problema. No meu caso EU MESMO instalei os sensores e não tive qualquer problema em reparar o câmbio Powershift em garantia após ter feito a instalação.

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