Ao se envolver em um sinistro de trânsito com vítimas, uma das primeiras obrigações é acionar o socorro, mas muitas vezes a dúvida bate na hora de ligar
Ao se envolver em um acidente de trânsito, é preciso seguir alguns procedimentos para agir da forma mais correta e segura, sendo que um dos primeiros passos é acionar o socorro quando há vítimas. É nesse momento que surge a dúvida, para quem ligar? Para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou para o Corpo de Bombeiros?
Ao presenciar ou se envolver em um sinistro, existem duas ações que precisam ser feitas imediatamente: sinalizar que houve um acidente, utilizando pisca-alerta e o triângulo, e verificar se há alguma vítima. É importante manter a calma e checar se alguém se feriu, caso isso tenha acontecido, é fundamental chamar o socorro o quanto antes.
VEJA TAMBÉM:
Tenha sempre salvo no seu celular a seguinte lista telefônica:
Confira nesta matéria como saber qual número discar, incluindo as situações que o SAMU e o Corpo de Bombeiros atendem.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar o mais rápido possível em situações de urgência e emergência. O atendimento tem início em uma chamada telefônica para o número 192 e o serviço fornece:
As Centrais de Regulação recebem chamadas a qualquer hora do dia e as unidades realizam atendimento em domicílios, vias públicas e unidades de saúde.
De forma geral, em todo acidente de trânsito com vítima, o SAMU deve ser acionado.
Outras situações em que você deve chamar o SAMU
Mas, em muitos casos, somente o SAMU não é suficiente para lidar com o acidente de trânsito, por isso o Corpo de Bombeiros entra em cena com várias equipes de veículos. Esses profissionais devem ser chamados quando há:
Logo, como mencionado anteriormente, existem casos que deve-se ligar tanto para o 192 como o 193 e detalhar a situação das vítimas. Tanto as equipes do SAMU, como as do Corpo de Bombeiros podem inclusive se comunicar para assegurar o melhor atendimento às vítimas.
Os maiores desafios enfrentados nos atendimentos de emergência envolvem o fator tempo, as condições de cada ocorrência e a imprevisibilidade de cada cenário. Muitas vezes, a equipe se depara com situações mais graves ou diferentes do que foi relatado, o que exige ainda mais preparo técnico e emocional.
Por isso, ao acionar o Corpo de Bombeiros ou o SAMU, é fundamental manter a calma e fornecer as informações a seguir de forma clara e direta:
Esses dados são essenciais para que a equipe possa dimensionar corretamente a resposta e enviar a viatura mais próxima, equipada com os recursos adequados. As viaturas são preparadas para diferentes tipos de ocorrência, e os bombeiros militares seguem protocolos técnicos de atuação. O tempo de resposta pode variar conforme o trânsito, distância e complexidade da situação.
Em momentos de pânico, a comunicação pode se tornar difícil, o que pode atrasar o socorro. Por isso, é importante respirar fundo, manter a calma e seguir as orientações do atendente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|