Estudo aponta que ACC pode causar mais acidentes
O controle de cruzeiro adaptativo serve para mantar a velocidade e também uma distância segura do carro à frente, mas ele possui efeitos colaterais
O controle de cruzeiro adaptativo serve para mantar a velocidade e também uma distância segura do carro à frente, mas ele possui efeitos colaterais
O pacote ADAS veio para ajudar a salvar vidas e um dos principais recursos dele é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Porém, segundo um estudo, esse equipamento está sendo responsável por acidentes.
O controle de cruzeiro adaptativo trabalha para manter a velocidade selecionar e pode também reduzir a velocidade para manter uma distância segura do carro à frente. Ele pode trabalhar em conjunto com o assistente de centralização na faixa, que em alguns carros ajuda a contornar curvas mais abertas.
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O ACC e o assistente de centralização na faixa não tornam o carro autônomo. O motorista ainda é responsável pela direção e precisa ficar atento para intervir em emergências. Como o nome diz, são assistentes.
Esse estudo apontou a real eficácia dos sistemas ADAS na prevenção de acidentes usando dados coletados em todo o mundo. Ele apontou que os mais efetivos são o assistente de manutenção na faixa e o monitor de atenção do motorista.
O ACC foi classificado como um recurso para otimizar o conforto do motorista. Isso significa que ele deixa o condutor mais relaxado, o que pode resultar em diminuição da atenção.
Segundo o estudo, o ACC aumenta em 12% o risco de um acidente. O controle de cruzeiro comum, que só mantém a velocidade e não atua nos freios, aumenta o risco em 8%.
Ele apontou que o uso do ACC pode tornar o motorista menos consciente do que ocorre ao redor do carro. O veículo só irá reagir de forma autônoma caso apareça algo à frente dele, mas o sistema não reage a potenciais colisões laterais ou traseiras.
Existe também o agravante de alguns carros com ACC não terem a frenagem autônoma de emergência. O sistema só atua nos freios para reduzir a velocidade e acompanhar o carro à frente, mas em situações de emergência ele não atua.
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Nissan está FALIDA e QUEBRADA. Até a HONDA pulou fora da aliança p tentar salvar a Falência da fajuta Nissan. Não compre nada dessa marca que vai perder dinheiro de monte. Fujammmm da Nissan, encrenca na certa.
Se for para colocarem esse tipo de dispositivo nos carros, então que seja completo e capaz de reagir com eficiência a todas as situações que se apresentem.
Ah, mas aí vão dizer que o custo seria muito elevado e que afugentaria os compradores.
Pois é, então que não se instale nada disso!!! Badulaques meia-sola que entregam só parte do serviço, servem apenas para encarecer os automóveis com falsas promessas e até riscos adicionais.
É a vida e a segurança das pessoas que está diretamente em jogo!
Na linha de apoio, logo abaixo do título, a gente já encontra a pérola: “possui” efeito colateral. Um controle de cruzeiro não possui nada. Um controle de cruzeiro “tem” características. Isso não tem nada a ver com “posse”. Eu acho que muitos “jornalistas” começaram a usar o verbo possuir como sinônimo de ter por não saber a regra de acentuação do verbo ter. E assim vão ferrando com a língua portuguesa.
Por não saberem a regra de acentuação, corrigindo.
Dá medo o excesso de tecnologia ineficiente e encarecedora dos produtos
O quê? Intervenção eletrônica na condução do veículo está causando acidentes? Quem diria não é mesmo?
E por falar em Hilux, sabiam que até o som dela JBL é fake? Procurem no site do Clube da Nissan Frontier um artigo chamado O Sistema de Som Original da Nova Frontier
Procurem mais detalhes no site do Clube da Nissan Frontier. pesquise ACC. Vão encontrar muitas referências e artigo escrito lá em 2022
Nissan está FALIDA e QUEBRADA. Até a HONDA pulou fora da aliança p tentar salvar a Falência da fajuta Nissan. Não compre nada dessa marca que vai perder dinheiro de monte. Fujammmm da Nissan, encrenca na certa…
Tem um artigo muito completo sobre isso, escrito em 2022 que traz muitas referencias do assunto.
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/acc-heroi-ou-vilao-porque-a-frontier-2023-nao-oferece-este-recurso/
Nissan está FALIDA e QUEBRADA. Até a HONDA pulou fora da aliança p tentar salvar a Falência da fajuta Nissan. Não compre nada dessa marca que vai perder dinheiro de monte. Fujammmm da Nissan, encrenca na certa..
O que pode ocasionar acidentes, são as falhas que vem acontecendo no Nivus 2024 , luz EPC e perda de força, . Devido a,está falha careo fica sem segurança nenhuma , da falha ACC . Já tem vários relatos reclame aqui. Montadora não tomou providências nenhuma, até agora , só terceriza a culpa ao combustível.
Conclusão do estudo informado: “.. Infelizmente, é nossa avaliação que no momento não há dados suficientes disponíveis sobre os efeitos diferenciais de tais variáveis em dados de acidentes do mundo real, especificamente em interação com a ausência ou presença de ADAS!, para qualquer análise significativa…
Péssimo texto. Aonde está a fonte de dados? Que estudo é esse?
Tem vários estudos nesse sentido, é só pesquisar no Google. Alguns carros estão abandonando o ACC. Em carros pesados e mais altos ele inclusive chega a falhar, a nova Ranger é famosa por falhas no ACC e frenagem autônoma, inclusive com acidentes..
Bem, e o que funciona na Ranger? Está colecionando recalls e reclamações de todo tipo. A Hilux tem o mesmo problema de falha no sistema de distanciamento que inclusive afeta a frenagem autonoma.