Coloquei aditivo de radiador e vazamentos apareceram

Muitos motoristas alegam que, quando passam a adicionar aditivo no radiador, alguns problemas aparecem. Será por quê?

motor renegade agua radiador
Ele que mantém a temperatura do carro ideal (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 18/07/2023 às 14h32
Atualizado em 19/07/2023 às 14h06

Um item de manutenção que deve estar sempre em dia no carro é o aditivo do radiador. Ele é um composto químico e o principal responsável por otimizar o arrefecimento do motor para que ele opere na temperatura adequada. Entretanto, quem usa apenas água de torneira costuma reclamar de vazamentos quando coloca o aditivo. E isso tem motivo.

VEJA TAMBÉM:

liquido radiador podcast 1
Se o aditivo do radiador não estiver em dia pode comprometer o sistema de arrefecimento e superaquecer o carro (Foto: Adobe Stock)

Do que é feito o aditivo do radiador?

  • O responsável pela refrigeração do motor é feito de vários componentes químicos além de água, que junto dela são responsáveis por deixar o sistema de arrefecimento funcionando como deve de fato ser. Segundo o diretor de tecnologia da PETRONAS Lubrificantes Brasil, Luiz Silos:

Os fluidos de arrefecimento são compostos basicamente, por Monetilenoglicol, Água, Inibidores de Corrosão (orgânicos e/ou inorgânicos), Aditivo Anti-espuma, Corante e Denaturante.

Cada componente possui funções extremamente importantes para o funcionamento correto do fluido de arrefecimento. A água é a grande responsável por refrigerar todo o sistema e garantir que ele opere na temperatura ideal de trabalho. O Monoetilenoglicol auxilia para que o fluido entre em ebulição acima de 100 °C e reduz o ponto de congelamento da água, para operação em temperaturas negativas, além de funções auxiliares como na limpeza do sistema. Por último, mas não menos importante, temos o inibidor de corrosão que protege o sistema contra ataques químicos ou contra a corrosão pela presença da água, bem como a proteção do Monoetilenoglicol à degradação, em função da pressão interna do sistema e altas temperaturas.

Para avaliar o bom desempenho de um fluido de arrefecimento existem alguns testes de laboratório, como o teste de corrosão ASTM-D 1384, que avaliam a performance de proteção do fluido nos diversos materiais que são utilizados no sistema de arrefecimento dos veículos automotores.”

Por que vazamentos aparecem?

  • O especialista explica que, quando estes componentes entram em contato com um motor que não utilizava o fluido de forma adequada, pela falta dos agentes de limpeza, borras que foram formadas quando eram utilizadas apenas água, começam a desaparecer e acusar vazamentos vedados pela sujeira.

“Possivelmente o sistema de arrefecimento já estava comprometido, com elevado grau de corrosão. Nestes casos, a própria camada de corrosão pode atuar como um ‘tampão’, evitando momentaneamente o vazamento. Ao colocar o fluido correto, ele vai limpar a ‘sujeira’ e pode evidenciar vazamentos pré-existentes que poderiam surgir a qualquer momento enquanto o motor estiver em funcionamento, colocando em risco o veículo. Neste caso, ao realizar a troca, é recomendado checar a existência de possíveis vazamentos e proceder com a manutenção para depois utilizar o fluido de arrefecimento completo,” aponta Silos.

Ou seja, o aditivo do radiador não ocasiona os vazamentos, ele limpa a sujeira que estava tampando uma fissura.

Para quem então acha que é melhor manter a sujeira e não ter vazamentos, saiba que assim não há nenhuma segurança e o defeito pode surgir a qualquer momento, pois o componente além de estar sujo, já está danificado.

Qual a importância do aditivo de radiador?

  • O aditivo do radiador é importante para manter o motor funcionando corretamente e na temperatura ideal. Ele também é seguro para o sistema.

O aditivo de radiador é importante para resfriar o sistema, mantendo a temperatura ideal de funcionamento do motor ao mesmo tempo em que garante a proteção de todo o sistema contra ataques químicos e oxidativos.

Os fluidos possuem os três principais componentes (água, inibidor de corrosão e Monoetilenoglicol) que garantem o correto funcionamento do motor, mantendo o componente dentro das temperaturas ideais de trabalho. A falta dele, sim, pode gerar superaquecimentos, corrosão no sistema (ferrugem) e até mesmo cavitação da bomba d’água, o que é um problema seríssimo.

Os aditivos de radiador de boa procedência irão auxiliar no bom desempenho do veículo”, completa o executivo.

Pode ser adicionado água, mas depende 

  • Para os que ainda insistirem em utilizar água, saiba que existem vários tipos de aditivos e alguns deles podem ser misturados na proporção correta.

Existem duas versões: concentrado e pronto para uso. “Nas versões concentradas deve-se observar a proporção de diluição indicada pelos fabricantes do equipamento em seu manual do usuário. Normalmente, a diluição indicada é de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo concentrado. Já a versão pronta para uso, como o nome sugere, não deve ser misturada com água uma vez que já está na proporção adequada para utilização”, pontua Silos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Evandro da SILVA 23 de julho de 2023

Eu uso o aditivo e estou muito satisfeito

Avatar
JERSON JESUS CANDIDO DA SILVA 20 de julho de 2023

Boa tarde as informações foram muito úteis pra mim parabéns obrigado

Avatar
Joe Hamanaka Hassui 19 de julho de 2023

E a foto é do reservatório do limpador de parabrisa.

AutoPapo
AutoPapo 19 de julho de 2023

Obrigado pela observação, Joe

Avatar
Deixe um comentário