Coloquei aditivo de radiador e vazamentos apareceram
Muitos motoristas alegam que, quando passam a adicionar aditivo no radiador, alguns problemas aparecem. Será por quê?
Muitos motoristas alegam que, quando passam a adicionar aditivo no radiador, alguns problemas aparecem. Será por quê?
Um item de manutenção que deve estar sempre em dia no carro é o aditivo do radiador. Ele é um composto químico e o principal responsável por otimizar o arrefecimento do motor para que ele opere na temperatura adequada. Entretanto, quem usa apenas água de torneira costuma reclamar de vazamentos quando coloca o aditivo. E isso tem motivo.
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Os fluidos de arrefecimento são compostos basicamente, por Monetilenoglicol, Água, Inibidores de Corrosão (orgânicos e/ou inorgânicos), Aditivo Anti-espuma, Corante e Denaturante.
Cada componente possui funções extremamente importantes para o funcionamento correto do fluido de arrefecimento. A água é a grande responsável por refrigerar todo o sistema e garantir que ele opere na temperatura ideal de trabalho. O Monoetilenoglicol auxilia para que o fluido entre em ebulição acima de 100 °C e reduz o ponto de congelamento da água, para operação em temperaturas negativas, além de funções auxiliares como na limpeza do sistema. Por último, mas não menos importante, temos o inibidor de corrosão que protege o sistema contra ataques químicos ou contra a corrosão pela presença da água, bem como a proteção do Monoetilenoglicol à degradação, em função da pressão interna do sistema e altas temperaturas.
Para avaliar o bom desempenho de um fluido de arrefecimento existem alguns testes de laboratório, como o teste de corrosão ASTM-D 1384, que avaliam a performance de proteção do fluido nos diversos materiais que são utilizados no sistema de arrefecimento dos veículos automotores.”
“Possivelmente o sistema de arrefecimento já estava comprometido, com elevado grau de corrosão. Nestes casos, a própria camada de corrosão pode atuar como um ‘tampão’, evitando momentaneamente o vazamento. Ao colocar o fluido correto, ele vai limpar a ‘sujeira’ e pode evidenciar vazamentos pré-existentes que poderiam surgir a qualquer momento enquanto o motor estiver em funcionamento, colocando em risco o veículo. Neste caso, ao realizar a troca, é recomendado checar a existência de possíveis vazamentos e proceder com a manutenção para depois utilizar o fluido de arrefecimento completo,” aponta Silos.
Ou seja, o aditivo do radiador não ocasiona os vazamentos, ele limpa a sujeira que estava tampando uma fissura.
Para quem então acha que é melhor manter a sujeira e não ter vazamentos, saiba que assim não há nenhuma segurança e o defeito pode surgir a qualquer momento, pois o componente além de estar sujo, já está danificado.
O aditivo de radiador é importante para resfriar o sistema, mantendo a temperatura ideal de funcionamento do motor ao mesmo tempo em que garante a proteção de todo o sistema contra ataques químicos e oxidativos.
Os fluidos possuem os três principais componentes (água, inibidor de corrosão e Monoetilenoglicol) que garantem o correto funcionamento do motor, mantendo o componente dentro das temperaturas ideais de trabalho. A falta dele, sim, pode gerar superaquecimentos, corrosão no sistema (ferrugem) e até mesmo cavitação da bomba d’água, o que é um problema seríssimo.
Os aditivos de radiador de boa procedência irão auxiliar no bom desempenho do veículo”, completa o executivo.
Existem duas versões: concentrado e pronto para uso. “Nas versões concentradas deve-se observar a proporção de diluição indicada pelos fabricantes do equipamento em seu manual do usuário. Normalmente, a diluição indicada é de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo concentrado. Já a versão pronta para uso, como o nome sugere, não deve ser misturada com água uma vez que já está na proporção adequada para utilização”, pontua Silos.
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Eu uso o aditivo e estou muito satisfeito
Boa tarde as informações foram muito úteis pra mim parabéns obrigado
E a foto é do reservatório do limpador de parabrisa.