Agora, picape pode ser táxi em Belo Horizonte
Para atender a demanda por transportes de grandes volumes, caminhonetes podem prestar esse serviço na capital mineira, mas nem todas atendem os requisitos
Para atender a demanda por transportes de grandes volumes, caminhonetes podem prestar esse serviço na capital mineira, mas nem todas atendem os requisitos
Se você reside em Belo Horizonte, em Minas Gerais, não se surpreenda quando avistar algumas picapes brancas com sinais luminosos no teto e placas com caracteres vermelhos. Isso porque, a partir da última sexta-feira (04), foi permitida a adição de caminhonetes à frota de táxis da capital mineira.
A decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciada no Diário Oficial do Município (DOM) tem como objetivo principal atender a demanda dos passageiros belorizontinos por transporte de grandes volumes e cargas leves. Dessa forma, com essa mudança, será possível que a população transporte de forma mais fácil e adequada compras de supermercado, feira e centros comerciais, além de bagagens e malas de viagem, que são sempre uma dor de cabeça para quem não tem acesso a um carro.
VEJA TAMBÉM:
Os taxistas que tiverem uma picape homologada para atuar como táxi terão boa vantagem ao atender demandas em shoppings, supermercados, feiras, aeroportos ou outros locais que comercializam itens que excedem o espaço disponível em carros compactos.
Apesar de ser uma nova solução de mobilidade que já despertou interesse de vários taxistas e proprietários de caminhonetes, nem todo veículo desse tipo pode se tornar um táxi. A portaria publicada pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) estabelece algumas especificações técnicas necessárias para que os veículos possam prestar esse serviço:
Dessa forma, o grande alvo dessa nova regra são as picapes médias como a Fiat Toro, Renault Oroch, Chevrolet Montana e Dodge Rampage.
Além disso, a regulamentação proíbe o transporte de itens que excedam as dimensões da caçamba ou causem deformações na capota. Também não é permitido circular com a tampa aberta ou com o uso de extensores e acessórios semelhantes, tudo isso com a finalidade de assegurar padrões de segurança e qualidade no serviço. Demais especificações da portaria podem ser acessadas por meio do site da PBH.
A primeira cidade a regulamentar o uso de caminhonetes como veículos táxi foi Recife (PE) em outubro de 2023. Essa iniciativa foi se espalhando gradualmente por municípios do nordeste como Aracaju, Salvador, Ilhéus, Fortaleza, São Luís e chegou até São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, entre outras cidades.
Cada município apresenta suas especificações que variam de acordo com o que foi estabelecido por suas prefeituras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |