Ninguém ensinou ao brasileiro como se acomodar num carro com airbag

Em 2014 o airbag se tornou item obrigatório de série no Brasil, mas faltou uma campanha educativa para ensinar como se posicionar diante das bolsas

seguranca veicular boneco dummie apos acidente dentro de carro com airbag deflagrado
Para que o airbag cumpra sua função de mitigar ferimentos, motorista deve se posicionar a uma distância mínima do volante e painel (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/07/2024 às 15h03

Neste ano, estamos completando dez anos desde que o airbag foi tornado obrigatório nos automóveis. Só que o governo federal, irresponsável como sempre, se esqueceu de uma campanha de divulgação do airbag para explicar qual é a atitude do motorista e dos ocupantes do automóvel se o carro já tem airbag.

Mas qual é o problema? O motorista tem que fazer como se o carro tem ou não tem airbag. Uma das coisas que não se pode fazer, e você já deve ter visto, eu já vi pelo menos, muito motorista que dirige grudado no volante.

VEJA TAMBÉM:

E qual o problema? O problema é que se o airbag se infla, ele vai ferir, pode até matar o motorista. Lá nos Estados Unidos já teve o caso. Uma velhinha baixinha, que dirigia colada ao volante, bateu, o airbag inflou e matou a motorista.

Então, qual é a regra? Manter pelo menos 25 centímetros de distância do volante para o airbag poder abrir.  E mais, o passageiro tem que ficar no mínimo a 40 centímetros do painel onde se abre o airbag do lado de lá, para evitar problemas e ferimentos quando, no caso de um impacto frontal, os airbags dianteiros se abrem.

Então, está no carro com airbag 25 centímetros do motorista para o volante, pelo menos 40 centímetros do passageiro para o painel. Essas são as distâncias mínimas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário