Airbag assassino mata mais um no Brasil: o próximo pode ser você 

Mais de um milhão de carros no país não foram levados ao recall por displicência do dono. O airbag da Takata mata ao invés de proteger

projeto thumb videos boris portal
Airbag da Takata fez terceira vítima no Brasil (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/09/2022 às 16h10

O airbag assassino  da Takata fez mais uma vítima, a terceira fatal no Brasil. O policial Alexandrino Guilherme Ferreira Jr de 40 anos, bateu seu Honda Civic num engarrafamento num viaduto de Belo Horizonte, dia 13 de setembro. O impacto frontal provocou o disparo do air bag e ele foi encontrado sem vida, com sangramento no tórax.

Dois outros motoristas morreram no Brasil pelo mesmo motivo em 2020: em um Chevrolet Celta 2014 em Aracaju e em um Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2022: preço e análise dos modelos Mas foram registradas mais de 20 mortes no mundo devido ao mesmo problema, além de centenas de feridos. É o airbag que mata ao invés de proteger.

VEJA TAMBÉM:

Como funciona um airbag?

É uma bolsa que se infla para proteger motorista e passageiros no caso de um impacto frontal e a Takata era sua maior fabricante no mundo, mas acabou falindo há cinco anos pois se envolveu em um recall de mais de 100 milhões de automóveis com seu produto defeituoso.

O que provoca o acidente é o gás que a Takata decidiu usar para expandir a bolsa inflável, o nitrato de amônia. Sob certas condições de umidade e temperatura, ele provoca uma explosão muito mais forte que a prevista e, além de inflar a bolsa, ele detona também o tubo deflagrador que ejeta dezenas de estilhaços de aço a quase 300 km/h contra motorista e passageiros.

A Takata tinha fábrica no Brasil e, por isso, mais de 3,5 milhões de carros nacionais receberam seu airbag no volante e no painel dianteiro. Apesar do recall realizado por todas as fábricas, cerca de 1,5 milhão de automóveis não foram levados às concessionárias para a troca gratuita do componente e ainda rodam no país com os air bags que matam ao invés de proteger.

Qual carro tem airbag Takata?

voltante do chevrolet celta com airbag takata apos acidente fatal
Fragmentos metálicos atingiram o motorista de um Celta e provocaram sua morte (Foto: Reprodução | Internet)

Quase todas as marcas realizaram recalls do airbag Takata no Brasil. Veículos produzidos entre 2001 e 2017 estão entre os relacionados para a troca do componente e se o dono estiver em dúvida, basta consultar o serviço de atendimento da montadora informando o número do chassis que consta no documento.

Ao se comprar um carro usado, deve-se entrar em contato com a fábrica para verificar se está enquadrado num eventual recall e levado à concessionária para o reparo. Caso contrário, você pode ser a próxima vítima.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Simone de Freitas 29 de outubro de 2024

As concessionárias não estão tendo airbags para substituição, algumas só colocam a do motorista. Sendo que a indicação de troca é frontal.
Teve caso de morte do motorista por causa do airbag do passageiro.

Avatar
Edmark Cabral 18 de setembro de 2022

Nada substitui a prudência

Avatar
Edmark Cabral 18 de setembro de 2022

Nem um equipamento de segurança substitui a prudência.

Avatar
Deixe um comentário