Alguns dos SUV mais vendidos do Brasil não são SUV
A definição de SUV sempre gera discussões, o Inmetro tentou criar uma definição e isso deixou de fora alguns modelos populares entre os consumidores
A definição de SUV sempre gera discussões, o Inmetro tentou criar uma definição e isso deixou de fora alguns modelos populares entre os consumidores
Os SUV são definitivamente os carros do momento. No mês de julho, cinco dos 10 carros de passeio mais vendidos do Brasil são esse tipo de carro. Mas a definição do que é SUV ainda é meio confusa e parece não haver uma padronização.
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Carros com concepções completamente distintas são chamados de SUV no mercado brasileiro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou em 2019 uma lista de requisitos para decidir o que são esses carros, mas ela criou mais confusão que ajudou. Veja a lista:
No final, carros como a perua Fiat Weekend Adventure e o hatch popular Fiat Mille Way se tornaram SUV dentro dessa classificação. O popular Renault Kwid que foi chamado de “o SUV dos compactos” se tornou um SUV de forma “oficial” com essa definição.
Fica difícil apontar uma definição exata para esse tipo de carro. A que nos passou mais segurança foi a utilizada nos EUA, país que inventou esse tipo de veículo. SUVs são carros de passageiros derivados de uma picape ou com plataforma própria. As exigências são o formato de perua e um vão livre maior que o de um carro de passeio.
O primeiro SUV foi o Chevrolet Suburban, lançado em 1935 como uma “perua” feita no chassi de picape da marca. Na categoria de SUV com plataforma própria podemos citar o Jeep Cherokee XJ, que utilizava um monobloco exclusivo.
Nos EUA os carros altinhos derivados da plataforma de algum carro de passeio são chamados de crossover ou CUV. O primeiro carro do tipo foi o desconhecido Nissan Rasheen de 1995, um carro vendido apenas no Japão. Esse Rasheen utilizava a plataforma do sedã Sunny e adotava um estilo quadradão.
O Toyota RAV4, com concepção similar, foi lançado meses antes. Mas sua primeira geração contava com uma plataforma exclusiva. A popularização desse tipo de veículo pelo mundo veio mais tarde, com o Lexus RX300 (derivado do Toyota Camry), Pontiac Aztec (feito na plataforma de minivans da GM) e pelo brasileiríssimo Ford EcoSport (derivado do Fiesta).
No Brasil, a denominação crossover chegou a ser usada por alguns fabricantes para definir seus carros, mas o nome SUV se provou mais forte e atrativo. Um caso curioso é das publicidades do Dodge Journey, que chamavam o veículo de crossover. Enquanto o seu irmão gêmeo Fiat Freemont era chamado de SUV pelo fabricante italiano.
Hoje no Brasil o termo SUV se consolidou no mercado. Além de chamar o Kwid de SUV dos compactos, a Renault classifica o Stepway como SUV, mesmo sendo apenas um Sandero com roupa aventureira. E o Inmetro corrobora essa decisão.
E falando nessa norma do nosso instituto, sabia que muitos dos “SUV” populares no Brasil não podem ser considerados assim? Alguns modelos mais recentes trazem carroceria diferenciada, posição de dirigir mais alta, porém o vão livre e os ângulos são similares ao dos carros que derivam.
Analisamos as fichas técnicas dos SUV que figuram entre os 50 carros mais vendidos do Brasil – mais o Chevrolet Tracker – para ver quais ficam de fora pela norma do Inmetro. Confira na tabela abaixo quais são:
Carro | Vão livre | Ângulo de ataque | Ângulo de saída | Ângulo central |
---|---|---|---|---|
Chery Tiggo 5x | 15 cm | 23° | 30° | – – |
Chevrolet Tracker | 15,7 cm | 17° | 28 ° | – – |
Honda HR-V | 17,7 cm | 20,1° | 29,7° | – – |
Mercedes-Benz GLB | 13,5 cm | 18° | 18,3° | 13,9° |
Nissan Kicks | 20 cm | 18° | 28° | – – |
Toyota Corolla Cross | 16,1 cm | 21° | 36° | – – |
Volkswagen Nivus | 17,6 cm | 18° | 26,1° | – – |
Volkswagen T-Cross | 19,1 cm | 20,7° | 30,1° | – – |
Alguns desses carros até atendem a um ou dois requisitos para serem considerados SUV pelo Inmetro, mas perdem em outros. O Nissan Kicks, por exemplo, possui um bom vão livre e ângulo de saída, mas o ângulo de ataque é baixo. Já o Chery Tiggo 5x destaca com bons ângulos e perde no vão livre.
No uso urbano esses ângulos podem indicar a facilidade de raspar a dianteira ou a traseira em rampas, quebra-molas e valetas. Já o vão livre baixo pode ser relacionado com o fundo do carro raspar em quebra-molas fora do padrão.
O Boris tem uma opinião forte sobre os SUV, confira:
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Chevrolet Veraneio e Toyota Bandeirante com motor de Mercedes Benz de 608D são SUV RAIZ! O resto é Nutella!
Povão guiado por modinha e levado a aumentar os mercenários lucros da indústria automobilística. SUV é gastão , deixa muito a desejar em estabilidade, não oferece mais espaço que os sedans e o design é muito questionável e deixa muito a desejar, parecem caixotes ambulantes .
Que tal Toyota Lander cruzer, SUV de verdade qualquer terreno ??
Acredito que o conceito americano seja o mais coerente: Ou seja, SUV é aquela “peruona” sobre a plataforma de uma pick-up medio-grande ou grande. Fora isso, é tudo “gato por lebre”.
O engraçado é ver como uma moda do momento é capaz de vender qualquer coisa que nem água.
Paga-se mais caro por algo superdiensionado e mais dispendioso, mesmo não precisando de tanto, apenas seduzido(a) pela moda, pra mostrar “que também tem”.
Bem, eu tenho um conceito de SUV: é grande, é alto, tem tração nas 4 rodas não-permanente (tipo Audi Quattro), pode ter reduzida.
“É grande”: um Mitsubishi Pajero, pelo menos;
“É alto”: um Cherokee, pelo menos.
Um Defender 110 !!!
Essas questões de ângulos: talvez o Inmetro quisesse agradar as montadoras …
Em nosso mercado, isso excluiria quase todos esses arremedos marqueteiros que estão aí: Kicks ?! T-cross ?? Duster ??? Todos os chineses ??? Tudo “suv de shopping” !!! E, claro, excluiria, sem dúvida, o Jipinho da Barbie. Como ?! Vc ñ sabe qual é esse ?! Ué … o Fiesta disfarçado: o Fordéco !!!