Quais marcas recomendam alternar combustível em motores flex?

No manual de alguns carros é indicado usar gasolina após rodar 10 mil km com etanol, explicamos o motivo disso

volkswagen polo track cinza flex abastecendo posto
No flex é possível mudar o combustível a qualquer momento (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/03/2025 às 08h00
Atualizado em 25/03/2025 às 17h24

Desde o lançamento do primeiro carro flex, o Volkswagen Gol 1.6 em 2003, que existem mitos sobre esse sistema se “acostumar” com um combustível. Na prática, não existe isso, você pode alternar entre gasolina e álcool quando bem entender, o gerenciamento eletrônico irá se adaptar.

Nos últimos anos, com a proliferação de carros flex com injeção direta de combustível, começou a se popularizar uma recomendação de colocar um tanque de gasolina a cada 10 mil km com etanol. Mas não são todas as montadoras que recomendam isso.

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O primeiro carro flex com essa recomendação foi o Toyota Corolla de 10ª geração, que foi produzido no Brasil de 2008 a 2014. Na página 1-5-4 de seu manual diz:

Recomendamos o abastecimento completo do tanque com gasolina a cada 10.000 km para ajudar a limpeza do sistema de combustível e manter o bom desempenho do motor.”

O Corolla é o único carro sem injeção direta com essa recomendação. Curiosamente, a geração atual, que utiliza esse tipo de injeção combinada com a multiponto no duto de admissão, não traz essa recomendação.

A Volkswagen traz essa recomendação no manual de seus carros apenas para os modelos turbinados. Isso engloba os 1.0 170 TSI e 200 TSI, como também o 1.4 250 TSI. Esses motores equipam as linhas Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e o Tera. Confira o que é dito no manual:

Para veículos com motorização TSI: caso haja opção pelo abastecimento do veículo exclusivamente com combustível do tipo Etanol, é recomendado que a cada 10.000 km o veículo seja abastecido com, pelo menos, um tanque completo de Gasolina. Essa recomendação é de observação obrigatória, e tem como objetivo evitar que haja acúmulo de matéria contaminante proveniente das características do Etanol. Esse possível acúmulo de matéria contaminante no sistema de alimentação de combustível pode resultar na perda de performance do motor ou até em dificuldades na partida do veículo.

No grupo Stellantis existe essa indicação de colocar um tanque de gasolina a cada 10 mil km com etanol para os motores 1.0 e 1.3 turbo da família Firefly; chamados de Turbo 200 e Turbo 270 respectivamente. Isso vem incluso no plano de manutenção dos carros.

Isso vale para os carros da Fiat (Pulse, Fastback, Strada e Toro), Peugeot (208 e 2008), Citroën (C3, Basalt e C3 Aircross) e Jeep (Renegade, Comapss e Commander. O trecho abaixo foi retirado do manual de um Pulse, mas é válido para os outros carros com motores turbo:

Veículos com motor TURBO 200 (Flex): para clientes que optem por abastecer o seu veículo exclusivamente com etanol, é recomendado o abastecimento completo do tanque de combustível com gasolina (no mínimo um tanque) a cada10.000 km para reduzir prováveis contaminantes procedentes do etanol.

chevrolet Tracker e Montana 2025 (4)
A Chevrolet adotou injeção direta nos motores turbo do Tracker e da Montana (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Uma marca que entrou nessa onda de indicar alternar o etanol com gasolina após 10 mil km é a Chevrolet. Ela equipou o 1.0 e o 1.2 turbo do Tracker e da Montana com injeção direta em janeiro de 2025. O antigo 1.4 turbo que foi usado pelo Cruze e pela geração anterior do Tracker não possui essa indicação.

As versões anteriores, sem injeção direta, ou o 1.0 turbo do Onix não trazem tal indicação. Confira o que é dito no manual do Tracker com injeção direta:

Para veículos equipados com sistema de injeção direta, caso o proprietário opte por abastecer o veículo exclusivamente com etanol, recomendamos o abastecimento deum tanque completo com gasolina (comum ou aditivada) a cada 10.000 km para eliminar os possíveis resíduos da utilização do etanol no sistema de injeção.

Quatro marcas que oferecem motores flex de injeção direta no Brasil não colocaram essa recomendação no manual: Hyundai, Honda, Renault e Toyota.

Por que as montadoras recomendam alternar entre os combustíveis?

O etanol é mais limpo que a gasolina quando o assunto é emissão de carbono. Isso traz a vantagem de não gerar carbonização nas válvulas como ocorre quando é usada apenas a gasolina comum.

Porém há a desvantagem do etanol gerar uma goma na ponta dos bicos injetores a longo prazo. A recomendação de colocar um tanque de gasolina periodicamente é para limpar esse acúmulo e manter o componente limpo.

Em teoria, o etanol aditivado também serve para manter os bicos injetores em bom estado. Porém é preciso saber se o seu posto realmente aplica o aditivo ao combustível. O Boris recomenda utilizar um aditivo detergente dispersante por conta própria para garantir a limpeza do motor.

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23 Comentários
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Marcos 26 de março de 2025

Sobre acostumar com combustível e. FATO temos oficina e vi vários carros assim toda leitura perfeita mas não aceita de jeito nenhum o outro combustível

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Joao 26 de março de 2025

Eu tenho o Peugeot 207 uma vez eu boto etanol e outra vez boto gasolina está de boa

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Benito 26 de março de 2025

Eu sempre alternou os 2 combustíveis. Máximo 3 abastecimento. Um limpa a goma do álcool e outro limpa a sujeira da gasolina

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Ónix plus 26 de março de 2025

Tenho ónix plus 2022 uso 4 tanques de etanol com aditivo PROAL da BARDAL a cada abastecimento. Depois 2 tanques de gasolina também com aditivo BARDAL para carro a gasolina ou flex. Carro está com 45 mil km sem problemas.

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ELIAS PEREIRA DA SILVA 26 de março de 2025

Cara vc usando o proal já é mais que suficiente.. melhor aditivo pro etanol..eu uso e recomendo..

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Ónix plus 26 de março de 2025

👍👍👍

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Antonio Carlos Silva 25 de março de 2025

Eu tenho um Peugeot 207 flex, eu uso durante uns meses etanol e outros uso gasolina e as vezes misturo, más hoje coloquei gasolina e o carro teve dificuldade para pegar., se é gasolina porque não pega?

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Lucas Pedroso 26 de março de 2025

Aconteceu comigo, Montana 1.4 rodava no álcool coloquei gasolina rodei mais de 100km e no outro dia não queria pegar e ficou meio falhando mais depois de um tempo ficou normal, parece que não reconhecia o combustível

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Alexsandro Haack 25 de março de 2025

Eu sigo a regra básica, a cada quatro tanques de etanol que uso, coloco um de Gasolina comum ( aditivo de minha preferência), faço de modo preventivo, e não tenho problema com falhamento, bico etc.

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Laércio mendes 25 de março de 2025

Cansei. Site cheio de propaganda, mal consigo achar espaço pra ler as reportagens. Muito irritante.

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Paulo 25 de março de 2025

Meu polo TSI 2024 com 9000km já não pega direito nem na gasolina de posto de procedência. Imagina colocar etanol

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Juliano 25 de março de 2025

Comprei um Polo TSI 2025 e na entrega técnica o vendedor da css me disse pra abastecer só com gasolina. Não indicou o etanol. Então estou usando só gasolina.

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João carlos 26 de março de 2025

Sou motorista de App, dirijo um Sandero 1.0 3 cilindros, só uso Etanol, porque? Hoje usando gasolina com 27% de Etanol, porque usar “gasolina ” com Etanol? E vai piorar vão aumentar para 31%, mas uma ideia genial do governo para baixar o preço da ” gasolina” e vc e seu carro que se dane no mecânico.

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Cristiano 25 de março de 2025

Ford Ka 1.0 2020 tem essa indicação também, e bem mais frequente que 10 mil km

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IVAN VASCONCELLOS 25 de março de 2025

Com 30% de etanol na gasolina, não vai fazer tanta diferença assim não! 🙂

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Waslon Terllizzie Araújo Lopes 25 de março de 2025

O primeiro Gol flex foi lançado em 2003!

AutoPapo
Eduardo Rodrigues 25 de março de 2025

O repórter trocou o 3 pelo 6 no teclado, já consertamos. Obrigado por avisar.

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Claudio Aragão 25 de março de 2025

Tenho um Siena Tetraful, 1.4 mpi, 09/10, desde 2018. Assim como o proprietário anterior nunca abasteci com Etanol. Somente gasolina e GNV. Qual recomendação para usar o Etanol? Obs.: Estou rodando SOMENTE com gasolina, desde início de Janeiro/2025. Agradeço por uma orientação correta.

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Wesley 25 de março de 2025

Deixe chegar na reserva, e abasteça com o etanol. Certifique-se de haver gasolina no tanquinho de partida a frio. Porém como você nunca usou etanol nele antes, há boas chances de a gasolina do tanquinho ter apodrecido e entupido tudo. Na dúvida não use 100% etanol, abasteça sempre um pouco de gasolina. 15% de gasolina misturada ao etanol já é suficiente pra pegar no frio mesmo se o tanquinho tiver inoperante

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Santiago 25 de março de 2025

Ao abastecer com os dois combustíveis, na hora de calcular as proporções deve-se considerar o etanol que já vem misturado na gasolina.

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Paulo 26 de março de 2025

Então abasteça com etanol e pegue uma rodovia e ande uns 30 km até que o módulo reconheça o Novo combustível.

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Polvo 26 de março de 2025

Se o carro funcionou bem na gasolina e GNV todos esses anos, sugiro que mantenha assim. Trocar para etanol não vai ganhar nada. Para economizar no posto, continue no GNV.

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Santiago 25 de março de 2025

Meu carro é 2019, e eu já tenho o costume de alternar o combustivel a cada 2000 kms.
Faco isso desde o meu primeiro flex em 2008, que é para fazer mesmo que o sistema trabalhe com os dois combustíveis.

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