Estudantes são premiados por projeto de mobilidade para idosos

Conceito de locomoção para a terceira idade foi desenvolvido no programa global PACE

Um projeto de mobilidade para a terceira idade rendeu três prêmios a um grupo de alunos da Universidade de São Paulo (USP) em um programa promovido pela General Motors.

A ideia é baseada em uma scooter e pensada para o uso sobre calçadas. O veículo elétrico, batizado de DX pelos criadores, alcança a velocidade máxima de 20 km/h e é portátil. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano e tomou a cidade de São Paulo como base para os desafios de mobilidade.

O DX recebeu a primeira colocação na categoria Customer Insight, voltada para o marketing, e ficou na segunda posição nas categorias de Industrial Design e Manufacturing Engineering. No ano que vem, ocorre a segunda etapa do PACE, sigla para expressão em inglês para “Parceiros para o Avanço da Educação em Engenharia Colaborativa”.

Junto com alunos de diversas áreas de engenharia da Escola Politécnica da USP, trabalharam graduandos do Instituto Mauá de Tecnologia e da Índia, Estados Unidos e Alemanha.

O estudante Guilherme Costa Martins, um dos integrantes do grupo, conta que trabalhar em conjunto foi tão desafiador quanto o projeto em si. Com o grande número de participantes e em diversas localidades, as discussões e trocas de informação foram feitas através de videoconferências e chats.

O PACE é promovido pela General Motors, Siemens, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard. As iniciativas desenvolvidas pelos participantes ao longo do programa servem como conceitos de novas tecnologias para o futuro e podem, talvez, chegar as linhas de produção no futuro.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia.

Últimas Notícias

Vendas podem cair de 10% a 20% em 2020

Se na maior parte do país o isolamento horizontal continuar até 22 de abril, a queda no ano será de…

2 de abril de 2020

Senai oferece curso de mecânica gratuito e a distância

Instituição ensina noções básicas de mecânica em curso gratuito oferecido pela internet e com carga horária de 14 horas

2 de abril de 2020

Venda de carros em baixa: consumidor pode aproveitar?

Em março, o mercado automotivo teve o pior resultado dos últimos 14 anos; com estoques repletos de veículos, é a…

2 de abril de 2020

Carregador de bateria de carro é seguro? Veja cuidados ao usá-lo!

Mercado conta com diversos modelos de carregadores portáteis para uso residencial - conversamos com especialistas para saber como usá-los

2 de abril de 2020

Para-brisa trincado: é possível evitar danos colocando o dedo no vidro?

Normalmente, as trincas no para-brisa começam pequenas e depois se alastram; há quem sugira colocar o dedo no vidro para…

2 de abril de 2020

Prazo de financiamento da Volkswagen é estendido sem juros

Aumento do tempo na modalidade Crédito Direto ao Consumidor deve ser requisitado por clientes no site - consórcios também sofreram…

1 de abril de 2020