Andrea Moda: a história da equipe BANIDA da Fórmula 1
Em um tempo que era bem mais fácil fazer parte de um campeonato de Fórmula 1, a Andrea Moda se figurou como o pior time da história do esporte
Em um tempo que era bem mais fácil fazer parte de um campeonato de Fórmula 1, a Andrea Moda se figurou como o pior time da história do esporte
A Fórmula 1 passa por um momento turbulento entre as equipes, em que a Andretti – renomado time com tradição no automobilismo americano – tenta compor o grid da categoria, mas tem sido frequentemente barrado devido a questões financeiras que poderiam prejudicar o bolso das demais escuderias que já atuam no certame.
No entanto, em uma época mais distante, no final dos anos 1980 e 1990, para ser mais específico, bastava ter grana e um carro que cumpria o regulamento, que você estava dentro do esporte. Foi nesse cenário que a Andrea Moda, possivelmente a pior equipe que já passou pela categoria, surgiu e acabou sucumbindo.
VEJA TAMBÉM:
A equipe pertencia a Andrea Sassetti, empresário dono de casas noturnas na Itália e de uma fabricante de sapatos masculinos. Sassetti viu na F1 uma oportunidade de alavancar os seus negócios, e, comprou o que sobrou da capenga equipe Coloni, para disputar o Mundial em 1992.
Já na primeira etapa do ano, em Kyalami, na África do Sul, a Andrea Moda já enfrentou problemas sérios, uma vez que se negava a pagar os US$ 100 mil de taxa de entrada de nova equipe à Associação dos Construtores (Foca). O dono da empreitada alegava que havia comprado a Coloni e seus carros, e, por isso, não se tratava de uma nova integrante. A desculpa, obviamente, não colou, e foram excluídos da primeira corrida do ano.
Andrea se viu obrigado a pagar a taxa, e se preparava para a segunda prova do ano, no México. Para isso, anunciou que contaria com um chassi desenhado pela Sintek para a temporada de 1990. O carro, no entanto, não ficou pronto a tempo do GP, os pilotos Alex Caffi e Enrico Bertaggia não puderam competir, e, imediatamente pularam fora do barco.
Sassetti, no entanto, alegou que havia demitido a sua dupla.
A escuderia voltou a ter incontáveis problemas ao longo do ano, antes de ser banida de vez antes do fim da temporada, e é possível fazer uma lista com os mais ‘icônicos’.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |