Confira alguns apelidos curiosos no mundo dos caminhões
Vanderleia, jacaré, Bob Esponja são alguns dos apelidos curiosos que caminhões e implementos recebem dos caminhoneiros
Vanderleia, jacaré, Bob Esponja são alguns dos apelidos curiosos que caminhões e implementos recebem dos caminhoneiros
Em diversas culturas, seja ela de carros, motos, ônibus ou caminhões, alguns apelidos surgem por motivos que, no final ninguém sabe a razão ou simplesmente por uma zoeira. É como dizer que o Volkswagen up! TSI é um esportivo de verdade quando parece um pote de sorvete da Kibon. É claro que muitos podem levar na brincadeira ou não, e no mundo dos pesados, existe essa cultura de apelidar caminhões, implementos e demais.
VEJA TAMBÉM:
As carretas “Vanderleia”, são aquelas com os 3 eixos espaçados, em que geralmente o primeiro eixo e auto direcional. Sua vantagem está a maior capacidade de carga comparada a uma carreta três eixos convencional. Curiosamente ela recebe um nome bem peculiar, Vanderleia.
Wanderléa, foi uma famosa cantora, atriz e compositora que fez um grande sucesso na jovem guarda. Ela tinha como ato peculiar de cantar com os pernas afastadas. Foi daí veio o apelido machista e de mau gosto, mas que acabou pegando e definiu o tipo de carreta.
O Volkswagen Constellation chegou ao mercado em 2006 e foi o caminhão usado na refilmagem da série “Carga Pesada”, produzida pela TV Globo. Entretanto, por sua forma “quadrada” e pintura amarela logo foi chamado de Bob Esponja, personagem de desenho animado. Hoje em dia se alguém lhe disser que trabalha em um Bob 24.280, é um Constellation.
Dentre a variedade de implementos ou carretas que temos, uma delas e o Silo Rodoviário. É uma carreta para carregar cimento. Para descarregar a carga é usado um compressor de ar, como se fosse um aspirador de pó só que ao contrário. Mas o apesar de seu funcionamento um pouco diferente, o seu apelido pode ser mais ainda, já que o implemento é conhecido como “Cebolão” e o motivo, vai lá saber…
Assim como o Constellation tem o seu apelido, um dos caminhões de maior sucesso da Scania também recebeu alcunha popular. O 111S é conhecido como Jacaré. Talvez o motivo seja pelo longo capô que lembra a cara do réptil. Mas ironicamente, todos os jacarés saiam de fábrica na cor laranja e não verde.
Apelidos de caminhões são curiosos. Outro modelo que tem uma história no Brasil é a série L da Mercedes-Benz. Principalmente os modelos 1111 e 1113 que, nos anos 1970, receberam o apelido de muriçoca, por se parecerem com o mosquito de alguma forma.
O apelido pegou, e até nos dias atuais, caminhões do tipo chassi-rígido recebem esse apelido. Alguns caminhoneiros até colocam adesivos de muriçocas em seus caminhões, em nome da zoeira.
Além desses apelidos, existem outros, seja para cargas, tipos de motoristas e até códigos para se usar no rádio PX. Mas é assunto para outro dia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Porque o apelido de vanderleia foi machista e de mau-gosto??? Quanto mi-mi-mi hein!!!! Foi muito nada a ver esse trecho aí.
Faltaram também o Scania 110 maçarico e o International 9800 boi tatá.
Bela reportagem , faltou o MB 1924 apelidado de Roberta Close “BONITA MAS NÃO TREPA “
Legal a reportagem mas faltaram muitos modelos , Ford Cargo 2422 e o prestobarba , Scania lk 141 e o guarda roupa ,Mb 1933. Terezona, Mb 1519 brejeira , Volvo faixa preta e o cadeira elétrica, Volvo Fh 12 modelo novo é o tela plana ou robocop , atego 2425 é o pão de forma entre outros apelidos , mas valeu a reportagem
Tem um que se chama ” Cabeça de Gato” se não me engano, muito boa reportagem ????
Muito bom rever os modelos que a galera mais de idade começou a trabalhar por esse mundăo…
Parabens pela reportagem…..
Faltou falar da Terezona e Brejeira os dois Mercedes 1929 e 1519.
Agora tinha que ter lacração na matéria dizendo que o apelido é machista e deu mau gosto!
Eu digo pra vcs que eram outros tempos inclusive sem mimimi.
“Queixo duro” para caminões com direção “mecânica”.
Gostei do assunto B.F. Parabéns e obrigado. Ah!!! Teresona MB 1929/32.