Após vender 8 mil unidades, VW Meteor tem novidades para 2023
Modelo decretou basicamente o fim do TGX da MAN no Brasil, mas mudanças foram além de apenas trocar o emblema
Modelo decretou basicamente o fim do TGX da MAN no Brasil, mas mudanças foram além de apenas trocar o emblema
Em setembro de 2020, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentava para o mercado nacional o novo modelo chamado de Meteor, que, querendo ou não admitir, era um MAN TGX Efficient Line 3 com uma nova grade e a logo da Volkswagen. Na ocasião, jornalistas questionaram se um pesado eliminaria o outro e a montadora negou prontamente.
Menos de dois anos depois, veio a notícia de que o MAN TGX deixaria de ser produzido, fechando um ciclo de 10 anos, no qual, de acordo com a Fenabrave, pouco mais de 11 mil unidades. Isso mostra que um caminhão com uma logo de uma marca conhecida pode fazer toda a diferença. No lançamento dos novos VW Meteor Euro 6, a VW informou que em apenas 2 anos, o Meteor já acumula 8 mil unidades emplacadas, ou seja, uma estratégia bem assertiva da montadora.
VEJA TAMBÉM:
É claro que o VW Meteor vai além de um MAN TGX Efficient Line 3 com outra cara: na verdade, o caminhão da VW também marcou a produção nacional do motor MAN D26, o que traz mais competitividade para o modelo no acirrado mercado de pesados no Brasil. O Meteor Euro 5 atualmente é oferecido em 2 versões: 26.460 6×2 e 29.520 6×4 ambos com motor D26 de 460 e 520 cavalos. Mas em breve sairão de linha.
Para 2023, o novo VW Meteor terá novidades e passará a contar com outras duas versões. Uma é o Meteor 28.480 equipado com motor MAN D26 de 480 cavalos e 13 litros e 2.400 Nm de torque. Já o 29.530 também com MAN D26 de 530 cavalos e 13 litros e 2.600 Nm de torque. Ambos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico.
Além disso, os modelos VW Meteor 2023 contam com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.
VEJA TAMBÉM: Iveco Daily é opção para CNH B
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vale também destacar na linha Constellation o 25.480. com o motor MAN D26 de 480 cavalos e 13 litros e 2.400 Nm de torque.