Denatran lança Carteira Digital de Trânsito, uma plataforma digital única que promete centralizar todos os serviços de trânsito
O aplicativo batizado de Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) não tem apenas a função de armazenar documentos. A plataforma digital também permite receber infrações de trânsito e emitir boleto para pagamento de multas.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o Denatran, multas que forem pagas antecipadamente podem ter desconto de até 40%. Entretanto, para obter tal abatimento, é necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo. Essa funcionalidade já está disponível para pessoas físicas. Pessoas jurídicas, porém, ainda precisam acessar o site do SNE Web para gerenciar infrações de veículos.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (21), durante a Semana Nacional de Trânsito. As funcionalidades da CDT são as mesmas do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Para quem já usava essa plataforma, é possível utilizar o novo aplicativo com um login único.
Quem não utiliza ferramentas digitais poderá fazer o cadastro diretamente no CDT. A partir de então, o usuário passa a receber as notificações de autuação e penalidade pelo celular. Pessoas físicas podem monitorar multas utilizando somente o aplicativo. Também existe a possibilidade de acessar pelo computador, no Portal de Serviços do Denatran.
Disponível desde 2016, o SNE já gerou, de acordo com o Denatran, mais de R$ 100 milhões de desconto em multas de trânsito para motoristas de todo o país. No momento, as notificações eletrônicas abrangem as autuações de todos os órgãos de fiscalização nacionais, além das emitidas por 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais.
Caso o órgão de trânsito emissor da multa ainda não faça parte do SNE, o motorista recebe a notificação pelo meio tradicional, por carta. Nesse caso, não há direito ao desconto. Confira aqui quais Detrans oferecem as novas ferramentas.
Foto: Serpro | Denatran | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
absurdo cobrar multa por radar por exemplo, andar a 50 em um radar de 40 acho um roubo sem precedentes.
Qual o motivo dos Detrans dentro do país cobrarem
taxas diferentes
Os infratores, que não sejam proprietários do veículos, também poderiam receber o desconto.