Essa evolução do espelhamento colocar a identidade visual do iOS até no painel de instrumentos e permite controlar todas as funções do carro
Enquanto os rumores de um carro da Apple começam a desaparecer, a empresa realizou uma investida grande no setor de automóveis: o lançamento do CarPlay Ultra. Esse recurso expande a atuação do espelhamento com o smartphone e integra ainda mais o interior dos veículos modernos ao ecossistema da marca da maçã.
O Apple CarPlay Ultra é capaz de comandar todas as funções do carro através de sua interface. O motorista não precisa mais sair da tela do espelhamento para pode mexer no ar-condicionado ou nos modos de condução do veículo, por exemplo.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, o espelhamento também é feito no painel de instrumentos. Velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, pressão dos pneus, visualização dos sistemas ADAS e outros recursos serão mostrados nessa tela com uma interface da Apple.
O Apple CarPlay Ultra, assim como a versão atual, irá usar a identidade visual do iOS nas telas do carro. Ou seja, os quadrados terão aquela borda arredondada e marcadores do painel usarão o mesmo tipo de barrinha vistos no iPhone.
Tudo isso será controlado pelas telas, pela assistente Siri ou pelos botões do carro. O sistema unirá as funções do smartphone com as já presentes no carro.
Segundo Bob Borchers, vice-presidente da Apple, os usuários da marca adoram o CarPlay e a versão Ultra veio para tornar a experiência mais unificada. O executivo alega que terá uma integração única para cada montadora.
O primeiro carro a usar o Apple CarPlay Ultra será o Aston Martin DBX, a empresa já adiantou que Hyundai, Kia e Genesis também terão suporte em breve. Nesse primeiro momento a função só está disponível nos EUA e no Canadá, o resto do mundo receberá nos próximos 12 meses.
Para poder usar essa função é preciso ter um iPhone 12 ou mais recente, rodando o sistema operacional iOS 18.5 ou mais recente.
A integração de produtos Apple com os carros começou em 2008. O sistema de som Harman Kardon NTG 2.5 usado pela Mercedes-Benz trazia uma entrada de 30 pinos que era usada pelo iPod e pelo iPhone.
O sistema de som do carro acessava o aparelho e reproduzia as músicas. Era possível também navegar pelas pastas e playlists pela interface do veículo, sem precisar pegar o iPod para trocar as músicas.
Em 2014 o CarPlay estreou, foi o primeiro espelhamento de smartphone em centrais multimídia. O primeiro carro a receber a função foi a Ferrari FF, ela era um opcional de US$ 5 mil.
Hoje a função é padrão em praticamente todos os carros novos com central multimídia. Existem algumas exceções, como os carros elétricos da Chevrolet e alguns modelos chineses que exigem adaptadores para isso.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |