Ar-condicionado: motorista de Uber e 99 pode se negar a ligar?
O verão está chegando e uma das brigas que insistem em permanecer é entre passageiros e motoristas por conta desse sistema de refrigeração
O verão está chegando e uma das brigas que insistem em permanecer é entre passageiros e motoristas por conta desse sistema de refrigeração
O inverno está nos seus finalmente e antes que se inicie a primavera uma onda de calor com temperaturas que podem atingir 45 ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), preocupa os brasileiros. Para quem dirige, a solução em meio ao trânsito é ligar o ar-condicionado. Mas e para aqueles que se deslocam por carros de aplicativo, como fica essa situação?
VEJA TAMBÉM:
Reclamações em que os motoristas se negam a ligar o ar-condicionado do carro de aplicativo tem ficado cada vez mais recorrentes. É importante lembrar que no período da pandemia do covid-19 às regras sanitárias ficaram mais rígidas e uma das exigências era circular com os vidros abertos para evitar a proliferação do vírus em ambientes fechados. Entretanto, as normas de saúde convencionais já foram restabelecidas, mas o ar-condicionado se tornou via de regra para a maioria dos motoristas de aplicativo, que não querem saber de gastar combustível para deixar o interior geladinho.
Gostaria de saber sobre o posicionamento da empresa sobre motoristas que não usam ar condicionado em seus veículos. Absurdo você pagar dinâmico, sabendo ainda que é exigido da empresa que o carro possua o mesmo para cadastro. O calor do Rio de Janeiro é de altas temperaturas, ainda sim os motoristas alegam não ligar por política da empresa em virtude do COVID. Gostaria de um posicionamento sobre isso”, apontou um residente do Rio de Janeiro (RJ) em manifestação não respondida pela empresa de aplicativo no site Reclame Aqui em fevereiro de 2023. (ID: 159688387)
Em outra reclamação não respondida no site, o passageiro citou o decreto nº 49.766, publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro do dia 12 de novembro de 2021 (que retoma as normas de saúde convencionais) e expressou indignação.
Hoje peguei um Uber com minha mãe , mesmo ela passando mal, ele se recusou a ligar o ar (totalmente desumano). Ainda teve a audácia de falar que se quiser ar-condicionado, pegue o Uber Black , porém não tem na região (ou seja, como iria pegar?)”, desabafa o passageiro (ID: 162300091)
Os motoristas do segmento 99 pop estão alegando que essa categoria não dá direito a ar-condicionado. Já abri reclamação na 99 e a empresa não faz absolutamente nada pois os motoristas continuam se recusando a ligar o ar condicionado”, afirma passageiro também na plataforma reclame aqui (ID: 168630157)
As normas e diretrizes das principais plataformas de serviço de carros de aplicativo, Uber e 99, não especificam se o motorista deve ou não ligar o equipamento.
Em resposta ao questionamento da obrigatoriedade, a 99 aponta que essa decisão deve ser acordada entre o motorista e os tripulantes.
“A 99 informa que segue as determinações das autoridades brasileiras voltadas ao transporte individual privado por aplicativo. A utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista parceiro e passageiro para que a viagem ocorra de forma confortável para ambos. A empresa reforça, ainda, que o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível. Após a viagem, tanto os condutores quanto passageiros são incentivados a avaliar suas corridas, podendo registrar eventuais ocorrências”, finaliza a 99.
A Uber não respondeu, mas em suas diretrizes sempre tomba para o mesmo lado, prezando o bem estar e boa experiência para todos os tripulantes.
Essa é uma afirmação feita por motoristas e passageiros, porém, assim como para os carros mais simples, não existe nenhuma regra específica para estes tipos de carros de aplicativo a respeito de ar-condicionado.
Paguei o veículo Comfort porém para a minha surpresa o motorista se recusou a ligar o ar-condicionado. Totalmente irredutível mesmo eu argumentando que peguei Comfort que é em torno de 30% mais caro. Não ligou! Entrei em contato com a 99 que se resumiu a pedir desculpas, me deixaram esperando por uma solução mas desligaram e não retomaram. Fiquei no duplo prejuízo pois paguei com ar e andei no calor e não obtive nenhuma resolução da empresa”, usuário de Fortaleza (CE) em uma reclamação não respondida em fevereiro de 2022 (ID: 141294897)
Por ironia, mesmo não sendo obrigados a ligar o equipamento, todos os carros de aplicativo – Uber e 99 – devem ter ar-condicionado para rodar nas plataformas. Essa exigência é uma das principais regras que os automóveis devem seguir no momento de serem cadastrados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quer conforto?
Pague por ele, sempre foi assim e sempre será.
Mas esses preços bizarros do Uber estão transformando qualquer um q 10 reais no bolso em patrão. Na cabeça deles, claro!
Motorista que não liga é burro pq chega em casa + cedo por conta do cansaço, mais irritado pelo calor e mais puto com as discussões com passageiros. Se o ar gera conforto para o burro, ele vai trabalhar mais, melhor e faturar mais também.
Só para sua informação, ao seu redor existem pessoas que se sentem mal com o ar condicionado ligado . Pelo menos eu para não ter problemas com passageiro …trabalho a noite
Não vou viver doente por causa de ar condicionado
Obrigado por compartilhar esse conteudo conosco! Como vc contribuiu comigo posivitamente, te convido a conhecer meu artigo sobre ar condicionado, para que voce possa se proteger da onda de calor recente…
Vi uma matéria do Autopapo sobre o assunto, a qual por um lado, independente do valor da viagem, o motorista deve ligar o ar condicionado em tempos de calor, o que deixa a entender que não se importam com o alto consumo de combustível e os prejuízos que o motorista terá que arcar. Porém, na mesma matéria explica que é real o consumo de combustível com o ar ligado. Foi realizado 3 teste,em diferentes situações em um Onix Plus, considerado um dos mais econômicos, e provou-se que de fato há esse gasto extra para o motorista. Só que esses teste foram feitos em pistas livres de trânsito intenso, semáforos e aclives. O mais justo seria realizar o 3 testes na cidade com o Onix Plus, mesmo sabendo que a maioria dos motoristas na categoria X e 99 não tem condições de adquirir ou alugar esse modelo de veículo, recebendo tão pouco por cada viagem.
Como já foi dito por outros internautas, quem quer conforto deve pagar pelo mesmo. É assim nas companhias aéreas (todos viajam na mesma aeronave, mas há categorias e preços diferenciados pra quem quer mais comodidade), nas empresas de ônibus interestaduais (ha os mais basicos, chamados de executivos, os semileitos e leitos. A origeme destino sao os mesmos, porémos preços são diferentes conforme o conforto exigido).
Temos as categorias uberex confort e Black e como o uberex é uma categoria mais barata e que paga menos aos motoristas os passageiros preferem escolher a categoria mais barata e querem o tratamento da mais cara ou seja pagam por um serviço mais em conta e querem o tratamento de luxo onde o motorista tem que rodar mais para garantir lucro a partir da categoria confort o passageiro tem suas preferências como carro frio como silêncio e outras escolhas como que vou pegar uma corrida de 5 km por 6,50 e ligar o ar condicionado que lucro eu tenho numa corrida dessas? Pq aqui em Recife o valor que recebemos nessas corridas é de 6,50 valor mínimo.
A verdade é a seguinte, devido ao período de enfrentaremos a comida é baixa demanda nas solicitações em 1⁰ momento, os aplicativos criaram categorias para uso momentâneas com valor reduzido de corrida, em cerca de 30% menor, depois vieram os aumentos maciços no combustível.
Depois disso em um 2⁰ momento, quando as solicitações começaram a chegar perto de uma normalização de demanda, os aplicativos, sabendo que num futuro próximo voltaria ao normal, porém, com inflamação no mesmo patamar, implantarm, incentivos temporários e não reajustadas os valores nem igualaram ao que era antes, sem mencionar que, serviço de luxo e confortável tem valor agregado, bem diferente de serviço popular, resumindo…
Hoje, o passageiro paga R$12,00 por uma corrida com valor deflacionado a 30 meses, onde 10km custava em torno de R$25,00 para o motorista receber, pagando 35,00. E quem vai pagar esta diferença?
Se existe o serviço, onde não é necessário brigas ou discussões desnecessárias, solicite o mesmo, pague por isto e fim de papo.
O custo elevado de combustível e a falta de vontade do passageiro em pagar um valor mais justo, não tem como ligar ar condicionado no veículo, caso as operadoras Uber, 99, mobizap, indrive e urbana, coloquem um botão no app que cubra o custo do combustível justo para acionamento de ar condicionado na viagem, pode se avaliar com positividade, enquanto isso não temos de ligar o ar
Eu ligo ar para meu conforto entre uma corrida e outra, para se depois aparecer uma boa corrida no confort o carro não estar quente. Quando estou um quarteirão do passageiro eu desligo. Não vou fazer corrida de 7,00 com ar ligado.
O que todos os passageiros não sabem!
Antes da pandemia eles reduziram as tarifas pagas aos motoristas por não precisar ligar o ar,mas ao término da pandemia as empresas não voltaram com as tarifas retiradas.e ainda aumentaram mais ainda pro passageiro na forma de obter um lucro exorbitante em cada corridas,e os motoristas não tem aumento desde 2016.por isso não tem como ligar o ar condicionado.essa é a verdade que as empresas não falam e ficam disputando quem paga menos ao motorista com isso não tem como o passageiro sofrer tbm.
Tem muita coisa acontecendo que os passageiros não sabem nem 10%.
Eu lamento muito era pra termos um serviço de excelência,mas sem tarifa sem conforto!os passageiros deveriam entrar é no Procon pra fazer queixas só assim os apps possam pagar melhor aos motoristas.
O passageiro não tem culpa nenhuma pois pagam uma tarifa de táxi pro app e o motorista recebe uma tarifa podre igual banana em fim de feira.
Ar-condicionado é sinônimo de conforto. Eu só ligo quando a corrida é no confort. Imagina só: receber R$6,99 por uma corrida e ainda ligar o ar… vou pegar para trabalhar. A maioria dos passageiros são pão duro. 97% das corridas solicitadas são na categoria pop ou X. Essas duas categorias devem ser bandidas.
Quando uma pessoa solicita Uber confort ou Black, aparece a opção para escolher a temperatura do interior do carro. Isso não existe no Uber x. Porém, os próprios motoristas gostariam de dirigir full time com ar ligado, mas uma vez que nós recebemos os mesmos valores de seis anos atrás, torna-se impraticável o uso do ar no Uberx ou 99 pop. Tanto a Uber como a 99 dão uma de maluca ao não se posicionar porque elas são as responsáveis pela precarização do serviço. Se tudo estivesse numa boa, sem covardias, não seria necessário o governo federal meter o dedo nisso. Aliás, a interferência do governo no negócio dessas empresas comprova a incompetência dos responsáveis pelas mesmas. Essas empresas tem a oportunidade de mudar a vida de milhares de famílias, mas agem de maneira gananciosa pensando que não receberão o troco.
Na minha opinião eu acho que a 99 e Uber eles deveriam estabelecer uma forma de reembolsar o motorista por o uso do ar condicionado sendo que logicamente gasta mais combustível o passageiro enfim ele não tem nada a ver com isso mas por vez se ele quer um conforto maior ele deve optar o carro Confort sendo assim ele não vai ter do que reclamar
O app deveria deixar um campo pra quando o passageiro quiser com ar, o motorista pudesse acrescentar esse gasto a mais na corrida. Assim ficaria justo. Quer ar condicionado?Pague por ele. Gasta 30% a mais de combustível? Coloque essa opção no app se o cliente pagar essa diferença, ligue o ar.
Já existe isso. Chama-se Uber Confort ou Black, mas as pessoas vão na opção mais em conta…
“Empatia,respeito,humanidade “…numa via de mão única? Outro dia, a passageira reclamando comigo que estava com uma criança, muito calor e chamou o uber X. Pediu pra ligar o ar, o motorista não ligou. Ela cobrou empatia e humanidade do motorista em relação à criança. Exigindo empatia que deveria ter partido dela mesma em relação à seu próprio filho, pedindo o comportamento. E não colocar nas mãos de um desconhecido essa consideração. Ninguém pensa que o motorista,mais que ninguém, gostaria de trabalhar no fresquinho. Não o faz, para que sobre um pouco mais no fim do dia. E não é ganância. O dinheiro é pingado. Ninguém pensa no pobre, trabalhando ,suando, em busca de trocados.
” pedindo o comfort “