As 10 questões mais difíceis do Detran-SP são reveladas; confira o simulado

Prova teórica tem 30 questões divididas em diversos temas e, para ser aprovado, candidato tem que acertar pelo menos 21 delas

sala de prova de lesgilacao ou prova teroica do detran sao paulo
Sala onde são aplicadas as provas teóricas no Detran-SP (Foto: Detran-SP | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 24/08/2021 às 19h04

O processo para tirar carteira de motorista (CNH) é longo, e uma das etapas é a prova teórica. Em São Paulo, ela tem 30 questões objetivas, de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta. Você está se preparando? Quer saber quais são as 10 questões mais difíceis do Detran? O departamento de trânsito paulista as revelou.

Para respondê-las, é necessário que os candidatos possuam conhecimentos em direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica e meio ambiente.

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Todos os temas citados são tratados nas aulas teóricas. Na auto escola, seja na modalidade presencial ou remota, o aluno têm no total 45 horas de aprendizagem, divididas em legislação, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente e mecânica básica.

As perguntas da prova teórica do Detrans-SP são distribuídas proporcionalmente ao número de aulas desses conteúdos. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 21 das 30 questões da prova.

O candidato pode estudar para a prova teórica de forma digital pelo portal do departamento, por meio de um simulado online no link: www.detran.sp.gov.br/simulado ou também pelo aplicativo Simulado Detran/SP, disponível pelas plataformas Android e IOS.

“Elaboramos o banco de questões do Detran-SP para avaliar a noção de risco que o candidato possui. Não é uma prova ‘decoreba’ e o objetivo não é saber os nomes das placas, mas a atitude que se tem diante delas para se antecipar com condutas seguras no trânsito”, explica Rosana Nespoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-SP .

Veja as questões mais difíceis do Detran

Questão 1: Há curvas em que a pista é mal construída e possui sobrelevação negativa (ligeira inclinação para o lado de fora da curva). Essa condição adversa exige do condutor a redução da velocidade e um maior esforço para manter o controle do veículo. Agindo dessa forma, o condutor evita o risco de:

A  – deslocamento do veículo para a contramão da via devido à força centrífuga não compensada pela pista

B – estouro do pneu traseiro em razão do esforço exigido e do aumento da aderência ao pavimento da pista

C – derrapagem do veículo em razão da perda total de aderência entre os pneus e o pavimento da pista

D – perda total do sistema de freios devido ao superaquecimento dos seus componentes internos

Questão 2: As motocicletas em movimento são difíceis de ser percebidas no trânsito pelos motoristas; portanto, um comportamento considerado inadequado por parte do condutor do veículo é:

A – sinalizar com antecedência sua intenção de mudar de faixa, além de olhar nos espelhos retrovisores

B – prestar atenção ao ruído do motor ou à luz do farol das motos antes de mudar de faixa ou de direção na via

C – observar constantemente a presença de motos, utilizando os espelhos retrovisores interno e externos

D – mudar bruscamente de faixa sem utilização da seta; afinal, a preferência é sempre dos carros

Questão 3: Entre as afirmativas a seguir, identifique aquela que pode ser considerada como correta:

A – as lâmpadas queimadas das lanternas de posição traseira não são importantes para a segurança no trânsito

B – os sulcos dos pneus, com profundidade mínima estabelecida pela legislação, facilitam o escoamento da água empoçada na pista e, com isso, melhoram a aderência dos pneus

C – a utilização de película protetora nos vidros do veículo amplia o ângulo de visão do condutor e reduz os “pontos cegos” ao dirigir

D – o nível de fluido dos freios, abaixo dos limites mínimos recomendados pela especificação técnica do veículo, não constitui fator de risco de acidente

Questão 4: A velocidade máxima permitida em rodovias de pista dupla, nas quais não exista sinalização regulamentadora, para automóveis, camionetas e motocicletas, é de 110 km/h e para os demais veículos é de?

A – 110 km/h

B – 70 km/h

– 80 km/h

– 90 km/h

Questão 5: A velocidade mínima permitida em vias arteriais nas quais não exista sinalização regulamentadora é de

A – 20 km/h

– 30 km/h

C – 50 km/h

D – 40 km/h

Questão 6: Em caso de acidente de trânsito com vítima(s), podemos dizer que primeiros socorros são:

A – as providências tomadas no local, iniciais e temporárias, até a chegada de socorro

B – o pronto atendimento da(s) vítima(s) em substituição às equipes da saúde

C – as ações que só podem ser realizadas por equipes profissionais

D – procedimentos de competência exclusiva de médicos no local do acidente

Questão 7: Condutores com idade com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos deve renovar o exame de aptidão física e mental (médico)

A – de 5 em 5 anos

B – de 3 em 3 anos

C – de 4 em 4 anos

D – de 2 em 2 anos

Questão 8: Em via com velocidade máxima de 60 km/h, qual a distância mínima para iniciar a sinalização de acidente ocorrido durante o dia, com pista seca?

– a 80 metros do veículo ou, aproximadamente, 80 passos

– a 100 metros do veículo ou, aproximadamente, 100 passos

C – a 60 metros do veículo ou, aproximadamente, 60 passos

– a 40 metros do veículo ou, aproximadamente, 40 passos

Questão 9: A distância percorrida pelo veículo do momento em que o condutor tira o pé do acelerador e o coloca sobre o pedal do freio é denominada:

A – distância de reação

B – distância de frenagem

C – distância de seguimento

D – distância de parada

Questão 10: Quando o motorista estacionar junto de hidrantes de incêndio devidamente identificados, terá como medida administrativa (CTB Art. 181, inciso VI)

– recolhimento da CNH

B – recolhimento do CRLV

C – retenção do veículo

D – remoção do veículo

Veja as respostas:1: A, 2: D, 3: B, 4: D, 5: B, 6: A, 7: A, 8: C, 9: A, 10: D

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10 Comentários
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Everton 19 de outubro de 2021

A questão dois está com o gabarito errado. A resposta correta seria letra C, a alternativa D n faz o menor sentido.

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Savio Lima 1 de dezembro de 2021

A pergunta da questão 2 tem que ser identificada a forma errada do condutor então esta certa a resposta sim.

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fer. 14 de fevereiro de 2022

leia a pergunta novamente: conduta incorreta do condutor! resposta correta é a D .

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Cristhofer Vasconcelos 25 de agosto de 2021

Não vi nada de tão difícil nem foquei em estudar a cartilha e fiz 92% da prova teórica. Acho que estamos acostumados a ter o velho e ruim jeitinho Brasileiro.

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Elias 25 de agosto de 2021

Na primeira questão tem problema de física…
Força centrifuga atua para o lado externo da curva.
Imaginemos que estamos fazendo um curva para a esquerda. Assim a pista de contramão fica a nossa esquerda, e a força centrífuga irá forçar o carro para a direita e não para a esquerda.
Para a esquerda seria a força centrípeta.

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LILIANE ALMEIDA FRAGA 27 de janeiro de 2022

Exatamente. Mas como a curva estava mal projetada, não houve a compensação da força centrífuga. Por isso o veículo foi para a contramão.

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Jesus 24 de agosto de 2021

Dependendo da velocidade, a resposta correta poderia ser a letra C.

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Jesus 24 de agosto de 2021

A primeira questão não tem resposta correta. Deve ser anulada.

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Alexandre 24 de agosto de 2021

Em algumas questões o conhecimento prévio é necessário. Mas na maioria basta a pessoa que está fazendo o exame saber interpretar o texto. E tem gente que ainda erra cada questão…

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jairo 24 de agosto de 2021

infelismente no brasil tudo se da um jeito. o dinheiro fala auto

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