Audi tira A3 do site e oficializa suspensão da produção no Brasil
Marca tinha confirmado, em dezembro, que deixaria de fabricar modelos no país se não recebesse valor devido pelo governo
Marca tinha confirmado, em dezembro, que deixaria de fabricar modelos no país se não recebesse valor devido pelo governo
A Audi anunciou, em dezembro, que suspenderia a produção de automóveis no Brasil até que o governo se posicionasse sobre o pagamento da dívida milionária com a fabricante. Dois meses depois, com a saída do A3 sedan do site da marca e a omissão dos responsáveis pelo acerto referente à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), fica oficializada a paralisação.
Entenda por que a Audi considera abandonar sua fábrica no Paraná e como a decisão se difere da estratégia da Ford.
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A Audi voltou a produzir automóveis no Brasil em 2015, quando investiu R$ 500 milhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Na época, o regime automotivo previa o retorno de parte do investimento – que não foi pago até hoje. Para pressionar o governo a quitar a dívida milionária, a marca paralisa a produção no país.
“Assinamos um compromisso de pagar para receber de volta. E, até agora, não temos uma decisão”, disse o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck. “É difícil convencer a matriz a investir novamente em um mercado que não tem compromisso”, concluiu.
Audi, Mercedes, BMW e Jaguar Land Rover decidiram voltar a produzir veículos no Brasil em razão das determinações tributárias impostas pelo programa InovarAuto, que determinava que empresas que importassem carros pagassem 30 pontos percentuais extras de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Juntas, as quatro fabricantes investiram R$ 1,6 bilhão no país.
Segundo Antonio Calcagnotto, diretor de relações institucionais da fabricante, o retorno esperado pelas três marcas alemãs (BMW e Mercedes-Benz, além da própria Audi), é de R$ 289 milhões. O valor devido especificamente à Audi não foi revelado para a imprensa.
Diferente da Ford, que resolveu colocar fim na produção de automóveis no Brasil, a Audi sustenta que apenas suspendeu a fabricação. Isso porque, caso o governo brasileiro ofereça contrapartidas, a alemã pretende continuar a produção no país.
“Se tivermos uma sinalização de que esse dinheiro irá voltar, mesmo que seja em 10 anos, seria uma visão para dar para a matriz e serviria como fator de decisão da continuidade”, argumentou Calcagnotto em setembro de 2020.
Vale ressaltar que, para que a Audi continue a produção no Brasil, seria necessário fazer mais investimentos na planta de São José dos Pinhais. Isso porque os modelos atuais da marca utilizam uma plataforma mais moderna do que o A3 que era feito no país.
Boris Feldman comentou o assunto no vídeo abaixo, confira!
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A plataforma do novo A3 continua a mesma (MQB). O que difere no importado é o motor 1.5 turbo (mais moderno que o 1.4 turbo), a suspensão traseira multlink e o câmbio DSG (o nacional usa o ultrapassado Tiptronic).
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