Audi e-tron agora se chama Q8 e-tron e foi renovado para 2023
A Audi aproveitou para renovar o seu primeiro elétrico e mudar seu nome para Q8 e-tron, deixando mais organizada a sua gama
A Audi aproveitou para renovar o seu primeiro elétrico e mudar seu nome para Q8 e-tron, deixando mais organizada a sua gama
A alemã Audi tomou o nome e-tron (em caixa baixa mesmo) como sinônimo de elétrico. O nome apareceu pela primeira vez em 2009 com um conceito feito sobre o R8. Em 2018 chegaria às ruas o primeiro carro elétrico de produção da marca, batizado apenas como e-tron, agora ele foi renovado e passa a se chamar Q8 e-tron.
Esse mudança de nome serve para descomplicar a gama de elétricos da marca, que está em crescimento. O novo Q8 e-tron traz novidades que devermos ver nos próximos lançamentos da Audi, a mais visível é a barra de LED na grade unindo os faróis.
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Agora o Q8 e-tron oferece opções de acabamento para a moldura da grade, dando a possibilidade do cliente personalizar o carro. Melhorias na aerodinâmica baixaram o coeficiente de arrasto, na versão tradicional caiu para 0,26 e no Sportback agora é de 0,24. Como referência, o coeficiente do Chevrolet Calibra é de 0,26.
O motor elétrico traseiro é novo e mais eficiente, o que não só reduz o consumo de energia das baterias como também melhora o desempenho. Confira na tabela abaixo os dados de potência e torque de cada versão:
Modelo | Potência | Torque |
---|---|---|
Q8 e-tron 50 | 340 cv | 67,7 kgfm |
Q8 e-tron 55 | 408 cv | 67,7 kgfm |
Q8 e-tron S | 507 cv | 99,2 kgfm |
O Q8 e-tron S agora vem com três motores, sendo dois para o eixo traseiro e um para o dianteiro. Isso baixou o tempo de aceleração de zero a 100 km/h para 4,5 segundos. Com um motor dedicado a cada roda traseira, a vetorização de torque é mais precisa.
Nessa atualização foi aposentada a bateria de 71 kWh que era usada no e-tron 50, agora esse modelo de entrada usa a bateria de 95 kWh enquanto as duas topo de linha trazem o conjunto de 114 kWh. O carregamento também foi otimizado, permitindo cargas rápidas de 10 a 80% no Q8 e-tron em apenas 30 minutos. A autonomia no padrão WLTP vai de 480 km a 600 km, dependendo da versão.
Faróis full-LED já estão virando padrão na indústria, o Audi Q8 e-tron estreia uma nova geração de faróis com LED matriciais. Essa tecnologia permite um controle mais preciso da iluminação, focando o facho apenas na faixa de rolagem, por exemplo. E quando a seta é acionada, ele ilumina a faixa ao lado.
Os bancos do Q8 e-tron podem ser forrados em um material sustentável feito com garrafas PET recicladas. As opções de material sintético e couro foram mantidas. Outro material novo para o interior é a opção de nogueira clara para os detalhes do painel.
O interior recebeu menos mudanças que o exterior, mas uma significativa foi a adoção de botões para funções importantes. Isso libera o motorista de ter que caçar as funções na tela touch da central multimídia MMI.
Esse lançamento é global, com estreia no mercado europeu confirmada para a primavera do hemisfério norte de 2023. O Q8 e-tron ainda não foi confirmado para o Brasil, hoje a Audi vende o SUV elétrico apenas na versão 55 com ambas carrocerias.
Fotos: Audi | Divulgação
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