Audi Q8 chega ao Brasil em duas versões e preço promocional
Modelo, que já está nas concessionárias da marca, mescla cupê e SUV, tem motor de 340 cv de potência e valor inicial de R$ 471.990 por tempo determinado
Modelo, que já está nas concessionárias da marca, mescla cupê e SUV, tem motor de 340 cv de potência e valor inicial de R$ 471.990 por tempo determinado
Após apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, a Audi lançou no Brasil seu novo SUV, o Q8. Importado Eslováquia, o Audi Q8 chega ao mercado nacional a partir de R$ 471.990 (valor promocional) e já está disponível nas concessionárias.
O grande apelo do novo modelo é o visual, uma mistura de cupê e SUV. Claro que há outros atrativos, como a tecnologia embarcada e o desempenho proporcionado pelo motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 51 kgfm. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é integral.
O Audi Q8 é equipado com um sistema híbrido leve, capaz de impulsionar o utilitário esportivo em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado.
Audi Q8, Boris apresenta essa novidade da marca alemã.
Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.
O Q8 é equipado com o Audi Drive Select, que permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão
A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.
O Audi Q8 tem 4,98 metros de comprimento, entre-eixos de 2,99 m, 2,19 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e também conta com abertura e fechamento por um gesto com o pé.
Por dentro do novo SUV da Audi, destaque para a presença de dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto.
Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.
O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.
No entanto, o modelo será oferecido, por tempo limitado, com preços a partir de R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 na Performance Black.
Existem também diversos opcionais para ambas as versões. O primeiro é a pintura metálica. Outro é o Pacote Tecnológico, que contempla três itens. Um deles é o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação.
Outro é o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
O terceiro é o Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.
Os consumidores podem ainda acrescentar o pacote Audi Side Assist, com várias tecnologias: o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).
A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. É possível escolher também rodas de alumínio 22’’ e faróis Full LED Matrix HD.
Veja o clipe oficial do Audi Q8
Fotos Audi | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |