Audi vs Lancia: confira 6 games para jogar até o filme estrear

Longa-metragem que relembra o duelo entre as marcas alemã e italiana no Mundial de Rali (WRC) estreia em 5 de janeiro

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Audi e Lancia protagonizaram uma rivalidade lendária na temporada do WRC de 1983 a ponto de virar filme (Fotos: Reprodução | Lions Gate)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 10/12/2023 às 11h03
Atualizado em 10/12/2023 às 11h38

Quem gosta de automobilismo sabe que o WRC é um dos campeonatos mais insanos que existe. Afinal o piloto precisa dar tudo em pistas ladeadas por barrancos, pedras, árvores em trechos com diferentes condições de aderência, ou a completa falta dela.

E o cinema que já retratou duelos da Fórmula 1, nas 24 Horas de Le Mans, resolveu registrar um dos embates mais emblemáticos no Mundial de Rali. “Race for Glory: Audi vs Lancia” volta ao início dos anos 1980, em uma época em que a italiana buscava se restabelecer depois da conquista de 1977 e a alemã entrava na jogada com seu revolucionário sistema de tração quattro.

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O filme, com base em fatos reais, trará às telas o lendário Walter Röhrl (interpretado pelo alemão Volker Bruch), que foi bicampeão do WRC, recordista no Pikes Peak e de quebra venceu em Le Mans na categoria GTP, em 1981.

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Lancia 037 foi projetado para disputar o WRC ao contrário do Quattro que era um modelo de produção em série

O filme explora como a Lancia desenvolveu o 037 para combater o Audi Quattro. Na trama, o ator hispano-alemão Daniel Brühl, que ficou conhecido por interpretar o atirador nazista Fredrick Zoller, em “Bastardos Inglórios”, interpreta o engenheiro Roland Gumpert, que alavancou a divisão de competição da Audi.

Riccardo Scamarcio completa o elenco o papel do pitoresco Cesare Fiorio, o ex-piloto e diretor alemão, que fez 037 sair do papel. A película promete ser um presente para quem é fã de rali, principalmente por retratar a época de ouro do WRC, quando o Grupo B da FIA se tornou o Olimpo do esporte a motor.

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O Audi Quattro revolucionou a indústria ao combinar tração integral em um carro de passeio

Confira alguns games em que se pode pilotar o Lancia 037 e o Audi Quattro. Curiosamente o alemão aparece mais vezes. Isso porque o 037 não foi o Lancia mais popular nos ralis. O título coube ao Delta, que tinha tração integral e faturou nada menos que seis mundiais. Mas ele só existiu porque o 037 abriu os caminhos.

1. Dirt 4 com Audi e Lancia

Para quem busca um game com bons gráficos, mas não tem habilidade ou paciência para encarar um simulador realista, “Dirt 4” é uma boa pedida para conhecer o Lancia 037 e Audi Quattro.

O game tem belos gráficos e permite que o jogador crie os próprios traçados, que podem variar de complexidade de curvas e aclives, assim como distância.

A física é realista e permite que o jogador perceba as diferenças de comportamento dinâmico de cada um dos carros, principalmente como a tração integral da Audi era um benefício diante da tração traseira do italiano. Disponível para PC, PS4 e Xbox One

2. WRC 10 oferece Audi e Lancia

O último episódio da franquia “WRC” foi publicado  em março de 2022. O game oficial da categoria trazia o plantel atualizado para o ano, assim como a possibilidade de jogador correr ralis históricos durante a campanha e também no modo livre.

Nessa modalidade histórica o jogador pode combinar rali que marcaram época com carros de diferentes gerações. Entre eles o Audi Quattro, que foi pilotado pela francesa Michèle Mouton, e o Lancia 037 de Walter Röhrl.

O jogo oferece nível apurado de realismo, mas permite que o jogador ajuste o nível de dificuldade. Graficamente não é tão bonito quanto “Dirt 4”, mas é mais desafiador. Disponível para PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e Nintendo Switch.

3. Dirt Rally

“Dirt Rally” chegou ao mercado para devolver o estilo de simulação à franquia da Codemasters, que tinha se enveredado com games arcade, mais amigáveis. Neste título, o jogador pode pilitoar o Audi Quattro S2 em vários ralis, inclusive na subida de montanha de Pikes Peak. Disponível para PC, Mac, PS4 e Xbox One, é uma jogo que demanda treinamento, como o vídeo acima pode exemplilficar.

4. Dirt Rally 2.0

Quem gosta de realismo ao extremo deve optar por “Dirt Rally 2.0”. O game não traz eventos oficiais, como em “WRC 10”, mas por outro lado combina gráficos impecáveis com um nível de realismo que demanda dedicação.

O título teve desenvolvimento com suporte de pilotos profissionais e adicionou provas de rallycross ao game.

O jogo permite correr com o Audi Sport Quattro S1 E2. O game oferece o sucessor do 037, que foi o Delta, nas versões S4 e Integrale. É um game que funciona melhor com volante e pedais. Disponível para PC, PS4 e Xbox One.

4. Gravel

Outra pedida, mais voltada para o arcade, é “Gravel”. O game da italiana Milestone trouxe uma grande variedade de carros, entre eles o Lancia 037. Mas para ter acesso ao game, o jogador precisará evoluir até o nível 23. É um jogo fácil de jogar e oferece bons gráficos. No entanto, tem formato rallycross e foge completamente das provas convencionais de rali. Disponível para PC, Mac, Linux, PS4 e Xbox One.

5. Gran Turismo 7

Em “Gran Turismo 7” é possível pilotar o Audi Quattro S2, não é a mesma versão do filme, mas o carro que conquistou o Pikes Peak. Essa versão anabolizada pode ser conquistada de graça no desafio de rali, no Menu do Café. Disponível para PS5 e PS4.

Audi vs Lancia

Audi e Lancia protagonizaram um dos grandes momentos do automobilismo. Cada carro tinha sua peculiaridade. O Audi Quattro chegou ao mercado em 1980, ele trazia como grande destaque o sistema de tração integral da marca (quattro), que se tornou uma referência no mundo todo.

O desenvolvimento teve início em 1977, quando a Audi percebeu que poderia colocar no mercado um automóvel de passeio com tração integral, que até então era destinado a veículos utilitários.

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O Audi Quattro combinava motor 2.2 turbo de cinco cilindros e sua fabulosa tração integral, que dava nome ao carro (Foto: Audi | Divulgação)

Equipado com motor cinco cilindros, que passou por modificações como aumento de deslocamento e troca de cabeçote, o Quattro foi o primeiro carro inscrito no Mundial de Rali, e foi preparado para o Grupo B da FIA.

O motor recebeu turbocompressor, que elevou a potência para 300 e posteriormente 355 cv. Em 1984, a Audi encurtou o entre-eixos, para deixar o carro mais ágil. O motor passou por novo ajuste e chegou a impressionantes 450 cv, com adoção de uma turbina KKK K27.

Na versão Quattro S1 E2, o alemão recebeu novos apêndices aerodinâmicos para disputar a subida de montanha de Pikes Peak. Nessa época, a potência beirava os 600 cv.

Já o Lancia 037 foi desenhado para trazer de volta a Lancia ao topo do WRC. A marca foi a primeira vencedora no Mundial, em 1973, quando nem se chamava WRC, com o Fulvia.

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O Lancia 037 foi o último carro de tração traseira a ser campeão do WRC ao dar o título de construtor para marca (Foto: Lancia | Divulgação)

Em 1977, venceu de novo com o Stratos, mas não foi capaz de superar os leves Fiat 131 Abarth e Ford Escort RS 1800 que se alternaram no alto da tabela nos quatro anos seguintes. Eles utilizavam motores leves ao contrário do Lancia que tinha um V6 da 246 Dino que elevava seu lastro.

O 037 foi pensado para o rali e não um carro de produção em série como o Quattro. Para poder ser homologado, foram construídas (na teoria) 200 unidades.

O carro tinha motor central, apenas 3,91 m de comprimento, 1,24 m de altura e pesava cerca de 900 kg. Por dentro, o espaço é apenas para piloto e navegador.

O motor era uma unidade Lampredi 2.0 turbo, bem mais leve que o V6 do Stratos. O turbo ajudava a entregar torque mais rapidamente. E por falar em números, a versão de rua entregava 200 cv, já a de rali elevava para 280 cv e 34 kgfm de torque. Posteriormente, a potência chegou a 325 cv.

A aposta da Lancia era que o peso reduzido a divisão de massas, com o motor central, compensaria o uso de tração traseira no lugar de integral. Quer saber o que aconteceu no duelo? Dia 5 de janeiro, você vai ficar sabendo.

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