Automec 2025 escancara letargia do governo

Automec consolida-se ao atrair público e negócios, mas mostra que urgências como inspeção veicular e projeto Mover não saem do campo da promessa

vice presidente geraldo alckmin na automec 2025 Cadu Gomes | VPR
Vice-presidente da República Geraldo Alckmin durante Automec 2025 (Foto: Cadu Gomes | VPR)
Por Fernando Calmon
Publicado em 03/05/2025 às 15h00

Na maior parte do tempo foi até difícil circular nos corredores desta 16ª exposição bienal realizada em São Paulo (SP), entre 22 e 26 de abril. O balanço final da Automec fala por si: 105 mil profissionais e entusiastas, cerca de 1.500 marcas (30% superior a feira anterior em 2023), participação 20% maior de empresas internacionais e cerca de 220 mil contatos para possíveis negócios (leads, no jargão de marketing).

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Há anos que o setor de autopeças e de reparações de veículos chama atenção para a necessidade de um programa de inspeção técnica veicular (ITV) de abrangência nacional. Afinal, a frota circulante brasileira de 48 milhões de veículos exige controle de emissões e de itens de segurança. O problema é enfrentar desgaste político. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, inaugurou a feira e limitou-se a informar que “o pleito faz sentido”. Em outras palavras talvez quisesse dizer: “esperem sentados”.

Por outro lado, o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação) que depende de consolidação de incentivos fiscais e introdução do chamado IPI verde, foi mais uma vez prometido para as “próximas semanas”.

AUTOMEC 2025 Divulgacao
Mais de 100 mil pessoas passaram pela Automec 2025 durante seus 5 dias de realização (Foto: RX | Divulgação)

Direito de reparar

Outro assunto, mais delicado, foi abordado pelo conferencista americano Bill Hanvey. Ele disse que há muitos anos luta nos EUA pelo direito de reparar, isto é, o consumidor ter total acesso às informações técnicas sobre seu veículo. Deste modo ele pode escolher quem vai fazer conserto ou manutenção, se concessionária da marca ou reparador independente. Segundo ele, os fabricantes omitem informações essenciais para que reparadores independentes não consigam detectar o problema e o corrija.

Ele já obteve legislação favorável em quatro estados americanos e afirma que outros estados têm projetos semelhantes. Hanvey apontou estudos e projetos parecidos em países da União Europeia, Reino Unido, África do Sul, Austrália e Canadá. No entanto, não se trata de assunto pacificado, pois há investimentos pesados dos fabricantes em novas tecnologias. Existe a pirataria em que alguns de má fé se locupletam de forma desonesta e atraem mais problemas do que soluções.

Expositores da Automec 2025

Entre os expositores, a Bosch anunciou que aumentará em 60%, até 2030, a sua rede de oficinas credenciadas Car Service. Também nomeará postos de atendimento para veículos híbridos e elétricos, no intuito de gerar mais confiança no longo período de transição que mal começou.

Já a BorgWarner, que completa 50 anos de atuação no País, investirá no incremento da produção de baterias para veículos elétricos no Brasil. Por enquanto, focada em ônibus, mas acenou que poderá atender também veículos leves, caso exista demanda sustentável. Seu negócio de turbocompressores para veículos pesados e automóveis está consolidado.

A Perfect Automotive, especialista no mercado de reposição, ampliou sua participação institucional na Automec ao dar apoio às demonstrações de drifts (derrapagens controladas) na área externa dos pavilhões do São Paulo Expo.

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