[Vídeo] Avalição Citroën C3 Feel 1.0, a versão mais honesta do francês
Versão intermediária do Citroën C3 oferece pacote de conteúdos farto, combinado com o polivalente motor 1.0 Firefly
Versão intermediária do Citroën C3 oferece pacote de conteúdos farto, combinado com o polivalente motor 1.0 Firefly
Depois de testar o Citröen C3 First Edition, chegou a vez de avaliarmos a versão Feel 1.0, que combina bom pacote de conteúdos com motor Firefly da Fiat. Trata-se de um carro de acesso, mas com recursos e espaço interno que faltam nos rivais da base do mercado.
Quando testamos o C3 pela primeira vez, com motor 1.6 e transmissão automática, algo ficou desconexo. Afinal, o C3 desceu do salto para se posicionar num degrau abaixo de primos como Fiat Argo e Peugeot 208. Mas naquela configuração ele é caro e orbita em uma faixa com rivais bem mais interessantes.
VEJA TAMBÉM:
Mas na versão Feel 1.0, o jogo muda ele briga justamente nas prateleiras debaixo do mercado e se mostra bem mais interessante. Confira.
Com a fusão da PSA com a FCA surgiu a Stellantis, o mega grupo com cerca de 15 marcas. No Brasil, são cinco emblemas sob o guarda-chuvas do grupo, entre elas a Citroën, Peugeot e Fiat. As três se posicionam num nicho generalista. Modelos mais acessíveis e de grande volume. Mas não há como as três brigarem entre si. Cada uma tem que ter seu lugar marcado nessa ciranda industrial.
Isso fez com que o C3, que era posicionado como um hatch premium em 2012 se tornasse um popular por ofício. Ficando acima do Fiat Mobi, mas abaixo de Argo e 208. Mas o reposicionamento fez bem ao C3, que já vendeu 8,4 mil unidades desde janeiro, um número que parecia ficção há pouco tempo atrás para a marca.
Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na fábrica de Porto Real (RJ).
R$ 83.990
O Citroën C3 Feel se posiciona na base do segmento de hatches compactos. Seus rivais são:
O motor 1.0 do C3 é conhecido Firefly 1.0 de três cilindros da Fiat. Ele entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O grande barato desse motor é seu pico de torque na faixa dos 3.250 rpm, o que faz com que ele entregue toda sua força rapidamente. A unidade é combinada com a caixa manual de cinco marchas, também da Fiat.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, o consumo do Citroën C3 Feel 1.0 é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 13,2 km/l | 14,5 km/l |
Etanol | 9,5 km/l | 10,3 km/l |
O porta-malas do Citroën C3 First Edition é de 315 litros.
O C3 conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O conjunto é firme, para suportar a buraqueira das vias brasileiras e pouco lembra a fragilidade das gerações passadas do C3.
O Citroën C3 conta com discos nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |