[Vídeo] Avalição Citroën C3 Feel 1.0, a versão mais honesta do francês

Versão intermediária do Citroën C3 oferece pacote de conteúdos farto, combinado com o polivalente motor 1.0 Firefly

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 1
C3 Feel oferece bom pacote de conteúdos, mas sem custar tanto que as opções 1.6 (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 06/06/2023 às 08h03

Depois de testar o Citröen C3 First Edition, chegou a vez de avaliarmos a versão Feel 1.0, que combina bom pacote de conteúdos com motor Firefly da Fiat. Trata-se de um carro de acesso, mas com recursos e espaço interno que faltam nos rivais da base do mercado.

Quando testamos o C3 pela primeira vez, com motor 1.6 e transmissão automática, algo ficou desconexo. Afinal, o C3 desceu do salto para se posicionar num degrau abaixo de primos como Fiat Argo e Peugeot 208. Mas naquela configuração ele é caro e orbita em uma faixa com rivais bem mais interessantes.

VEJA TAMBÉM:

Mas na versão Feel 1.0, o jogo muda ele briga justamente nas prateleiras debaixo do mercado e se mostra bem mais interessante. Confira.

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 3
Com 3,98 de comprimento, C3 é alto o que garante bom espaço interno

Ficha técnica Citroën C3 Feel 1.0 2023

Com a fusão da PSA com a FCA surgiu a Stellantis, o mega grupo com cerca de 15 marcas. No Brasil, são cinco emblemas sob o guarda-chuvas do grupo, entre elas a Citroën, Peugeot e Fiat. As três se posicionam num nicho generalista. Modelos mais acessíveis e de grande volume. Mas não há como as três brigarem entre si. Cada uma tem que ter seu lugar marcado nessa ciranda industrial.

Isso fez com que o C3, que era posicionado como um hatch premium em 2012 se tornasse um popular por ofício. Ficando acima do Fiat Mobi, mas abaixo de Argo e 208. Mas o reposicionamento fez bem ao C3, que já vendeu 8,4 mil unidades desde janeiro, um número que parecia ficção há pouco tempo atrás para a marca.

Qual é sua carroceria?

Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde é feito?

Produzido na fábrica de Porto Real (RJ).

Quanto custa?

R$ 83.990

Quem são seus concorrentes?

O Citroën C3 Feel se posiciona na base do segmento de hatches compactos. Seus rivais são:

  • Chevrolet Onix
  • Fiat Mobi
  • Fiat Argo
  • Peugeot 208
  • Renault Kwid
  • Renault Stepway
  • Volkswagen Polo Track

O que ele oferece?

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 6
Acabamento é simples, mas pacote de equipamentos não difere muito da versão topo de linha
  • Direção elétrica
  • Quadro de instrumentos digital
  • Computador de bordo
  • Ar-condicionado
  • Multimídia de 10 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay)
  • Câmera de ré
  • Vidros elétricos nas quatro portas
  • Retrovisores com ajuste elétrico
  • Rodas de liga leve aro 15
  • Luz diurna em LED

Itens de segurança

  • Duplo airbag frontal
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Isofix

Como é o motor?

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 8
Motorzinho Fiat tem apenas 6 válvulas, mas impressiona pela agilidade

O motor 1.0 do C3 é conhecido Firefly 1.0 de três cilindros da Fiat. Ele entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O grande barato desse motor é seu pico de torque na faixa dos 3.250 rpm, o que faz com que ele entregue toda sua força rapidamente. A unidade é combinada com a caixa manual de cinco marchas, também da Fiat.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, o consumo do Citroën C3 Feel 1.0 é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 13,2 km/l 14,5 km/l
Etanol 9,5 km/l 10,3 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 4
Porta-malas segue o padrão dos compactos, mas comporta bom volume de bagagem

O porta-malas do Citroën C3 First Edition é de 315 litros.

Qual é a suspensão do Citroën C3

O C3 conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O conjunto é firme, para suportar a buraqueira das vias brasileiras e pouco lembra a fragilidade das gerações passadas do C3.

Freios

O Citroën C3 conta com discos nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário