[VÍDEO] Avaliação Nissan Sentra Exclusive 2.0 2023

Conferimos o novo Nissan Sentra em sua versão topo de linha, que custa R$ 175 mil e busca espaço diante do Corolla

nissan sentra 2023 branco teto preto frente e lateral
Estilo do Sentra coloca seus rivais no chinelo (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/10/2023 às 20h03

Demorou, mas a Nissan trouxe para o Brasil a nova geração Sentra. O sedã japonês chega para disputar terreno em um segmento que foi engolido pela dinastia dos SUVs.

Vendido em três versões, o Sentra chega importado do México, assim como o Versa. E tal qual o irmão, o visual evoluiu e a marca espera conquistar clientes que gostam do bom e velho sedã.

VEJA TAMBÉM:

Ficha técnica Nissan Sentra Exclusive 2.0 2023

O Sentra chegou ao mercado brasileiro junto com a abertura das importações na primeira metade dos anos 1990. De lá para cá já são cinco gerações, sempre importadas.

O visual mudou, mas em termos mecânicos, a Nissan viu que ainda não era o momento de eletrificar, como fizeram Toyota e Honda, com Corolla e Civic. Ou mesmo adicionar um turbocompressor, como fez GM e Volkswagen com Cruze e Jetta.

Qual é sua carroceria?

nissan sentra 2020 portal
Sedã ganhou desenho moderno que segue o mesmo conceito dos demais três volumes da marca (Foto: Nissan | Divulgação)

Sedã médio, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde é feito?

Feito na unidade de Aguascalientes (México)

Quanto custa?

R$ 174.990

Quem são seus concorrentes?

O Sentra concorre no segmento de sedãs médios, que perdeu expressividade com o avanço dos SUVs. Seus concorrentes são:

  • Chevrolet Cruze
  • Honda Civic
  • Toyota Corolla
  • Volkswagen Jetta

O que o Sentra Exclusive?

nissan sentra 2023 interior com bancos caramelo sand
Pacote de conteúdos e acabamento impressionam, mas há deslizes como o freio de estacionamento de pedal
  • Acabamento em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Direção elétrica
  • Computador de bordo
  • Partida sem chave
  • Partida remota
  • Multimídia flutuante
  • Android Auto (cabeado)
  • Apple CarPlay (cabeado)
  • Câmera de ré
  • Portas USB e USB-C
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Sistema de áudio com seis alto-falantes
  • Câmera 360 graus
  • Sistema de áudio Bose com 8 aLto-falantes
  • Teto solar elétrico
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Monitor de tráfego cruzado em ré
  • Monitor de ponto cego
  • Facho automático dos faróis
  • Seis airbags
  • Alerta de colisão
  • Assistente de frenagem
  • Monitor de fadiga
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Faróis Full LED
  • Faróis de neblina em LED

Opcional

  • Acabamento Sand (caramelo)

Como é o motor?

O Sentra recebeu um novo motor 2.0 (de ciclo Atkinson) que promete mais eficiência que o antigo bloco 2.0 (de ciclo Otto). A potência é basicamente a mesma: 151 cv e torque de 20 kgfm. A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT, com emulação de oito marchas.

Como é o consumo?

O Sentra só pode ser abastecido com gasolina. E de acordo com a Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), seu consumo é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 11,0 km/l 13,9 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O porta-malas do sedã comporta até 466 litros de volume de bagagem.

Qual é a suspensão do Nissan Sentra Exclusive 2023?

O Sentra chama atenção pela excelente suspensão. O sedã conta com sistema independente, do tipo McPherson (frente) e multilink (atrás). A altura livre é baixa e exige atenção com quebra-molas, valetas e saídas de rampa.

Freios

O sedã conta com discos ventilados nas quatro rodas. O grande senão está no freio de estacionamento de pedal, um recurso ultrapassado que depõe por ser incômodo e não condiz com o valor cobrado pelo sedã.

Medidas do Nissan Sentra Exclusive 2.0 (2023)

  • Comprimento: 4,64 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Largura: 1,81 m
  • Altura: 1,45 m
  • Tanque de combustível: 47 l
  • Volume do porta-malas: 466 l
  • Carga útil: 375 kg
  • Peso: 1.405 kg

Pontos positivos

  • Segurança
  • Consumo
  • Conforto
  • Suspensão
  • Estilo

Pontos negativos

  • Bebe apenas gasolina
  • Merecia mais potência
  • Freio de estacionamento de pedal
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8 Comentários
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Georges 20 de outubro de 2023

O Sentra não é concorrente do Cruze pq a Chevrolet matou um excelente carro mas que ninguém queria pois a moda é SUV.Tenho um Sport6 e fiquei sem opção de troca.Ou é SUV (sport só no nome né?) ou os populares. Corolla tem um interior muito espartano.

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Gabriel 12 de outubro de 2023

Ao mesmo preço do corolla, vai virar mico. Quem tem dinheiro para comprar corolla, só vai comprar corolla. A chevrolet se deu conta disso e vai tirar o cruze de linha. Perderam a oportunidade de trazer o sistema e-Power.

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Douglas 9 de outubro de 2023

O Sentra é um excelente sedan como sempre foi uma ótima opção na categoria, e agora com esse visual ficou muito bonito. Sobre o Freio de Estacionamento no pé, não vejo problemas, na verdade acho muito mais ergonômico que freio de mão e ainda sobra espaço no console central. Já tive carros com freio estacionamento no pé e depois que acostuma vc não quer mais freio de mão. Claro pelo valor poderia ser freio eletrônico mas não deixaria de comprar por um detalhe insignificante desse.

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Antônio Miguel 8 de outubro de 2023

Se não fosse pelo freio no pedal eu compraria, mas como meu filho é cadeirante não tem como utilizar esse tipo de freio. Erro grosseiro da Nissan.

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Gabriel 12 de outubro de 2023

Fizeram isso para não ter que vender com desconto a PCD.

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ruy 7 de outubro de 2023

Fiz test drive e pesquisei extensivamente todos os concorrentes. Tenho um Civic G10 e queria comprar um carro pra minha mulher. Andei em cruze, Jetta, Corolla, Arrizo 6pro hybrid, Kia Cerato. Esse carro é incomparável. Muito, mas muito melhor que seus concorrentes. O freio no pedal realmente não condiz com o carro. Mas o conforto, acabamento, dirigibilidade, etc, são tão melhores que os concorrentes que vc esquece esse defeito. Carro top, muitíssimo feliz com a compra.

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Luiz mange 6 de outubro de 2023

Não mencionou o Arrizo 6PRO, concorrente mais barato e mais completo. Erro imperdoável para quem se diz especialista.

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Gabriel 12 de outubro de 2023

Quem tem dinheiro para comprar um carro nessa faixa de preço, vai comprar um corolla. Quem comprar o chinês, vai se decepcionar com o péssimo pós venda.

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