[VÍDEO] Avaliação Renalt Kwid E-Tech 2023: o ‘popular’ elétrico
Testamos o Renault Kwid E-Tech compacto elétrico, que chegou em 2022 para ser um dos elétricos mais baratos do mercado
Testamos o Renault Kwid E-Tech compacto elétrico, que chegou em 2022 para ser um dos elétricos mais baratos do mercado
O carro elétrico já é uma realidade nas ruas brasileiras. Só em 2022 foram 8,4 mil unidades emplacadas. Trata-se de um volume considerável para automóveis tão caros. Mas a Renault resolveu “popularizar” o elétrico com o Kwid E-Tech.
O carrinho chegou ao mercado no primeiro semestre do ano passado. Feito na China, ele é praticamente um clone do Dacia Spring, versão vendida no mercado Europeu.
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Quando se olha para o Kwid E-Tech ele é praticamente igual ao modelo a combustão. A diferença está na grade fechada (e que serve de conector para recarga). E um carrinho que traz montagem simples e basicamente os mesmos conteúdos da versão Outsider. A grande diferença está no quadro de instrumento digital, com barrinhas iluminadas.
Hatch sub-compacto, quatro portas e capacidade de quatro ocupantes.
Feito na unidade de Wuhan (China)
R$ 149.990
O Kwid E-Tech briga no segmento de elétricos de entrada. Seus rivais diretos são:
O motor do Kwid E-Tech entrega 65 cv e 11,5 kgfm de torque, combinado com uma transmissão de marcha única, além da ré.
O motor é alimentado por uma bateria de 26,8 kWh. Segundo a marca, promete autonomia de 298 km. Já o Inmetro anuncia 186 km de autonomia, de acordo com a norma SAE J1634.
De acordo com a Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), o consumo “equivalente” ao km/l é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 52,7 km/l | 39,6 |
Fonte | Potência | Tempo | Percentual |
---|---|---|---|
Tomada 220V | 2,2 kW | 9 horas | 100% |
Wallbox | 7,1 kW | 3 horas | 100% |
Eletroposto | 27 kW | 40 minutos | 80% |
Atenção: Para carregar o Kwid E-Tech na rede doméstica, é preciso adquirir carregador doméstico (127V e 220V) e o cabeamento deve ser aterrado.
O porta-malas do Kwid E-Tech comporta 290 litros de volume e carga útil máxima é de 323 kg.
O Kwid elétrico tem suspensão firme principalmente para suportar o peso extra das baterias que elevam sua massa em cerca de 200 kg. Ele utiliza conjunto McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).
O hatch conta com discos nas rodas dianteiras e tambores para nas traseiras. Ele merecia freios mais eficiêntes para suportar o peso extra.
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O veículo acompanha um cabo para carregamento doméstico. Basta ter uma tomada comum de 220v aterrada, feita com boa qualidade de instalação.