[Vídeo] Renault Zoe E-Tech é o elétrico mais equilibrado do mercado
Renault Zoe E-Tech combina o que há de melhor num carro elétrico, mas peca num único e exclusivo detalhe que assombra todos do segmento
Renault Zoe E-Tech combina o que há de melhor num carro elétrico, mas peca num único e exclusivo detalhe que assombra todos do segmento
Carro elétrico ainda é um tema polêmico no Brasil. Os motivos são muitos: são caros, têm autonomia insatisfatória e não podem ser recarregados com a mesma praticidade que um carro a combustão é abastecido. São fatores que acabam desabonando bons automóveis como o Renault Zoe E-Tech.
Testamos o compacto elétrico da Renault, que se destaca pela excelente qualidade de montagem, bom nível de acabamento e por seu conjunto propulsor esperto, que não deixam a desejar diante de qualquer compacto premium. Mas o preço de R$ 240 mil ofusca as virtudes desse simpático francês.
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De fato, o preço é algo que coloca o Zoe no final de qualquer lista de quem procura um compacto. No entanto, quando se pensa em carros elétricos, seu preço não assustador, mesmo que muito caro. Isso porque o Zoe E-Tech combina recursos como boa autonomia de baterias, com bom desempenho e preço. Tudo isso faz desse elétrico uma das opções mais equilibradas do mercado.
O Zoe E-Tech chegou ao mercado europeu em 2012. De lá para cá, o carrinho passou por pequenos ajustes visuais, assim como modernização do interior. Mas também evoluiu em sistema elétrico, com baterias mais potentes e melhor desempenho.
Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na fábrica da Renault em Flins (França).
R$ 239.990
O Renault Zoe E-Tech concorre no segmento de elétricos compactos, numa seara em que figuram modelos compactos na faixa de R$ 250 mil. São eles:
O hatch é equipado com um motor de 135 cv e 25 kgfm de torque, associada a uma transmissão de marcha única.
O Zoe E-Tech é equipado com baterias de 52 kWh. Segundo a nova classificação do Inmetro (que reduz 30% dos ensaios de laboratório), sua autonomia é de 254 km. Já a Renault anuncia 385 km. Em nossos testes a autonomia foi de 322 km.
Fonte | Potência | Tempo de recarga |
---|---|---|
Tomada doméstica | 1,8 a 3,7 kW | 25h |
Wallbox | 7,4 kW | 7h |
Wallbox | 22 kW | 2h30 |
Eletroposto | 50 kW | 60 min |
Eletroposto | 100 kW | 30 min |
O porta-malas do Zoe comporta 338 litros.
O hatch elétrico conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O acerto é firme, devido ao peso das baterias montadas sob o assoalho. No entanto, ele transfere pouca irregularidade para o habitáculo.
O Zoe conta com discos nas quatro rodas. No eixo dianteiro foram montadas unidades ventiladas. Já nas rodas traseiras, o compacto conta com discos sólidos.
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Tive alguns carros Renault. Sou simpatizante. Mas 240 mil não tem como ir pra frente.