[Vídeo] Volkswagen Polo Track derruba o Gol, mas não a concorrência

O sucessor do Gol trouxe uma grande evolução no sentido técnico, mas parece ter esquecido de ver como andam os rivais

volkswagen polo track 2023 carro popular
Faróis mais simples e detalhes sem pintura diferenciam o modelo de entrada (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/03/2023 às 08h02

A Volkswagen tirou o Gol de linha após uma longa carreira, que incluiu liderar o nosso mercado por décadas. O seu sucessor é o novo Polo Track, uma versão bastante simplificada do hatch compacto.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Na linha 2023 o Polo ganhou sofisticações como os faróis em LED em todas as versões, mas o Track vai para o sentido contrário trazendo uma simplicidade de carros do passado: retrovisores e maçanetas não possuem pintura, o rádio é opcional, faróis halógenos monoparabola e o único motor ser o 1.0.

VEJA TAMBÉM:

Tudo isso indica um foco em agradar os frotistas, que não se importam tanto com o visual e itens de conforto. Para quem procura um Volkswagen 1.0 de entrada ainda existe o Polo MPI, mais equipado e com estilo próximo dos irmãos maiores

Ficha técnica Volkswagen Polo Track

O Polo Track traz uma grande evolução quando comparado ao finado Gol na qualidade de construção: seu monobloco usa muita solda a laser e tem alta rigidez torcional. Isso garante maior segurança e uma solidez maior ao rodar, lembrando até alguns carros médios.

Outra vantagem em relação ao Gol é o espaço interno maior, sendo referência da categoria em largura interna. Isso certamente vai agradar aos taxistas e motoristas de aplicativo.

O motor 1.0 de 3 cilindros produz 84 cv com etanol e 10,3 kgfm. Está entre os mais fortes da categoria, mas a programação do acelerador mascara o desempenho. Além disso, o câmbio manual de 5 velocidades traz relações longas, que obrigam o motorista a esticar as marchas para manter o ritmo.

volkswagen polo track 2023 cinza platinum traseira parado em estrada de interior com arvores ao fundo e folhas caidas na pista
O modelo de entrada traz apenas o adesivo “Track” na traseira (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Qual é sua carroceria?

Hatchback compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde é feito?

Produzido na fábrica de Taubaté (SP).

Quanto custa?

R$ 80.580

Quem são seus concorrentes?

O Volkswagen Polo Track está em um segmento que já foi concorrido, mas hoje a briga é dentro das locadoras. Seus rivais são:

  • Chevrolet Onix 1.0 MT;
  • Citroën C3 Live Pack;
  • Fiat Argo 1.0 MT;
  • Hyundai HB20 1.0 Sense;
  •  Peugeot 208 1.0 Like;
  • Renault Stepway 1.0.

O que ela oferece?

  • Preparação para som com 2 alto-falantes;
  • Ar-condicionado com filtro de polén;
  • Banco do motorista com ajuste de altura;
  • Banco traseiro rebatível;
  • Direção elétrica;
  • Limpador e desembaçador traseiro;
  • Vidros dianteiros elétricos;
  • Travas elétricas;
  • Abertura elétrica do porta-malas;
  • Chave canivete com telecomando.

Itens de segurança

  • Airbags dianteiros e laterais;
  • Controle de tração e estabilidade;
  • Cinto de segurança com pré-tensionador;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Alarme.

Como é consumo?

Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Volkswagen Polo Track é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 9,3 km/l 10,5 km/l
Gasolina 13,5 km/l 15 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O volume do porta-malas é de 300 litros. A capacidade de carga é de 395 kg.

volkswagen polo track 2023 cinza platinum cofre do motor 1 0 mpi 3 cilindros
Motor 1.0 rende 84 cv com etanol (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Qual é a suspensão do Volkswagen Polo Track?

O hatch utiliza McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com altura de rodagem 1 cm maior que o resto da linha Polo.

Freios

O Polo Track utiliza discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário