O SUV cupê mais barato do mercado ganhou nova versão, com base na opção topo de linha, que pode custar menos de R$ 120 mil, direto da fábrica
O ano de 2025 foi marcado pela consolidação do segmento dos SUVs de entrada, principalmente com a estreia arrebatadora do Volkswagen Tera. Mas o nicho está no mercado há um bom tempo e um dos concorrentes é o Citroën Basalt, que ganhou a versão Dark Edition.
O Citroën Basalt Dark Edition é uma variação estética do Basalt, SUV cupê posicionado no segmento de entrada do mercado brasileiro. A versão surge como resposta direta ao aumento da concorrência após a chegada de modelos como Volkswagen Tera e Renault Kardian, apostando em preço agressivo e pacote fechado de equipamentos para atrair consumidores que buscam um SUV compacto com visual diferenciado.
VEJA TAMBÉM:
Com preço promocional anunciado de R$ 117 mil, válido para compra direta do estoque de fábrica, o Basalt Dark Edition se posiciona abaixo da média do segmento. No varejo tradicional, o valor sobe para cerca de R$ 128 mil, o que muda significativamente sua relação custo-benefício.

O Basalt atua em um dos segmentos mais disputados do Brasil: SUVs compactos de entrada. Seus principais concorrentes diretos são:
A estratégia da Citroën é clara: oferecer um pacote completo de conteúdos em versão única, enquanto rivais costumam exigir a migração para versões intermediárias ou superiores para atingir nível semelhante de equipamentos.

Do ponto de vista técnico e de equipamentos, o Basalt Dark Edition não apresenta mudanças em relação à versão topo de linha anterior. O diferencial está concentrado no visual:
O acréscimo de preço em relação à antiga versão topo é de aproximadamente R$ 1.000, reforçando o caráter estético da edição.
No interior, a principal mudança funcional está na realocação dos comandos dos vidros elétricos para as portas dianteiras, correção de uma solução criticada em outros modelos da marca. Essa alteração também aparece no Citroën Aircross, mas não no C3.

Mesmo sendo um SUV de entrada, o Basalt Dark Edition oferece um conjunto competitivo de equipamentos:
O foco está em conforto e conectividade, não em assistências à condução. O modelo não oferece sistemas avançados de auxílio ao motorista (ADAS), ficando restrito à condução convencional.
Em segurança, o Basalt traz:
Embora atenda às exigências legais, fica atrás de alguns concorrentes que já oferecem seis airbags, como Volkswagen Tera e Renault Kardian. O Fiat Pulse, por outro lado, também mantém quatro airbags, o que coloca o Basalt em posição intermediária dentro do segmento.

O Citroën Basalt Dark Edition é equipado com o motor T200:
Trata-se do mesmo conjunto utilizado em modelos Fiat como Pulse, Fastback e Strada Turbo, desenvolvido pela engenharia da Fiat dentro do grupo Stellantis. Isso reduz o receio histórico de parte do público em relação à mecânica da Citroën.
Na prática, o desempenho é um dos pontos fortes do modelo. O torque aparece em baixas rotações, garantindo boas retomadas, ultrapassagens seguras e desempenho consistente mesmo com o veículo carregado. Em números absolutos, o Basalt supera concorrentes diretos em potência, já que Kardian entrega 125 cv e o Tera, 116 cv.

Um dos principais diferenciais do Basalt está no espaço. O modelo oferece:
O volume de carga se aproxima ao de sedãs compactos, superando rivais diretos e reforçando o apelo familiar do SUV cupê.
O Citroën Basalt Dark Edition faz mais sentido quando adquirido pelo preço promocional de R$ 117 mil. Nesse cenário, ele entrega:
Quando comparado ao preço de tabela tradicional, a vantagem diminui, aproximando-se de versões intermediárias dos concorrentes. Ainda assim, o Basalt se destaca por oferecer tudo em uma única versão, sem necessidade de pacotes opcionais.

O Citroën Basalt Dark Edition é uma opção competitiva no segmento de SUVs compactos de entrada, especialmente para quem prioriza espaço, desempenho e preço. Não é o modelo mais tecnológico em segurança ativa, mas compensa com conjunto mecânico consolidado, bom nível de conforto e um dos maiores porta-malas da categoria.
Dentro do atual cenário do mercado, trata-se de uma alternativa racional para quem busca um SUV cupê acessível e funcional, desde que a condição promocional seja mantida.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|