Senna é homenageado pela Ford em anúncio de Mustang manual
O teaser do novo Ford Mustang GT manual trouxe uma bela homenagem a um vídeo marcante do piloto brasileiro e sua forma de pilotagem
O teaser do novo Ford Mustang GT manual trouxe uma bela homenagem a um vídeo marcante do piloto brasileiro e sua forma de pilotagem
O teaser da Ford que confirmou a vinda do Mustang GT com câmbio manual trouxe também uma bela homenagem a Ayrton Senna. A primeira foto da sequência postada no Instagram tem pés calçados com mocassim e meias brancas.
Essa imagem remete ao icônico vídeo de Ayrton Senna pilotando um Honda NSX-R no autódromo de Suzuka. O piloto estava vestido de forma casual no dia, com camisa de botão para dentro da calça, jaqueta, óculos de sol e os mocassins marrons.
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A vestimenta do piloto até destoa um pouco quando vemos sua pilotagem do esportivo japonês no vídeo. Senna pilota o carro no limite em uma das pistas mais rápidas da Fórmula 1. A cereja no bolo é ter uma câmera apenas para os pés, mostrando o tricampeão fazendo punta-tacco nas reduções e sua forma de controlar o acelerador.
Ayrton Senna gostava de usar mocassins quando estava fora das pistas. Era sua escolha de calçado mais frequente junto dos tênis brancos.
Esse sapato é muito elogiado por quem gosta de dirigir. O jornalista e ex-piloto Bob Sharp recomenda o mocassim por ter uma boa sensibilidade no solado para sentir os pedias.
Esse vídeo com o NSX foi feito em 1992, durante o lançamento da versão R. O esportivo foi lançado em 1990 e contou com uma ajuda importante de Senna no desenvolvimento.
Ainda na fase de projeto, o piloto sugeriu que a Honda tornasse o chassi do NSX mais rígido. Senna também ajudou a refinar o acerto de suspensão do carro em testes feitos em Suzuka e Nurburgring.
O piloto japonês Satoru Nakajima também participou do desenvolvimento junto do brasileiro. Graças a essas ajudas, a Honda projetou um monobloco em alumínio 50% mais rígido que o original para ser usado no carro de produção.
O NSX-R foi a versão mais extrema do esportivo japonês e o pioneiro da linhagem Type-R. Ele era 120 kg mais leve que a versão padrão, usava bancos Recaro em fibra de carbono e kevlar, rodas Enkei forjadas, alavanca de câmbio em titânio e forração vermelho nos assentos e carpete.
Equipamentos como o sistema de som, o ar-condicionado, o estepe, o controle de tração, air-bags, faróis de neblina e parte das forrações fonoabsorventes foram eliminados para reduzir o peso. O carro podia vir com pintura na cor Campionship White e rodas na mesma tonalidade, igual aos modelos de corrida da marca.
O motor V6 3.0 com VTEC do NSX-R era homologado para 280 cv, como na versão de base. Porém ele era montado a mão pelos mesmos engenheiros da divisão de corrida, trazia virabrequim balanceado, volante do motor mais leve, bielas em titânio e limitador de giros mais elevado. Certamente entregava mais potência, mas a Honda não confirmava para evitar problemas com a legislação japonesa.
Completando essa receita, o NSX-R trazia acerto de suspensão mais firme e com barras estabilizadoras de maior calibre, relação final do diferencial mais curta, LSD com acerto mais agressivo e aumento na rigidez torcional. Com esses atributos dá para entender o motivo de Senna ter duas unidades do esportivo.
A Ford do Brasil não oportunista ao homenagear Ayrton Senna com esse anúncio do Mustang GT manual. A carreira do piloto nas competições de monoposto começou na Formula Ford britânica.
Ayrton Senna fez propagandas para a Ford brasileira por causa de suas vitórias na categoria. Existem peças do piloto com o Corcel II e o Escort.
O piloto brasileiro também teve Escort XR3 para uso pessoal, tanto no Brasil quanto em Portugal. O que ele não teve em sua coleção foi um Mustang, mas a época não era a melhor para ter um.
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