Essa peça tem a função de controlar a entrada de ar no motor e problemas nela têm impactos grandes, porém as soluções são simples
O corpo de borboleta do sistema de admissão do carro, também conhecido popularmente como TBI, é a peça que leva ar ao motor do carro. Ela pode apresentar problemas que geram barulhos, mas geralmente a solução é simples.
Essa peça é um tipo de válvula que fecha o tubo de admissão. Seu movimento de girar permite a entrada do ar no motor. Quanto maior a abertura, maior é a quantidade de ar admitido.
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A abertura do corpo de borboleta, ou TBI, é uma das formas de gerenciar a aceleração do carro. Em carros com acelerador por cabo ele atua diretamente nessa peça, hoje o padrão da indústria é o gerenciamento eletrônico.
O problema mais frequente — e fácil de resolver — no corpo de borboleta é o acúmulo de sujeira. Restos de combustível, óleo e pequenos detritos que passaram pela admissão podem ficar retidos na TBI e atrapalhar o seu movimento.
Com isso, o movimento dela será prejudicado, afetando tanto no desempenho quanto no consumo. A limpeza é um processo simples feito na oficina com um spray. Mas também é preciso ter atenção, já que alguns mecânicos colocam essa limpeza no orçamento sem necessidade.
Outro fator que gera problemas do tipo é o desgaste, que ocorre em quilometragens mais altas. Um corpo de borboleta gasto não irá vedar de forma apropriada, prejudicando a marcha lenta e também na mistura ar/combustível.
Todos esses problemas podem ser identificados pelo motorista também pelo som. Um ruído fora do habitual virá da admissão, mais fácil de identificar com a janela aberta.
Nos carros com acelerador eletrônico existe o motor de passo para realizar a abertura da TBI. Quando ele está com problemas o carro pode falhar, ter aceleração irregular e morrer quando está parado.
Outro equipamento eletrônico que atua na TBI é o sensor de posição (TPS), que inform a central eletrônica a abertura da peça. Os sintomas de problema nele são similares aos do motor de passo, como a dificuldade de realizar acelerações com suavidade e falhas no funcionamento.
A solução para os problemas em ambos é trocar as peças. Elas são baratas e a durabilidade é longa.
A sigla TBI significa “throttle body injection”, ou injeção no corpo de borboleta. Ela é na verdade um tipo de injeção eletrônica, a monoponto, mas no Brasil a sigla acabou virando sinônimo para o corpo de borboleta.
A injeção monoponto foi usada em alguns carros nacionais durante os anos 90 e também foi conhecida como carburador eletrônico. Esse sistema durou pouco tempo e deu lugar a injeção multiponto.
Curiosamente, a sigla TBI nunca foi usada no Brasil para identificar esse tipo de injeção. A Chevrolet, que usou esse nome nos EUA, chamava ela de EFI nos carros nacionais. Esse nome começou a ser usado para o corpo borboleta nos últimos anos.
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