Beetle Adventure Racing foi o Need for Speed do Fusca
Game publicado em 1999 para promover o lançamento do New Beetle era simpático, mas ficou limitado ao Nintendo 64
Game publicado em 1999 para promover o lançamento do New Beetle era simpático, mas ficou limitado ao Nintendo 64
Games de corridas são boas vitrines para promover automóveis e suas marcas. A estratégia de marketing não é nova, desde os anos 1970 as indútrias de jogos e carros andam de mãos dadas. No final dos anos 1990, a Volkswagen apostou suas fichas num games simpático para promover o mais simpático de seus carros.
Certamente meus dois ou três leitores se lembram de um dos primeiros games com a marca de um fabricante de automóveis foi lançado em 1976 para fliperamas e se chamava “280-ZZZAP”. De lá para cá a coisa não parou mais.
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Lotus, Porsche, Ferrari, Lamborghini e outros fabricantes tiveram seus games exclusivos. Se formos considerar a exposição de marca, ter seu carro brilhando na tela dos televisores e monitores por hora ajuda a reforçar a identificação com o automóvel ou o emblema da fabricante.
E ter um game exclusivo garante à fabricante que seu produto não será subjugado por um concorrente. Imagine uma geração de moleques crescendo com a certeza de que seu carro é pior do que o similar vendido por seu rival?
Certamente, em algum momento essa lembrança irá à tona quando esse pequeno se tornar adulto e tiver que escolher entre marca X ou Y. Certamente se alguém lhe perguntar sobre Caloi ou Monark, você terá uma resposta imediata.
Depois do sucesso de “The Need for Speed” (1994) no PC, PS1, 3DO e Sega Saturn, a Electronic Arts Canada se uniu ao estúdio Paradigm para desenvolver um game da franquia para o N64.
Para o console da Nintendo que ainda utilizava cartucho, não bastava apenas fazer um port ou depenar “Need” para caber na um unidade ROM do japonês. Era preciso um game ajustado para o console, capaz de explorar funcionalidades como o comando analógico central e até mesmo o módulo Rumble Pack, que produzia vibrações durante os jogos.
O game ainda teria carros e pistas exclusivas. Mas no meio do desenvolvimento o projeto foi cancelado. No entanto, pouco depois, a Volkswagen bateu na porta da Electronic Arts. Ela tinha lançado o New Beetle no final de 1997 e estava interessada em um game para promover o carrinho.
A VW queria um jogo em que o New Beetle fosse a única estrela. A EA tinha o projeto do “Need 64” na gaveta, bastou adicionar um monte de Fuscas, dar um polimento e embalar. O game chegou em 23 de março de 1999 no mercado norte-americano e canadense, com o nome de “Beetle Adventure Racing”. E foi lançado na Europa no segundo semestre.
O game permite que o jogador dispute campeonatos, jogue contra outro colega e outras modalidades. O título conta com seis pistas e oito competidores, sendo que os demais são controlados pela máquina.
O jogador também pode mudar a cor dos carrinhos. Mas tem uma pegadinha nesse ponto. As três opções de cores mostram diferentes rodas e também alteram atributos de aceleração, velocidade máxima e direção.
As corridas são divertidas e mesclam o estilo de jogabilidade de “Need for Speed”, mas com elementos de jogos caricados como “Super Mario Kart”. O jogdor tem uma vasta opção de atalhos e caixinhas de Nitro, que elevam a velocidade dos Fuscas.
Não sei dizer se o jogo ajudou a VW vender mais Fuscas. Mas o que era fato que o game foi muito bem avaliado e até é um jogo divertido de jogar. Ainda hoje figura na lista dos melhores jogos do console da Big N.
Para jogar “Beetle Adventure Racing” o interessado terá que garimpar o cartucho, além de ter um Nintendo 64 . Em sites de vendas de usados as raras unidades podem custar mais de R$ 300.
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