Bike parks: conheça tudo sobre esses esses espaços para pedalar
Os bike parks são ótimos espaços para quem busca um pedal em meio a natureza e com trilhas para todos os níveis
Os bike parks são ótimos espaços para quem busca um pedal em meio a natureza e com trilhas para todos os níveis
Os bike parks, como o próprio nome já diz, são parques com trilhas e estrutura para quem quer pedalar e aproveitar belas paisagens. bike park é um conceito bastante usado no Canadá, Estados Unidos e países da Europa, em locais que aproveitam suas estações de esqui durante o verão para receber as bicicletas. No Brasil, houve uma significativa evolução e hoje o país já reúne bons exemplos e tem atraído os ciclistas que buscam novidade e segurança para pedalar.
VEJA TAMBÉM:
Os bike parks possuem espaços dedicados ao lazer, com trilhas seguras, manutenção e evolução constantes. Assim, acabam sendo ideais para quem está iniciando no esporte, mas também para ciclistas mais experientes.
É uma excelente opção também para quem mora em grandes cidades, como São Paulo e busca um local com mais natureza para pedalar durante o final de semana.
Segurança é uma preocupação para quem pedala. Os bike parks costumam ser lugares mais seguros para pedalar, pois contam com trilhas com manutenção em dia e também com equipamentos de primeiros socorros, caso seja necessário.
Ainda no tema segurança, a maioria dos bike parks possuem placas indicando o nível técnico de cada trilha, isso faz com que um ciclista iniciante, tenha ciência da trilha que está entrando, de sua dificuldade e com isso reduza riscos de acidentes.
A maior parte dos bike parks possuem trilhas para três níveis: iniciantes, intermediário e avançado. Isso é interessante pois se torna um local bacana para todos os ciclistas, fazendo com que grupos de amigos consigam aproveitar um agradável pedal, independente da sua técnica ou preparo físico.
Quem curte MTB sabe que às vezes passamos alguns “perrengues” no meio do mato, sem estrutura alguma. Muitos bike parks brasileiros oferecem estruturas com estacionamento, banheiros e vestiário para o ciclista, alguns ainda possuem restaurantes, atividades de lazer para toda a família e aluguel de bikes.
Com uma ótima infraestrutura, o Brasil Ride Bike Club possui trilhas de Enduro, DH, XCO e oferece passeios guiados de XCM saindo do park.
Estacionamento, restaurante e resgate motorizado a preços justos, dão mais conforto aos ciclistas e seus familiares.
Do biker iniciante ao mais avançado, há trilhas para todos se divertirem. Trajetos mais tranquilos, outros que demandam mais técnicas, caminhos longos ou mais curtos, as possibilidades são infinitas.
Possui também opção de hospedagem ou camping no local, estacionamento e banheiros.
O Park conta atualmente com cinco linhas de air time ativas, sendo uma linha de iniciante, uma linha intermediária, uma para atletas avançados, uma expert e uma profissional. São mais de 60 obstáculos, desde mesas, transfers, gaps, shark fins e duplos de diferentes maneiras.
Todas as linhas, contam com uma área de resgate dentro do Park, caso o piloto precise. Um lugar muito agradável, onde pilotos e suas famílias terão todo suporte de um gastro bar, para passar o seu dia no topo da montanha cercado por muita natureza.
O Park atualmente possui 33 trilhas, incluindo Pista Kids e sua entrada é gratuita. Ele funciona todos os dias das 5h às 18h e possui opção de hospedagem para os interessados.
Recentemente inaugurado, o Mobai Bike Land une bike, gastronomia e diversão. Ponto de referência na prática do Mountain Bike no Brasil, conta com toda a infraestrutura e conveniências necessárias como vestiários, áreas de descanso além da total segurança e conforto aos seus clientes, tornando-se um ponto de encontro dos ciclistas.
Agora é só programar e se divertir pelas trilhas dos Bike Parks brasileiros.
Lembrando, que citei aqui apenas cinco, dos muitos Bike Parks existentes no Brasil, se você conhece algum que não está nesta lista, é só deixar nos comentários.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
As imagens do Bike Park de Santa Terezinha estão invertidas.
Sou admirador deste esporte e tenho o sonho de criar aqui na minha região um Bike Park e para tanto necessito de dicas e/ou instruções sobre todos os aspectos do esporte, incluindo a construção da pistas e seus obstáculos. Dito isto, peço para me informarem onde posso conseguir estas dicas.
Galera parabéns, a matéria ficou excelente, aqui em Porto Alegre – RS estamos desenvolvendo o @dudubikepark fica o convite.
Bom dia , muito rica á reportagem….estou localizado ao Norte de Minas Gerais… Na eminência de construir um aqui .Como regularizar o mesmo ? No aguardo , Dior Janauba Mg…
Trilhas do 66 no norte da ilha de Floripa aberto ao público
Floripa tem trilhas do mea mea aberto ao público,
Com 3 circuito……
Nore em Itu/sp
Parabéns pela matéria, reportagem bem elaborada e muito explicativa, continuem assim.
Ótima reportagem , excelentes espaços para ciclistas e familiares espero que sejam criados cada vez mais espaços como esses citados.
Amei.