Novo modelo da marca alemã pode não ter ronco de motor, mas conta com trilha sonora composta por um ganhador do Oscar
A BMW apresentou oficialmente seu novo elétrico i4, que chega para competir com o Tesla Model 3 e o Polestar 2. O elétrico conta com estilo inspirado no cupê Série 4 e usa uma variante elétrica da plataforma CLAR que estreou no novo Série 3. Nesse primeiro momento o i4 terá dois modelos: o eDrive40 e esportivo M50.
A enorme grade que virou tendência na marca se repete no BMW i4, dessa vez fechada e com um acabamento em preto brilhante. No i4 eDrive40 as rodas possuem desenho mais “fechado” para ajudar na aerodinâmica. Já no M50 as rodas são maiores e possuem desenho esportivo inspirado nas rodas do M4. O eDrive40 ainda pode receber o pacote M Sport, que deixa o estilo mais esportivo.
LEIA TAMBÉM:
As acelerações fortes viraram marca registrada dos carros elétricos, o BMW i4 não faz feio diante dos rivais. A versão eDrive40 possui um motor elétrico na traseira e produz 340 cv e 43,8 kgfm, o suficiente para levar o carro de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
O mais potente M50 conta com dois motores elétricos, um para cada eixo, totalizando 544 cv e 81 kgfm, que traz aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Número similar ao do novo M4 Competition. O modelo esportivo também conta com um controle de tração que permite derrapagens controladas.
As baterias possuem 80.7 kWh de capacidade e ficam no assoalho do carro para manter o centro de gravidade baixo, como é de costume nos elétricos modernos. No BMW i4 eDrive40 a autonomia é de 590 km no ciclo WLTP. Já o i4 M50 possui autonomia menor por causa da tração integral, 510 km no mesmo ciclo.
O i4 conta com um sistema de recarga rápida que pode acrescentar 164 km no eDrive40 ou 140 km no M50 em apenas 10 minutos. O tempo para a recarga completa não foi divulgado pela BMW.
O interior do BMW i4 traz uma novidade na marca: a tela curva que junta a central multimídia (14,9 polegadas) com o painel de instrumentos (12,3 polegadas). O carro também estreia o BMW Operating System 8, que é o sistema responsável pela interface das telas. A central pode ser comandada por toques na tela ou pelo joystick iDrive. O sistema operacional pode receber atualizações remotas.
Caso o motorista sinta falta de um ronco do motor enquanto acelera o BMW i4, ele pode ativar o IconicSounds Electric. Esse sistema emula sons para dar feedback da condução, com opções exclusivas para cada modelo.
E esses sons foram feitos com colaboração do compositor Hans Zimmer, vencedor do Oscar de melhor trilha sonora em 1994 pelo filme O Rei Leão e responsável pela trilha de outros filmes famosos.
Apesar da aparência de sedã, o BMW i4 é na verdade um hatchback: a tampa do porta-malas abre junto com o vigia traseiro. Isso garante a praticidade do modelo, que conta com capacidade para 470 litros no bagageiros, capaz de expandir para 1.290 litros com o banco traseiro rebatido. O i4 é um dos poucos elétricos que são recomendados para rebocar e vem com um engate retrátil. A capacidade de reboque dele é de até 1.600 kg.
O BMW i4 chega com tudo que a marca oferece em sistemas de auxílio de direção e segurança, são cerca de 40 sistemas diferentes no carro. Os destaques são o cruise control adaptativo com assistente para manter na faixa de rolagem, leitura de placas de velocidade, monitoramento da roda, detector de semáforos (apenas na Alemanha por enquanto) e sistema de câmeras 360°. Faróis a laser são oferecidos como opcional.
O BMW i4 está previsto para estrear na Europa em novembro de 2021
Fotos: BMW | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Esse Painel está parecendo uma guarita de porteiro de condomínio… ficou feio tanta tela.. Brega demais.
Um sedan que abre a mala com um hatch… interessante… E que acabamento lindo no painel hein, madeira com couro… show.