Elétrico e digital, BMW iX chega ao Brasil com 630 km de autonomia
Veículo para atividades esportivas (SAV) oferece até 523 cavalos (cv) de potência e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos
Veículo para atividades esportivas (SAV) oferece até 523 cavalos (cv) de potência e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos
Chega ao Brasil, em abril, o BMW iX – primeiro carro inteligente do país. O SAV (veículo para atividades esportivas) foi projetado pela fabricante alemã exclusivamente para a mobilidade elétrica e introduz uma linguagem radicalmente nova de design.
Dentre os atributos do modelo estão, na versão xDrive50: 523 cv de potência, torque máximo de 78 kgfm e um 0 a 100 km/h em 4,6 s.
O veículo conta também com sistema de tração nas quatro rodas, ar-condicionado ajustável em quatro zonas com filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine, sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes, teto-solar panorâmico e chave virtual.
No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional.
VEJA TAMBÉM:
Confira, no vídeo abaixo, outros destaques do iX:
Acesse o site da BMW para conhecer ainda mais detalhes do SAV inteligente.
O iX conta com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração, composta por motores elétricos, tecnologia de carregamento e baterias de alta tensão.
Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é comandado eletronicamente e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações.
Seu controle permite uma transmissão de potência totalmente variável, desde a tração puramente traseira até uma configuração de tração nas quatro rodas com máxima tração.
O BMW iX estreia também um novo sistema, capaz de proporcionar recargas de até 150kW na versão xDrive40 e 195kW na versão xDrive 50. Esse rápido carregamento permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 ou 31 minutos no caso do BMW iX xDrive40.
Além disso, a autonomia do SAV pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros para o BMW iX xDrive40 em 10 minutos.
O BMW iX é o primeiro modelo da BMW a receber uma BMW Wallbox essential de 22 kW e um Flexible Fast Charger. O novo acessório de recarga, Flexible Fast Charger, é um carregador rápido, portátil e flexível.
Veja potência, torque e autonomia do BMW por versão:
Na configuração xDrive40, o BMW iX entrega:
A versão xDrive50, por sua vez, apresenta:
Com sua bateria de alta tensão posicionada no piso do veículo, entre os dois eixos, o iX possui um baixo centro de gravidade. Além disso, o carro se beneficia de uma distribuição ideal de peso – 50/50, a área mais larga de adesão ao piso em seu segmento e rodas de 22 polegadas.
Essas características permitem um grau de instabilidade mínimo da carroceria nas curvas, apresentando dinâmica de direção perfeita e que se mostra excepcional para um veículo SAV.
Fazendo a sua estreia no BMW iX, a última geração BMW iDrive é uma malha abrangente de interações entre o motorista e o veículo. As funções do iDrive são acessadas por meio de um número reduzido de controles físicos – a quantidade de botões foi reduzida pela metade.
O avançado software do Sistema Operacional BMW iDrive 8 fornece ao veículo um nível de inteligência que permite a este apresentar ao motorista um conjunto proativo de dados filtrados e relevantes às suas necessidades e à situação atual, para que a informação seja a mais rápida e fácil de assimilar.
As características padrão do BMW Live Cockpit Professional incluem o display central curvado e o BMW Head-Up Display estendido. O BMW Intelligent Personal Assistant teve a sua funcionalidade ampliada, ganhando uma nova interface gráfica de usuário.
O ar-condicionado é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.
Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes. A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente.
Com o Digital Key Plus, assim que o passageiro se aproxima do veículo, a 1,5m do carro, as portas são destravadas para liberar o acesso. Na hora de ir embora, basta se afastar que as portas se trancam, automaticamente, quando a chave está a dois metros de distância do carro.
No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant. Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas.
Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados para monitorar os arredores do veículo. Com o Parking Assistant Plus, o BMW iX estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear.
Vale lembrar que o SAV conta ainda com sistema de regeneração de energia dos freios.
A carroceria do BMW iX, aerodinamicamente otimizada, apresenta CX de 0,25. Na dianteira, os faróis do modelo são a laser e afilados. Além disso, o SAV apresenta a nova grade curva da marca, dotada de funções especiais de alta tecnologia. Ela agora é um “painel inteligente” que esconde uma série de sensores para as funções de direção inteligente e segurança.
O revestimento em poliuretano da grade a torna menos suscetível a pequenos danos, tais como lascas de pedra. Um efeito de autorreparação se conclui ao longo de 24 horas à temperatura ambiente, ou ainda cinco minutos após ser exposta ao ar quente.
Na traseira, lanternas bem finas de LED estão embutidas na tampa do porta-malas. Há padrões de acabamento diferenciados para as lanternas das versões xDrive 40 e xDrive 50. Um acabamento em preto brilhante no parachoque completa a aparência do utilitário.
O interior do BMW iX é minimalista e sofisticado. Reduzido aos seus elementos essenciais, ele apresenta materiais naturais e reciclados, bem como o grande display central curvado, posicionado livremente dentro do ambiente.
No interior do SAV estão presentes alto-falantes invisíveis, integrados ao design dos bancos e instalados nos frisos das portas.
O BMW iX xDrive50 traz o consagrado sistema de som da Bowers & Wilkins Diamond. O sistema de som surround, por exemplo, apresenta dois falantes que, posicionados no encosto, vibram mecanicamente, permitindo que os passageiros da frente sintam fisicamente os graves. Já o BMW iX xDrive40 conta com o Sistema de Som Harman Kardon de alta fidelidade.
O novo BMW iX chega ao Brasil nas versões xDrive40 e xDrive50 Sport em nove opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine) e três opções de acabamento interno (Sensatec Oyster, Sensatec Mocha, Sensatec Preto, Couro Amido e Couro Castanea), com preço sugerido de R$ 654.950 e R$ 799.950, respectivamente.
Fotos: BMW | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |