BMW iX3: o SAV elétrico que é recheado de tecnologia
Com preços a partir de R$ 474 mil, BMW iX3 oferece muita autonomia, conectividade, tecnologia e não polui o planeta
Com preços a partir de R$ 474 mil, BMW iX3 oferece muita autonomia, conectividade, tecnologia e não polui o planeta
Vale a pena apostar num automóvel elétrico? Se essa pergunta tivesse sido feita há 20 anos, a resposta seria não. Mas hoje é possível ter tranquilamente. Atualmente a tecnologia permite o desenvolvimento de automóveis que oferecem toda praticidade de automóvel “convencional”, mas com motorização limpa. E muito melhor se for um SAV, que oferece espaço de sobra e muito conteúdo, como é o caso do BMW iX3.
VEJA TAMBÉM:
O SAV chegou ao mercado brasileiro, na versão M Sport, trazendo toda a qualidade da marca alemã, mas com o diferencial de ter um motor elétrico no lugar de uma unidade térmica. Partindo de R$ 473.950, o iX3 permite fazer tudo que seus antecessores a combustão faziam, mas com a vantagem de não emitir um grama sequer de poluentes na atmosfera.
O modelo foi equipado com motor de 286 cv e 40,8 kgfm de torque. Essa unidade entrega muita força, e o melhor, de forma instantânea. E por não depender de faixa de rotação, como numa unidade a combustão, esse SAV acelera muito rápido e tem todo o torque sempre à disposição do motorista.
Ou seja, esse utilitário-esportivo entrega ao motorista a segurança para fazer ultrapassagem com rapidez e segurança. Basta esperar a faixa pontilhada, dar seta e acelerar.
O iX3 acelera de 0 a 100 km em apenas 6,8 segundos. Uma performance digna de um esportivo compacto. Já sua velocidade máxima é limitada a 180 km/h, justamente para não comprometer a autonomia das baterias.
E por falar nelas, o BMW iX3 é equipado com um pacote de células 80 kWh. Elas garantem autonomia de 460 km. Ou seja, ele tem autonomia de sobra para rodar durante toda semana na cidade, considerando a média de quilometragem do brasileiro na casa dos 50 km. A autonomia do iX3 também permite fazer uma viagem com a família, para que o motorista também recarregue suas pilhas.
Para aumentar ainda mais o alcance do iX3, o SAV é equipado com sistema de regeneração de carga. Durante as desacelerações, um gerador montado sobre o eixo dianteiro é acionado para gerar carga para as baterias. Ou seja, num processo inverso, ele aproveita o deslocamento das rodas.
Mas o iX3 não é apenas eficiente e a esportividade que faz parte do DNA da BMW não foi deixada de lado. O SAV acelera rápido, tem autonomia extensa e o melhor, tem tração traseira e conjunto de suspensão independente nas quatro rodas e sistema adaptativo, que garante a esse SAV uma tocada precisa e dinâmica. Não é porque é um elétrico, que ele não pode ser divertido.
O iX3 pode ser recarregado em diferentes fontes. Desde uma tomada comum em voltagem 220V a um eletroposto de alta potência.
O tempo de recarga varia de acordo coma fonte.
Fonte | Potência | Percentual | Tempo de recarga |
---|---|---|---|
Tomada 220V | 2,3 kW | 100% | 40h |
Wallbox | 11 kW | 100% | 7h30 |
Eletroposto | 150 kW | 80% | 32 min |
O BMW iX3 tem visual esportivo, sem aquela ideia de que um elétrico é um carro exótico ou acanhado. O modelo ganhou para-choques exclusivos que reforçam a vasta oferta de força do SAV, mas com detalhes em azul, que o identificam com um integrante da família i. Destaque para os faróis a laser, com facho alto automático.
O iX3 M Sport também é equipado com rodas de liga leve especiais para o modelo, aro 19. Elas são calçadas com pneu de diâmetro 245/50 R19, do tip Run Flat, que podem rodar mesmo se perderem a pressão. Completa o conjunto o aerofólio traseiro. Tudo isso garante ao SAV um estilo marcante.
O iX3 é oferecido em seis opções de cores:
Se por fora o BMW iX3 M Sport impressiona, por dentro não é diferente. O SAV alemão é tem acabamento primoroso. O comprador pode escolher nove opções de revestimento dos bancos e painéis, que podem ser em couro ou em Sensatec. A montagem também é refinada, com direito a materiais de alto padrão, apliques metálicos e Sensatec no revestimento do painel frontal.
O pacote de conteúdos do iX3 M Sport é farto. O modelo conta com quadro de instrumentos digital, com diferentes configurações de visualização. O cluster pode reproduzir o trajeto do navegador GPS nativo do modelo.
O SAV ainda conta com bancos dianteiros com ajuste elétrico, partida sem chave, ar-condicionado digital de três zonas, sistema de áudio Harman Kardon de 464 Watts e multimídia com (conexão para smartphone nos padrões Apple CarPlay e Android Auto, câmera 360 graus, internet embarcada, monitoramento de tráfego e navegador integrado). O iX3 também é equipado com retrovisores elétricos (com rebatimento), retrovisor interno fotocrômico e vidros elétricos.
O iX3 também chega recheado de ferramentas de conectividade. O modelo conta com reconhecimento de voz e gestos. O motorista pode apenas dizer o que deseja que o SAV irá atendê-lo. São funções como ajustes da climatização, abertura e fechamento de janelas, adicionar trajetos, dentre outros.
Outro recurso é o sistema de Remote Software Upgrade (RSU), que permite atualizar diversos parâmetros do automóvel pelo aplicativo My BMW. Funciona como se fosse a atualização do App. É do baixar e deixar que o sistema se encarregue da atualização.
Pelo celular, o proprietário pode acessar diferentes funções do SAV. É possível travar e destravar portas, acender faróis e acionar o ar-condicionado à distância.
Já o sistema ConnectedDrive coloca o proprietário em contato direto com a central de telesserviços da BMW. Essa ferramenta é capaz de monitorar diferentes funcionalidades do iX3, assim como alertar o motorista sobre manutenções. O serviço ainda inclui chamadas de emergência.
O pacote de assistentes de condução adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assim como:
O modelo ainda inclui a função Parking Assistant Plus, que manobra sozinho em vagas de 90 graus ou paralelas.
A cesta de segurança também não segue o padrão da BMW. O iX3 M Sport conta com seis airbags, sendo duas bolsas frontais, duas laterais e duas do tipo cortina. O modelo também conta com itens como freios ABS e controles de tração e estabilidade.
Por ser elétrico, o motor do iX3 não emite ruído. Assim, o modelo conta com sistema de proteção acústica para pedestres. Trata-se de um ruído para alertar os passantes no momento de atravessar uma rua e não serem surpreendidos com o carro em movimento.
Tudo isso garante muito conforto e segurança para toda família. Afinal o iX3 é um utilitário de 4,7 metros de comprimento, que leva cinco ocupantes com bastante conforto. O modelo ainda conta com porta-malas para 510 litros. Ou seja, dá para viajar numa boa e com carga para voltar para a casa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |