O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos
BMW prova que ainda sabe fazer carro bem resolvidos com releitura do "sapato de palhaço" e do herói da Mille Miglia de 1940
BMW prova que ainda sabe fazer carro bem resolvidos com releitura do "sapato de palhaço" e do herói da Mille Miglia de 1940
Quando a era Chris Bangle terminou, os fãs da BMW respiraram aliviados. Afinal, o polêmico designer norte-americano criou um dos modelos mais estranhos da marca como o Série 7 (E65) e o Série 3 Compact (E46/5). Nos últimos anos ela voltou a flertar com o bizarro, como no atual Série 4, iX e XM.
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Mas a fabricante alemã parece ter feito as pazes com o design. A marca acaba de revelar o Touring Coupe Concept, uma versão fechada da atual geração do Z4, desenvolvida para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.
Com linhas elegantes, o Touring Coupe tem frente alongada do Z4, linha de cintura elevada, traseira empinada, que fazem desse cupê o carro mais bonito que marca desenhou desde o Z4 e Séries 8.
Por dentro, ele oferece o mesmo interior do Z4. No entanto, chama atenção no amplo porta-malas que alça o modelo ao status de gran turismo com pegada de shooting brake, termo dado às peruinhas britânicas derivadas de roadsters e cupês que utilizam porta-malas para transporte de caça. Mas em pleno 2023, é melhor pensar nesse carro com um GT.
A BMW não detalha a motorização, mas como tem como base o Z4, o conceito utiliza as opções que a marca tem na prateleira. O motor pode ser a unidade 2.0 turbo de 195 cv ou seis cilindros 3.0 biturbo de 335 cv. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é traseira.
Por hora, o cupê é apenas um estudo. Mas se considerarmos o histórico da marca há boas chances desse modelo chegar às ruas.
A BMW afirma que inspiração do Touring Coupe veio do 328 Touring Coupé, de 1940. O roadster alemão recebeu uma carroceria aerodinâmica para disputar a Mille Miglia daquele ano.
Mas o conceito também tem inspirações mais modernas. E uma delas é o Z3 Coupe, modelo lançado em 1999, com base no Z3. O esportivo com capô longo e linhas curvas foi apelidado de “Sapato de Palhaço”.
O cupê foi vendido com versões com motores 2.8 e 3.0 e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. A versão mais nervosa a M Coupé era equipada com seis cilindros 3.0 (aspirado) de 325 cv.
Em 2005 a BMW apresentou um conceito fechado do Z4, sucessor do Z3. A aceitação foi positiva e a BMW resolveu produzir o modelo. A proposta era a mesma do Z3 Coupe, com apenas dois lugares e proposta gran turismo.
O modelo foi equipado com conhecido seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 32 kgfm de torque e poderia ser combinado com caixas de seis marchas, automática ou manual. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 5,7 segundos.
O Z4 Coupe também recebeu versão M, com suspensão recalibrada e a versão mais apimentada do L6 3.0 com 340 cv e 35 kgfm de torque. Ao todo, menos de 4 mil unidades do cupê foram produzidas entre 2006 e 2008.
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É… existe (mau) gosto pra tudo… até pra achar essa dianteira longa bonita…
A dianteira longa tem a razão de existir e é para manter o mais próximo possivel de uma boa distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros (normalmente 50% em cada um) em um carro com motor dianteiro.
Alguns acham bonito, outros não (particularmente neste BMW achei que ficou meio exagerado). Mas esse design foi criado mais por questões de engenharia do que estética.