O design venceu! BMW volta a fazer carros bonitos

BMW prova que ainda sabe fazer carro bem resolvidos com releitura do "sapato de palhaço" e do herói da Mille Miglia de 1940

bmw touring coupe concept frente lateral interior e traseira 2
BMW Touring Coupe é ainda mais bonito que o Z4 (Fotos: BMW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 23/05/2023 às 10h04
Atualizado em 22/08/2023 às 13h28

Quando a era Chris Bangle terminou, os fãs da BMW respiraram aliviados. Afinal, o polêmico designer norte-americano criou um dos modelos mais estranhos da marca como o Série 7 (E65) e o Série 3 Compact (E46/5). Nos últimos anos ela voltou a flertar com o bizarro, como no atual Série 4, iX e XM.

VEJA TAMBÉM:

Mas a fabricante alemã parece ter feito as pazes com o design. A marca acaba de revelar o Touring Coupe Concept, uma versão fechada da atual geração do Z4, desenvolvida para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

bmw touring coupe concept frente lateral interior e traseira 4
Apesar de ser um cupê com ares de gran turismo, é impossível não lembrar do estilo shooting brake

Com linhas elegantes, o Touring Coupe tem frente alongada do Z4, linha de cintura elevada, traseira empinada, que fazem desse cupê o carro mais bonito que marca desenhou desde o Z4 e Séries 8.

Por dentro, ele oferece o mesmo interior do Z4. No entanto, chama atenção no amplo porta-malas que alça o modelo ao status de gran turismo com pegada de shooting brake, termo dado às peruinhas britânicas derivadas de roadsters e cupês que utilizam porta-malas para transporte de caça. Mas em pleno 2023, é melhor pensar nesse carro com um GT.

bmw touring coupe concept frente lateral interior e traseira 5
Bagageiro amplo, ideal para uma viagem em casal pelas estradas europeias

Motor do BMW Touring Coupe

A BMW não detalha a motorização, mas como tem como base o Z4, o conceito utiliza as opções que a marca tem na prateleira. O motor pode ser a unidade 2.0 turbo de 195 cv ou seis cilindros 3.0 biturbo de 335 cv. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é traseira.

bmw touring concept frente lateral interior e traseira 3
Para-lamas traseiros alargados e linha de cintura alta denunciam a esportividade do conceito

Por hora, o cupê é apenas um estudo. Mas se considerarmos o histórico da marca há boas chances desse modelo chegar às ruas.

Inspirações

A BMW afirma que inspiração do Touring Coupe veio do 328 Touring Coupé, de 1940. O roadster alemão recebeu uma carroceria aerodinâmica para disputar a Mille Miglia daquele ano.

bmw 328 touring kamm 1940 prata frente lateral movimento
Obra-prima da engenharia o 328 ganhou carroceria aerodinâmica para ser imbatível na Mille Miglia

Mas o conceito também tem inspirações mais modernas. E uma delas é o Z3 Coupe, modelo lançado em 1999, com base no Z3. O esportivo com capô longo e linhas curvas foi apelidado de “Sapato de Palhaço”.

O cupê foi vendido com versões com motores 2.8 e 3.0 e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. A versão mais nervosa a M Coupé era equipada com seis cilindros 3.0 (aspirado) de 325 cv.

bmw z3 m 1999 prata movimento lateral
O Z3 Coupé, conhecido como “Sapato de Palhaço”, apesar de exótico acumulou mais de 17 mil unidades vendidas

Z4 Coupe

Em 2005 a BMW apresentou um conceito fechado do Z4, sucessor do Z3. A aceitação foi positiva e a BMW resolveu produzir o modelo. A proposta era a mesma do Z3 Coupe, com apenas dois lugares e proposta gran turismo.

bmw z4 2006 prata frente e lateral movimento
O primeiro Z4 ficou apelidado de salamandra por causa de seu conjunto ótimo, mas a versão cupê esbanjava estilo e performance

O modelo foi equipado com conhecido seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 32 kgfm de torque e poderia ser combinado com caixas de seis marchas, automática ou manual. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 5,7 segundos.

O Z4 Coupe também recebeu versão M, com suspensão recalibrada e a versão mais apimentada do L6 3.0 com 340 cv e 35 kgfm de torque. Ao todo, menos de 4 mil unidades do cupê foram produzidas entre 2006 e 2008.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Brugger 23 de maio de 2023

É… existe (mau) gosto pra tudo… até pra achar essa dianteira longa bonita…

Avatar
Claudio 1 de setembro de 2023

A dianteira longa tem a razão de existir e é para manter o mais próximo possivel de uma boa distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros (normalmente 50% em cada um) em um carro com motor dianteiro.
Alguns acham bonito, outros não (particularmente neste BMW achei que ficou meio exagerado). Mas esse design foi criado mais por questões de engenharia do que estética.

Avatar
Deixe um comentário