Fique atento antes de abastecer, a bomba branca está de volta
ANP cede a pedido de associação de postos de combustíveis e autoriza o uso da duvidosa bomba branca sob alegação da livre concorrência
ANP cede a pedido de associação de postos de combustíveis e autoriza o uso da duvidosa bomba branca sob alegação da livre concorrência
Chegou a hora de abastecer, você entra com o seu carro em um posto e vê a marca Shell, Ipiranga, Ale, Petrobras, e ficatranquilo. Qualquer bomba que você parar, você vai receber um combustível daquela marca que está lá, né? Não é bem assim, não.
Existe uma permissão da ANP, Agência Nacional de Petróleo, que permite a chamada bomba branca. Que bicho é esse? Bomba branca, né? Porque ela é branquinha? Não! É porque ela não necessariamente fornece o combustível daquela marca.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a ANP, nesta bomba branca, tem que estar impresso num cartaz escrito, seja lá como for, para alertar o dono do carro que aquela bomba entrega um combustível que vem de um outro fornecedor e não o que consta o combustível da bandeira. Isso segundo a ideia dos donos dos postos para estimular a concorrência, para ter uma bomba, talvez, com preço mais barato.
E se o preço é mais barato, isso significa que a qualidade é a mesma? Nem sempre. Ali pode ser que o combustível tenha uma qualidade inferior? Pode ser, ninguém sabe. Talvez. Fica tudo no talvez. Mas o posto tem um contrato com a marca lá, a poderosa Shell, a Petrobras, de que ela só pode fornecer combustível daquela marca.
Mas quem diz que o dono do posto respeita? Ele prefere seguir a regulamentação do governo, da ANP, porque se foi decidido assim, o contrato dele com a fornecedora deixa de valer. Ele tem direito de colocar a bomba branca e aí é briga dele com a empresa que tem a marca lá.
Muito bem, para resolver essa situação, a Justiça em Uberlândia resolveu proibir isso daí. Não pode. Shell é Shell, Ale é Ale, Ipiranga é Ipiranga. E a ANP no dia seguinte falou, está valendo para o Brasil inteiro. Pois não é que uma associação de postos de combustíveis, do Combustível Livre, que advogam a livre concorrência, para não dizer que advogam subterfúgios, jogaram por terra essa decisão.
Então aquilo que eu comentei aqui recentemente, que acabou a bomba branca? Voltou a bomba branca. Você vai entrar num posto, então se cuide. Se tiver qualquer coisa escrita diferente numa bomba, significa essa bomba não distribui combustíveis daquela marca que você viu lá fora. Deu para entender? Te cuida!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se um posto tem bomba branca, quem garante que ele não coloca combustível sem marca nas bombas da bandeira do posto!
O cara em vez de ler a matéria e se, ou para se informar, (para os mais exigentes energúmenos) se é que é a ideia, se preocupa com grafia. Vc é professor de português, energúmeno? E se for cadê a ética!? Cria um site pra vc e escreve direitinho, mas não esquece o conteúdo. Alguns seres humanos são seres complicados. Essa espécie tem que acabar mesmo, ou pelo menos, desses seres menos desenvolvido, ou com mutação defeituosa. Tá doido. Vai ser estúpido e arrogante lá… (Vale uma imaginação)
A redação deste site é sofrível. Textos sem pé nem cabeça, que terminam sem conclusão, vocabulário pobre que parece que foi escrito por um estudante do Ensino Fundamental… sem contar as inúmeras matérias de veracidade duvidosa, como uma que diz que o Toyota Etios, em todas suas versões, utilizou o tanquinho de partida a frio, sendo que, a partir de 2017, o modelo adotou o sistema mais moderno de aquecimento dos bicos. Mandei um e-mail os alertando do erro e pedindo a correção, já que isso prejudica os donos do carro ao revender, mas não obtive resposta e tampouco o artigo foi alterado. Não sei como o UOL mantém um site tão ruim hospedado em seus servidores…
Quer dizer q o crime organizado poderá vender combustível batizado?
A ANP, a exemplo das demais agências reguladoras, está sempre atenta, defendendo os interesses do consumidor brasileiro… só que não!
A alegação: o estímulo à concorrência… brincadeira?!
Não é fácil assim……o posto raramente tem bomba e tanque dedicadas para os produtos sem marca……e tão pouco recursos ou mesmo espaço físico para nova instalação….então compram produtos sem marca….sempre mais barato…..e quase que sempre sem qualidade….. e vendem ”alegremente” na bomba séria…
“Sede” do verbo ceder, grafado errado
Ia deixar um comentário justamente sobre isso!!!