Boris Responde #51 | Viscosidade do óleo muda com a quilometragem? Posso lavar o motor do jipe?
Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre combustíveis, lubrificação do miolo da ignição, entre outras
Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre combustíveis, lubrificação do miolo da ignição, entre outras
Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
Tenho uma Honda CB Twister e o manual indica o uso da gasolina ou etanol comum. Esses combustíveis também limpam o sistema? No manual não diz quando devo trocar o óleo. E agora? (Denys Milano)
Boris, assisti um vídeo no qual você recomenda não lavar os motores. Mas toda a comunidade jipeira tem seus motores constantemente cobertos de lama e areia. O que fazer nesses casos? (Marcelo Moura)
Tenho um Ford Focus 2.0 Duratec com 198 mil km e uso óleo 5w30. É verdade ou é mito que é preciso aumentar a viscosidade do óleo de acordo com a quilometragem? (Ernani Miranda)
Temos um Peugeot 207. O manual indica o óleo 15w50, a oficina, o 10w40, e, a concessionária, o 5w30. E agora? Disseram que a viscosidade não pode ser reduzida bruscamente. O que fazer? (Larissa e Luiz Rocha)
Algumas pessoas dizem que colocar grafite em pó no miolo da ignição do carro pode causar curto-circuito, por causa da propriedade condutiva desse material. É possível mesmo? (Fábio Abi Kair)
O que aconteceria com um carro flex que, desde a compra, só usou etanol, se eu abastecê-lo, de repente, com gasolina? (Almir Oliveira)
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ouço Boris desde a Radio alvorada essencial.
Bom dia….tenho Nissan Quest 2006
3.5 6c. Feito o câmbio 3 vezes na garantia… solenóide e retifica do conversor torque. 1 ano depois descubro que colocou sensor de velocidade,não original forçado e sem o devido encaixe no parafuso do orifício do sensor.Quais as consequências…se possível envio foto da gambiarra.
⚠️ Ter um carro custa muito caro, dá trabalho, preocupação e até estresse: é o combustível caro, IPVA caro, seguro caro, a manutenção sai cara, financiamento é caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, o trânsito é estressante, tem as multas, o licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, o trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus toda semana, a preocupação com a manutenção e com a forma de dirigir para economizar combustível, tem o estresse com os motoristas barbeiros e com os motoqueiros que buzinam e xingam por qualquer coisa… Ufa! Kkk melhor é andar só de Uber que é outra vida.
Tenho um Renegade Trailhawk e utilizo para fazer trilhas. Toda trilha que faço lavo o motor. Tomo cuidado com a central apenas, mas mando água no motor. Nunca deu problema. A sujeira acaba grudando no bloco do motor, radiador contribuindo para um maior aquecimento do sistema e quando ficam impregnadas nas partes de borracha, acabam ressecando as partes emborrachadas.
Até entendo que o Boris tem sim certa razão , mas recomendo lavar após uma boa trilha.
É que o povo não tem noção, entende por “lavar” com colocar na máquina no modo super cascão.