Boris Responde #72 | Gasolina Podium é aditivada? Freio a disco na traseira é ruim?
Como é feita a precificação na tabela Fipe? Quanto precisa rodar para justificar a compra de um carro elétrico? Essas e outras, Boris responde!
Como é feita a precificação na tabela Fipe? Quanto precisa rodar para justificar a compra de um carro elétrico? Essas e outras, Boris responde!
Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).
Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.
Troquei pneus185/65/15 por 195/60/15, ganhei em estabilidade, mas também um aumento de consumo. É impressão minha ou tem relação com o pneu ser mais largo? (Éder Marques)
Tenho uma Toro e já faz um ano e meio que o carro acusa água no filtro de óleo. A Fiat joga a culpa no consumidor dizendo que é combustível adulterado. Queria a sua opinião sobre o assunto. (Rodrigo Lins)
Tenho um Gol com mais de 150 mil km. De manhã, ele falha, além de ter um desempenho ruim. Troquei várias peças e tem barulho de tucho batendo. O que será? Basta trocar os bicos injetores? (Venavulo)
Comprei um Palio Attractive 1.0 2015. Falam que ele é beberrão, pois o motor de 73 cv é fraco para um carro de 999 kg. O que você me diz? Foi uma boa opção para quem tem o primeiro carro? (Léo Couto)
Por que as montadoras insistem em colocar freio a tambor na traseira, em vez de um a disco? Tem como trocar por um freio a disco? (Luís Fernando Falasqui)
Quero pegar um Virtus com motor 1.0 Turbo 200 TSI e gostaria de saber se ele demanda alguma manutenção especial? (Manoel Valério)
Como funciona a precificação de carros na tabela Fipe? Vejo uma diferença absurda de cotação em carros com perfis e valores de venda do varejo semelhantes. (Tiago)
Prezado Boris, quantos anos seriam necessários para tirar a diferença de preço do carro elétrico para o carro a combustão? (Antônio Carlos Macedo)
Comprei recentemente uma Mercedes-Benz W123 300 D diesel e gostaria de saber se esse carro é bom de manutenção ou pode me dar problema. (Gilmar Guedes)
Eu preciso colocar aditivo na gasolina Podium? (Sérgio Dias Lopes)
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sr. Boris estou muito afim de comprar um Peugeot 206 ou 207. Dizem que a versão de motor 1.4 é problemática, por causa da queima de junta do motor.
É possível se saber: há quantos mil quilômetros esse defeito pode acontecer e nos prevenirmos? Obrigado e susseso!
qual a possibilidade de se instalar ar bag lateral em carros que vieram sem ele ? o custo e a engenharia seria cara ou impossível ?
• FREIO A DISCO NA TRASEIRA EM CARROS SIMPLIFICADOS •
Vejo-me obrigado a discordar do meu colega, Engº Boris Feldman, sobre a inutilidade dos freios a disco nas rodas traseiras.
A VOLKSWAGEN percebeu a deficiência dos freios a tambor nas rodas traseiras (POR CAUSA DO FREIO DE MÃO – atuante nas rodas traseiras + humidade acumulada pelos freios a tambor), e instalou nas ‘Saveiro’ freios a disco no referido local (NAS RODAS TRASEIRAS), já que a proposta do veículo Saveiro é de trafegar em toda parte, seja a parte seca ou húmida:
FREIOS A TAMBOR NA TRASEIRA, SOB O EFEITO DO FREIO DE MÃO, SIMPLESMENTE TRAVAM QUANDO HÚMIDOS.
– Aliás, houve certo excesso, daí corroborando o nobre colega engenheiro: a VW instalou INCLUSIVE FREIOS A DISCO VENTILADOS nas rodas traseiras da ‘Saveiro’! –
E, oportuno lembrar, certas vezes, é insuficiente martelar a parte traseira do tambor do freio a fim de destravar a (OU AS) roda (OU RODAS): tem de se desmontar o conjunto, às vezes novinho.
O motivo pelo qual freios a disco custam mais do que freios a tambor é apenas questão de MARKETING, pois nunca um ‘prato’ fundido e usinado + molas + atuadores complicados de vazar + sapatas + outras molas + lonas + rebites alta temperatura, etc., poderiam custar mais caro que a simplicidade encontrada em um freio a disco.
Então, com o MARKETING sempre interferindo na ENGENHARIA (pois produtos têm de vender), nada melhor que “qualificar” um produto e “desqualificar” o outro: meu carro HIGHLINE tem freios a disco sólido na traseira; o COMFORTLINE do meu amido e vizinho NÃO.
. . . . .
Sobre os carros elétricos, EVIDENTEMENTE OS CARROS ELÉTRICOS superam aqueles que usamos, atualmente.
BASTA PENSAR NO MARAVILHOSOTORQUE INSTÂNTANEO!
Porém, resta considerar de onde virá tanta ENERGIA ELÉTRICA, já que aproximadamente 75% da ENERGIA ELÉTRICA gasta no mundo provêm da QUEIMA DE ALGUMA COISA, ou seja, POLUI MUITO MAIS DO QUE CARROS.
Eis de novo o MARKETING interferindo atrás de LUCRO!
. . . . .
Nosso BRASIL tem o álcool (ou etanol).
EU FUI ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA (matrícula 670834) DO PROALCOOL, o qual – creio firmemente – NÓS PODEMOS RETOMAR.
Entre 1977 e 1979 não é possível que a Viação ÚTIL tenha me trazido à São José dos Campos – SP, por “SERÁ O BENÉ!”.
. . . . .
AQUI – SJC- CONHECI AS MELHORES PESSOAS DESTE MUNDO, e.g., A MARINA HELENA DOMINGUES DE CASTRO, linda pessoa humana, ALÉM DE COMPETENTE, SUPER AMIGA ENGENHEIRA!
Aqui eu imagino ter decifrado os ditos INTELECTOS, a maioria de IMBECILÓIDES.
. . . . .
meu palio atractive 1.0 2012 faz 14 km?l na estrada com gasolina aditivada!!
Gostaria d saber,qual a diferencia das velas de um eletrodo e de 2 ou 3 eletrodos.tenho golf gti alemao todo original.e uma duster 2.0..fico grato pela resposta sr:Boris…..ok
Eu gosto do Boris responde, mas teria como transcrever as respostas para quem gosta de ler?
O pneu do meu carro teve .um pequeno corte lateral.o borracheiro me sugeriu uma vulcanização. Isso e seguro…
se você faz viagem longa e pesado não é seguro. pra rodar perto sem esquentar tudo bem.