Brasileiro sofre há décadas com o combustível! Será carma?

Mais uma 'cruz': governo irresponsável obriga motorista a usar biocida no diesel para evitar problemas no futuro

homem chora em posto de combustivel
Motorista sofre com políticas governamentais na área (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/05/2023 às 09h03

Décadas de problemas: diz o jornalista Bob Sharp que se lembra quando – ainda criança, na década de 1940 – ajudava o tio a carregar um galão de 20 litros com gasolina especial para seu automóvel. Porque as disponíveis nos postos não eram compatíveis com o motor do carro. Só tínhamos veículos importados e as fábricas “tropicalizavam” os motores dos carros que viriam para o Brasil para não serem danificados pela gasolina de baixíssima octanagem (de 70 a 80 RON).

Na década seguinte (anos 1950), um “notável” avanço: a Petrobras criou uma gasolina diferenciada, com maior octanagem, chamada de “azul”, pois adicionava um colorante para diferenciá-la.

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Carro a álcool: ‘um dia você vai ter um’

No final da década de 1970, o governo criou o Proálcool, com carros que só funcionavam com o derivado da cana. A campanha dizia que “um dia você vai ter um”.  Mas o que teve foi um enorme aborrecimento: sofreu em filas nos postos pois no final da década de 1980, os usineiros preferiram produzir açúcar e faltou etanol.

O brasileiro percebeu o perigo desta dependência e voltou para a gasolina. O etanol só reapareceu em 2003, quando a eletrônica possibilitou o carro flex. Em 1993, o governo já tinha decidido misturá-lo à gasolina na proporção de 12% (E12).

No final dos anos 90, o etanol sobrava e os usineiros pressionaram o governo para elevar o teor na gasolina para 22%. E ficou oficializado o E22 nas bombas. Alegria durou pouco: D. Dilma autoriza, em 2014, a mistura de 27,5% de álcool, mantendo-se 25% na premium.

E agora, em 2023, nova pressão dos usineiros e o governo cria uma comissão para aumentar o teor para 30%. O argumento é ser um combustível mais “limpo”, que reduz a emissão de CO2, mas se “esquece” do aumento de aldeídos (cancerígenos) e hidrocarbonetos (HC).

A rigor, apesar do etanol, nossa gasolina está entre as melhores do mundo quando sai da refinaria. Mas sofre com as maléficas interferências governamentais e desonestidade de intermediários até chegar ao tanque.

Diesel faz sofrer ainda mais

O primeiro golpe no diesel foi em 1976, desfechado pelo Departamento Nacional de Combustiveis (DNC), antecessor da atual ANP. Com a crise do petróleo, foi proibido seu uso em veículos com capacidade de carga inferior a 1.000 kg, com exceção dos 4×4 e agrícolas. Para reduzir sua importação e evitar que automóveis fossem também beneficiados com a redução de impostos do diesel. A proibição permanece até hoje. E agora faz sentido, por seu elevado teor de emissões.

Surgiu então a idéia de se acrescentar o biodiesel ao diesel, por ser de origem vegetal, renovável e estimular o desenvolvimento agrário. Começou em 2008 com um percentual de 2% (B2) que iria aumentar gradualmente até 15% (B15) em 2023.

tampa de tanque de biodiesel
A adição de 12% de biodiesel ao diesel causa problemas nos motores (Foto: Shutterstock)

O processo caminhou bem até 2020 mas aí, com 12%, começaram a entupir motores por sua degradação no tanque, provocando a borra. Em 2021, quando veio o B13, a situação se agravou e o governo retornou o percentual para 10% (B10), pressionado também pelos preços, pois o biodiesel custa o dobro do diesel.

Agora, em abril, o Ministério de Minas e Energia autoriza, instigado pelos produtores, a voltar o  B12 –  às pressas e sem tempo sequer para os testes que comprovariam a eficácia de novas exigências especificadas pela ANP na tentativa de reduzir os problemas provocados pelo biodiesel.

Tem solução para o biodiesel

Solução? Existe: o diesel verde ou HVO, que pode ser utilizado até 100%, mas sua produção exige – e os produtores recusam – investimentos adicionais. Mais fácil a “canetada” do governo.

Quanto à gasolina, nenhum incômodo para os carros flex que aceitam qualquer percentual de etanol. E que se danem carros e motos mais velhas à gasolina não calibradas para tanto álcool. Mas todos sofrerão no bolso pois quanto mais etanol, maior o consumo.

Quanto ao diesel B12, não é solução, mas sugestão para tentar minimizar os problemas da borra:

  1. Limpeza (ou troca) com maior frequência dos filtros;
  2. Uso do aditivo Fuel Cleaner que contem biocida (combate bactérias e fungos que surgem com o biodiesel e que propiciam a formação da borra).
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6 Comentários
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Gabriel 4 de julho de 2023

O ideal seria vender os combustíveis separadamente, para dar aos motoristas plena liberdade de escolha. Muita gente tem uma certa consciência ambiental, e usaria o biodiesel puro, ou até mesmo o óleo vegetal, tomando os cuidados necessários para evitar danos. Outras pessoss utilizariam o diesel de petróleo, por necessitarem de maior confiabilidade. Misturar combustíveis cria uma demanda artificial, e acaba inflando tanto o preço do biodiesel quanto do combustível misturado.

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Polvo 15 de maio de 2023

Sofre com o combustível e com as condições das ruas e estradas.

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Gabriel 4 de julho de 2023

E com a criminalidade, com a carga tributária, etc….

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WENDEL CERUTTI DA SILVA 13 de maio de 2023

Algum tempo atrás ouve até matéria na tv sobre produtores rurais do MT que abasterciam suas maquinas com óleo de soja puro .

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Gabriel 4 de julho de 2023

Funciona sem problemas, principalmente no nosso clima mais quente. O segredo é aquecer um pouco o óleo antes da queima, ou então misturar de 5 a 10% de gasolina sem etanol ao óleo para diminuir a viscosidade, facilitar a atomização e acelerar a queima. Se o motor tiver bomba mecânica, vale a pena misturar também 2% de óleo de motor (quanto mais barato o óleo, melhor) para lubrificar a bomba.
O grande problema é que aumentaram o preço do óleo vegetal, e agora só compensa para quem produz ou para quem consegue comprar muito barato.

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Tobias 13 de maio de 2023

Altos teor de biodiesel e álcool. O consumidor sai no prejuízo e Usineiros ficam rindo a toa.

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