A unidade fabril da marca chinesa em Camaçari (BA) fica na Avenida Henry Ford, mas o logradouro terá um novo nome
A fábrica da BYD em Camaçari (BA) fica localizada na Avenida Henry Ford. O nome do logradouro foi escolhido em homenagem ao fundador da Ford, já que essa planta foi construída pela marca norte-americana e inaugurada em 2001.
Nesta terça (23), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Bahia aprovou a mudança do nome da Avenida Henry Ford para Avenida BYD. A alteração foi proposta pelo deputado Júnior Muniz (PT) e aprovada com unanimidade na Assembleia Legislativa.
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O deputado Tiago Correia (PSDB) opinou: “A Ford não está mais na Bahia. Não faz mais sentido algum que aquela rodovia permaneça com esse nome”. Apesar do fim da produção, a marca ainda possui um centro de engenharia em Camaçari.
Durante a sessão, a deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu a ida de uma comitiva de deputados a China, para conhecer a história e as instalações da empresa. Essa ideia ganhou o apoio de outros parlamentares.
A fábrica da Volkswagen na Argentina também fica em uma Avenida Henry Ford. Mas nesse caso ela é vizinha de uma unidade da Ford, que na época da AutoLatina era compartilhada com a alemã.
Apesar de toda essa comoção dos deputados estaduais da Bahia para mudar o nome da Avenida Henry Ford, a fábrica da BYD localizada nela segue fechada. A marca chinesa ainda não possui licença ambiental para poder começar as atividades.
Atualmente ela não possui um prazo para começar as atividades de forma oficial. A última informação oficial que temos foi obtida durante uma apresentação a imprensa feita em julho, quando disseram que ela iria produzir no regime SKD até meados de 2026.
Esse método de produção é para carros que chegam semi desmontados ao Brasil, em kits. O trabalho por aqui será apenas de juntar essas peças, não há cabine de pintura, soldagem e outros processos mais complexos. Até os pneus chegam cheios.
A fábrica da BYD em Camaçari está cercada de polêmicas. A maior envolve o uso de trabalho análogo a escravidão feito por operários chineses que estavam no Brasil ilegalmente. Uma mais recente foi sobre os salários propostos para os funcionários, com valor único independente da função ou do grau de especialização.
Enquanto a fábrica não começa a operar, os carros da BYD vendidos no Brasil seguem importados na China.
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