Tudo sobre o BYD Dolphin Mini: preço, autonomia, desempenho e garantia
O modelo subcompacto tem proposta urbana, com motor elétrico pouco potente e pacote tecnológico farto para agradar a quem gosta de novidades
O modelo subcompacto tem proposta urbana, com motor elétrico pouco potente e pacote tecnológico farto para agradar a quem gosta de novidades
O BYD Dolphin Mini é o novo carro elétrico de entrada da marca chinesa. Esse hatch urbano subcompacto já pode ser reservado com o pagamento de um sinal reembolsável no valor de R$ 10 mil.
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Com o preço divulgado pelo apresentador Luciano Huck, o BYD Dolphin Mini saí pelo valor sugerido de R$ 115.800. Quem reservar o modelo pelo Mercado Livre terá um bonus de R$ 10 mil, baixando o valor para R$ 105.800, e também levará um carregador wallbox de brinde.
O BYD Dolphin Mini irá estrear em versão única, com pacote de equipamentos fechados e quatro lugares. As escolhas do consumidores serão apenas sobre as cores.
Oferta de peças e atendimento nas concessionárias pode ser preocupação para quem vai comprar a novidade, o Boris explica:
A ficha técnica do BYD Dolphin Mini mostra que o carro é focado para o uso urbano: seu motor elétrico produz 75 cv e 13,7 kgfm. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h fica em 14,9 segundos, a velocidade máxima é de 130 km/h.
O conjunto de baterias é do tipo Blade, com composição de lítio ferro fosfato. Sua capacidade é de 38 kWh, suficientes para uma autonomia de 280 km no ciclo PBEV definido pelo Inmetro.
A BYD divulgou apenas o tempo de recarga rápida em corrente contínua (DC), que é de 30 minutos para ir de 30 a 80%. O tempo da recarga completa não foi divulgado.
O Dolphin Mini pode receber recarga rápida em corrente contínua de até 40 kW. Em corrente alternada o limite é de 6,6 kW. O elétrico urbano usa o plug de padrão europeu Tipo 2, o mais popular no Brasil.
Tecnicamente ele parece um hatchback comum, com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. a diferença para os populares à combustão é trazer freios a discos nas quatro rodas, já que seu peso de 1.239 kg é maior que o do similar com propulsor térmico.
Como é de costume nos carros chineses, o BYD Dolphin Mini tenta chamar a atenção pela tecnologia embarcada. A central multimídia com tela giratória está presente, mas ela é menor que a usada no resto da linha: 10,1 polegadas.
Ela conta com funções como Android Auto e Apple CarPlay, Spotify, navegador GPS nativo, possui comandos de voz, conexão 4G e pode receber atualizações remotas. O painel de instrumentos usa uma tela de LCD com 7 polegadas e desenho flutuante.
O sistema de ar-condicionado é automático e controlado apenas na tela, solução que é pouco ergonômica. O som conta com quatro alto-falantes. O modelo urbano traz também chave presencial, cruise control e modos de condução.
Uma surpresa é o Dolphin Mini contar com regulagem elétrica no banco do motorista e carregador de smartphones por indução. Esses itens não estão presentes no irmão maior Dolphin.
O modelo escorrega ao oferecer a função one touco apenas no vidro do motorista. Outros deslizes compartilhados com o Dolphin, é não contar com o limpador no vidro traseiro e banco traseiro bipartido.
Em segurança, o BYD Dolphin Mini conta de série com faróis em LED com acendimento automático, luz traseira de neblina, freio de estacionamento eletrônico e seis airbags.
O carregador portátil, aquele que liga o carro em uma tomada comum de três pinos, e o wallbox não estão inclusos. Esses itens terão que ser adquiridos separadamente.
Mais uma vez a BYD lança um compacto de alto volume sem se atentar ao gosto conservador do brasileiro. O Dolphin Mini está disponível nas pinturas verde, preto, branco e rosa.
A cor do interior pode ser azul escuro, azul claro ou rosa, a depender da carroceria. Confira na tabela abaixo as combinações:
Cor da carroceria | Cor do interior |
---|---|
Verde | Azul claro |
Preto | Azul escuro |
Branco | Azul escuro ou rosa |
Rosa | Rosa |
A BYD oferece uma garantia generosa de cinco anos ou 500 mil km para o veículo e de oito anos para as baterias no Dolphin Mini. Porém com a condição de que o uso seja particular. Motoristas de aplicativo, taxistas, locadoras e outros usos profissionais terão a garantia reduzida.
Não foi divulgado qual é o período para quem faz o uso profissional. Também não informaram se nessa vez a garantia será total, ou se terá cobertura reduzida para alguns itens como ocorre no Dolphin.
Essa preocupação, entretanto, deverá ficar para mais tarde, pois carros de quatro lugares não são aceitas nos principais aplicativos de transporte. O Dolphin Mini deverá ganhar uma versão homologada para cinco ocupantes mais tarde.
Carros elétricos possuem menos itens para ser checados nas revisões, por isso elas podem ser mais espaçadas. No Dolphin Mini as manutenções são programadas para serem feitas a cada 20 mil km ou 12 meses, o que ocorrer priemiro.
A montadora chinesa já divulgou os valores das revisões, confira na tabela:
Quilometragem | Preço |
---|---|
20.000 | R$ 370 |
40.000 | R$ 1.000 |
60.000 | R$ 370 |
80.000 | R$ 1.000 |
100.000 | R$ 370 |
120.000 | R$ 1.000 |
140.000 | R$ 370 |
160.000 | R$ 1.000 |
180.000 | R$ 370 |
200.000 | R$ 1.000 |
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Não repetindo os erros da JAC lá pelos idos de 2011/2012 qdo venderam bem o J3, carro ótimo na época com com custo x benefício e que nos dias de hoje vem virando sucata. Pois bem, o pós vendas da JAC era horroroso, concessionárias pequenas com oficinas igualmente pequenas, sem disponibilidade imediata de peças comuns (para-choques D e T, lanternas traseiras, faróis, portas, etc). Se a BYD cometer o mesmo erro vai ser fatal para a operação deles
E tem algum pós vendas bom neste país? Por enquanto só toyota nissan e honda ou seja só carro japonês tem bom pós vendas… Os chineses a gente ainda vai ter que esperar pra avaliar… Mas se não for pior que Chevrolet Hyundai e Ford já tá na média.
Pós-vendas padrão xing_ling !